McLaren confirma planos de ter equipe na Indy já em 2019. E nomeia “bom amigo” De Ferran como assessor

A intenção da McLaren em ter uma equipe disputando full time a temporada da Indy não é apenas um rumor de paddock. Zak Brown não só confirmou que o projeto está sob revisão, como também nomeou ninguém menos que Gil de Ferran, bicampeão da CART e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, como assessor no projeto que já visa colocar a equipe britânica no grid em 2019

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A grande experiência ao lado da McLaren e de Fernando Alonso como seu ‘coach’ na incursão durante toda a preparação para as 500 Milhas de Indianápolis elevou ainda mais o prestígio de Gil de Ferran dentro do automobilismo. E levou Zak Brown, diretor-executivo da equipe britânica, a contratá-lo como assessor direto para trabalhar na F1, mas também em outros projetos que o dirigente trabalha já visando 2019. E, nas entrelinhas, Brown deixa claro que um desses projetos é colocar a McLaren full time no grid da Indy. Assim, a experiência de um nome como Gil de Ferran é vista como fundamental para o sucesso.

 
Hoje com 50 anos, Gil tem uma carreira laureada no automobilismo e tem como maiores glórias no currículo o bicampeonato da CART — categoria que surgiu da cisão com a IRL em meados dos anos 1990 — em 2000 e 2001, além da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis em 2003. Entre abril e maio do ano passado, De Ferran foi o elemento decisivo na aclimatação de Alonso à Indy e teve seu trabalho elogiado não apenas pelo espanhol, que o tem como amigo, bem como toda a cúpula da McLaren.
 
De Ferran, que já trabalha com a McLaren desde o fim de semana do GP da Espanha, foi bastante elogiado por Brown, que confirmou o desejo de levar o time de Woking a novos horizontes no automobilismo mundial.
Fernando Alonso e Gil de Ferran vão voltar a trabalhar juntos na McLaren. Talvez, nào apenas na F1 (Foto: McLaren Indy)
“Gil é um bom amigo da McLaren. Nós o contratamos como conselheiro para ajudar nossos jovens pilotos. Estamos considerando outras categorias, sobretudo a Indy, que está sob revisão e, obviamente, ele tem uma grande história lá”, afirmou o executivo britânico, em Mônaco, em entrevista veiculada pelo site oficial da F1.
 
“É um grande piloto que controla bem tudo o que acontece na garagem, e tem tanta experiência que pode nos ajudar a melhorar, e estamos abertos a isso. Você vai vê-lo por aí: em Detroit com a Indy em algumas semanas, e com nossa equipe da F1 com frequência”, comentou Zak.
 
Alonso deu as boas-vindas ao novo contratado da McLaren e, embora tenha dito que não teve influência direta na chegada de Gil ao time, entende que o brasileiro tem muito a contribuir por ter um ponto de vista distinto das pessoas que estão acostumadas ao meio da F1.
 
“Não estive envolvido, em absoluto, apenas me informaram sobre sua presença aqui. Zak me ligou há algumas semanas para alar dele, de como ele ajudaria a equipe a tirar a máxima performance e tudo o que ele pode nos trazer com seu ponto de vista. Estou feliz, eu o conheço da experiência na Indy e é bom tê-lo aqui com um oco novo ou com um ponto de vista diferente em algumas das coisas que estamos fazendo. É um grande cara”, elogiou Fernando.
 
“No momento, mais que falar, ele só escuta. Ele trata de entender de como a equipe faz tudo e como é a filosofia da McLaren neste momento. Sua contribuição vai ser notada talvez mais adiante, em alguns meses”, revelou.
 
Stoffel Vandoorne, que está no seu segundo ano como titular da McLaren, também tem como objetivo adquirir ainda mais experiência na carreira tendo ao seu lado um nome do quilate de Gil de Ferran. 
 
“Obviamente, Gil é alguém com muita experiência. Tem muita experiência no mundo das corridas no geral, na F1 e na Indy. Ele é novo na equipe, mas é positivo ter alguém novo que traga ideias novas como conselheiro. Vejo isso como algo positivo, comecei a trabalhar com ele em Barcelona. Este vai ser nosso segundo fim de semana juntos e quero continuar crescendo”, assegurou o jovem piloto belga.
TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.