McLaren ressalta “benefício mútuo” com intercâmbio de know-how entre F1 e Indy

A imensa experiência da McLaren na Fórmula 1 é benéfica para a Indy, “e vice-versa”. Zak Brown, diretor-executivo da marca, falou sobre os planos de voar mais alto nos dois campeonatos

Teve big one da Nascar em circuito misto: eis o caos provocado por um dano na zebra na curva 6 em Indianápolis (Vídeo: Reprodução)

A McLaren atua em duas frentes no automobilismo, agora com equipes tanto na Fórmula 1 quanto na Indy. As duas categorias vivem realidades distintas, mas com pontos em comum. É isso que Zak Brown, diretor-executivo da marca, tenta explorar: é hora de fazer um intercâmbio de experiências para levar know-how de um campeonato para outro.

Brown argumenta que, por enquanto, o benefício é da operação na Indy. Afinal, a McLaren tem décadas de competitividade do mais alto nível na F1. Com o passar dos anos, entretanto, a expectativa é de que o lado americano também seja benéfico ao britânico.

“Nós temos os recursos e as tecnologias que podemos levar da Fórmula 1 para melhorar nossa equipe na Indy, e vice-versa também”, disse Brown. “Apesar de a Fórmula 1 ser tecnicamente a categoria mais avançada do mundo, há muito conhecimento em uma equipe da Indy. Acho que vai ser de benefício mútuo”, seguiu.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Lando Norris é a estrela de uma McLaren forte na F1 (Foto: McLaren)

“Você pode imaginar que temos muitas tecnologias em Woking [sede da equipe de Fórmula 1] que outras equipes da Indy precisam terceirizar. Já produzimos essas coisas nós mesmos. Isso é algo que o Taylor [Kiel, presidente da McLaren na Indy], assim como outras pessoas dedicadas à McLaren na Indy, começaram a identificar alguns anos atrás. Acho que esse ano estamos vendo as vantagens de coisas que aprendemos ano passado, e isso é algo que só vai aumentar agora. Somos agora donos majoritários da equipe. Eu uso o exemplo de que, quando você aluga uma casa, talvez você não coloque os melhores móveis nela. Quando você é dono da casa, você investe mais. É isso que estamos fazendo”, destacou.

Brown faz referência ao investimento crescente na Indy, com Schmidt e Peterson tendo cada vez menos influência sobre a McLaren. Entre 2013 e 2019, a escuderia competiu como SPM, só virando McLaren após investimento feito em 2020.

Com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist como titulares em 2020, a McLaren faz um ano melhor na Indy. Já são duas vitórias com o mexicano, vice-líder. Na F1, o momento também é de empolgação: Lando Norris brilha e, apesar do ano ruim de Daniel Ricciardo, a equipe voltou a frequentar o pódio para brigar com a Ferrari pela condição de terceira melhor no Mundial de Construtores.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar