McLaren ressalta “benefício mútuo” com intercâmbio de know-how entre F1 e Indy

A imensa experiência da McLaren na Fórmula 1 é benéfica para a Indy, “e vice-versa”. Zak Brown, diretor-executivo da marca, falou sobre os planos de voar mais alto nos dois campeonatos

Teve big one da Nascar em circuito misto: eis o caos provocado por um dano na zebra na curva 6 em Indianápolis (Vídeo: Reprodução)

A McLaren atua em duas frentes no automobilismo, agora com equipes tanto na Fórmula 1 quanto na Indy. As duas categorias vivem realidades distintas, mas com pontos em comum. É isso que Zak Brown, diretor-executivo da marca, tenta explorar: é hora de fazer um intercâmbio de experiências para levar know-how de um campeonato para outro.

Brown argumenta que, por enquanto, o benefício é da operação na Indy. Afinal, a McLaren tem décadas de competitividade do mais alto nível na F1. Com o passar dos anos, entretanto, a expectativa é de que o lado americano também seja benéfico ao britânico.

“Nós temos os recursos e as tecnologias que podemos levar da Fórmula 1 para melhorar nossa equipe na Indy, e vice-versa também”, disse Brown. “Apesar de a Fórmula 1 ser tecnicamente a categoria mais avançada do mundo, há muito conhecimento em uma equipe da Indy. Acho que vai ser de benefício mútuo”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lando Norris é a estrela de uma McLaren forte na F1 (Foto: McLaren)

“Você pode imaginar que temos muitas tecnologias em Woking [sede da equipe de Fórmula 1] que outras equipes da Indy precisam terceirizar. Já produzimos essas coisas nós mesmos. Isso é algo que o Taylor [Kiel, presidente da McLaren na Indy], assim como outras pessoas dedicadas à McLaren na Indy, começaram a identificar alguns anos atrás. Acho que esse ano estamos vendo as vantagens de coisas que aprendemos ano passado, e isso é algo que só vai aumentar agora. Somos agora donos majoritários da equipe. Eu uso o exemplo de que, quando você aluga uma casa, talvez você não coloque os melhores móveis nela. Quando você é dono da casa, você investe mais. É isso que estamos fazendo”, destacou.

Brown faz referência ao investimento crescente na Indy, com Schmidt e Peterson tendo cada vez menos influência sobre a McLaren. Entre 2013 e 2019, a escuderia competiu como SPM, só virando McLaren após investimento feito em 2020.

Com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist como titulares em 2020, a McLaren faz um ano melhor na Indy. Já são duas vitórias com o mexicano, vice-líder. Na F1, o momento também é de empolgação: Lando Norris brilha e, apesar do ano ruim de Daniel Ricciardo, a equipe voltou a frequentar o pódio para brigar com a Ferrari pela condição de terceira melhor no Mundial de Construtores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.