Mid-Ohio reflete classificação do campeonato no grid de largada. E quem vai pintar dentre os sete?

A Indy chegou ao GP de Mid-Ohio com o campeonato pegando fogo e tem tudo para sair dele da mesma forma, afinal, os sete primeiros colocados na classificação geral largam nas sete primeiras posições do grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Geralmente, o GP de Mid-Ohio não é um dos mais esperados do calendário da Indy. Com um traçado pouco atraente e corridas que não costumam ter muitas emoções, a pista de Lexington é uma das menos queridas pelo público. Em 2017, porém, tudo isso tende a cair por terra.

O motivo é bem simples: o campeonato deste ano está pegando fogo. Apenas 23 pontos separam os quatro primeiros colocados e, para apimentar ainda mais a situação, os sete primeiros na classificação geral largam nas sete primeiras posições do grid. Basicamente, todos os reais postulantes ao caneco saem juntos na prova deste domingo.

Na classificação, aliás, a Penske mostrou que, ainda que não seja tão evidente quanto nas últimas corridas, chega na prova um pouco mais forte que suas rivais. Logo atrás aparecem a Andretti, a RLL e a Ganassi, com a Schmidt Peterson correndo por fora.

Will Power fez a pole em Mid-Ohio (Foto: IndyCar)

Will Power foi buscar a quinta pole da temporada, algo importantíssimo em seu sonho do bicampeonato. Afinal, o australiano é o piloto da Penske que está mais longe do topo da tabela de pontos. Para ser campeão, é bom que Will tenha uma reta final de campanha basicamente perfeita.

“Estou realmente animado com essa pole. Os mecânicos do carro estão fazendo um ótimo trabalho neste final de semana em Mid-Ohio. Estou pronto para a corrida de amanhã com o que sinto ser um ótimo carro”, disse o australiano.

Logo atrás dele no grid sai Josef Newgarden, que talvez seja o piloto em melhor momento no grid. O americano, partindo de segundo, tem chance considerável de deixar Ohio com a liderança do campeonato.

"Largar de segundo amanhã é muito bom. Nosso carro é muito bom para a corrida. A equipe tem trabalhado duro neste final de semana e isso tem mostrado resultado. Mal posso esperar para a prova e dar um belo show para o público", comentou o americano.

Josef Newgarden está com chances reais de deixar Lexington liderando a Indy (Foto: IndyCar)

Takuma Sato é o último do grupo dos sete primeiros na classificação do campeonato, mas o terceiro lugar no grid somado ao bom rendimento que a Andretti tem mostrado em Lexington podem alavancar o japonês na disputa.

“A classificação foi muito boa. A equipe trabalhou extremamente bem com os quatro carros e fomos muito competitivos desde os treinos. Estou muito feliz com o desempenho do carro, acredito que a equipe encontrou um bom ajuste. Largar em terceiro é um bom lugar para a corrida de amanhã”, explicou o nipônico.

Dono de casa e impressionantemente rápido nas duas primeiras fases da classificação, Graham Rahal sucumbiu com a RLL na hora da decisão. De todo mundo, o americano sai em quarto e é outro que precisa de um grande resultado para seguir respirando na luta pelo título.

“Gostaríamos de ter ficado com a pole. Acabei estragando minha melhor volta no terceiro setor, e claro que fiz tudo certo nas duas voltas depois, mas quando foi para valer perdemos muito na última curva. Eu não sei se tínhamos o ritmo suficiente com os pneus vermelhos usados. Power usou os vermelhos também. Nós definitivamente estamos melhores que a quarta posição, então estou um pouco decepcionado. É ótimo para nossa equipe estar na frente novamente. Estamos em uma boa posição de largada e espero que possamos brigar dali. Estamos em uma boa posição em questão de pneus, não usamos nenhum preto, e Helio usou dois jogos na classificação. Então acredito que amanhã de manhã podemos usar um jogo para ver se temos uma vantagem na corrida", falou.

Graham Rahal esteve entre os destaques do dia (Foto: IndyCar)

Helio Castroneves vai largar em quinto neste domingo. A impressão que fica é que dava para o paulista estar melhor no grid, mas sair na frente de Scott Dixon já é um passo para quem quer ser campeão.

"Eu me diverti bastante, tudo foi muito apertado. A Indy está separada por centímetros. Calculamos que conseguiríamos dar três voltas, mas por conta dos 15 segundos que ficamos nos boxes perdemos a última volta com o segundo jogo de pneus. Então não tínhamos tempo suficiente para completar, e acabei ficando preso nas curvas 4, 5 e 6, que são curvas rápidas, e acabamos perdendo tempo de volta. Apesar disso, nosso carro é muito forte. Parabéns para o Power pela pole", disse.

Líder do campeonato e cada vez mais ameaçado pela esquadra da Penske, Dixon sai em um desconfortável sexto lugar. Para piorar, o neozelandês ainda vai precisar lutar, mais uma vez, sozinho, já que seus companheiros de Ganassi sequer superaram a primeira fase da classificação.

“Não foi o melhor dia para nós, estamos sempre com o mesmo problema desde o treino aqui na semana passada. O carro está derrapando demais, espero que possamos resolver isso. Foi um bom dia para a Honda no geral com os resultados da classificação”, comentou.

Scott Dixon foi o pior do Fast Six (Foto: IndyCar)

Dos reais postulantes ao título, quem se deu pior neste sábado foi Simon Pagenaud. O atual campeão vai largar em sétimo e, para vencer, vai ter de superar a sempre forte em corrida Honda e todos os companheiros de Penske.

"Na verdade, estou um pouco surpreso de não ter ido ao Fast Six. Parecia uma boa volta, mas acabou não sendo. Eu investi tudo o que tinha, e isso é corrida de carro, isso é a Indy. Estamos todos brigando por alguns décimos. Mas creio que temos um bom carro para a corrida. Largaremos amanhã e veremos o que acontece", falou.

Simon Pagenaud nem ao Fast Six foi (Foto: IndyCar)

Distante da briga pelo título, em nono, Tony Kanaan teve mais um capítulo de sua fase ruim e sequer avançou para a segunda fase da classificação. Assim, o baiano larga em 17º.

“Precisamos fazer um trabalho melhor com o ajuste do carro, hoje apenas não estava certo. Eu não deveria ter levado o carro ao limite para compensar o que não tínhamos de ajuste. Será uma largada complicada do fim do pelotão, mas faremos o possível para chegar na frente”, afirmou.

CASO VÁ BEM EM TESTE, KUBICA DEVE VIRAR TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.