Na classificação do ‘saco de lixo’, Hinchcliffe é pole da edição #100 da Indy 500. Castroneves sai em nono
Os 33 pilotos foram à pista neste domingo para definir as posições de largada das 500 Milhas de Indianápolis. O primeiro grupo teve um saco de lixo como protagonista; o segundo, James Hinchcliffe, o cara que nem andou no ano passado
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
"Eu vim pra cá este ano para contar uma outra história, uma história diferente da do ano passado. Eu consegui". Sim, James Hinchcliffe conseguiu. Era por ele, acidentado no treino da Indy 500 de 2015, machucado o suficiente para tirá-lo da prova e do resto do campeonato, era por Sam Schmidt, que ficou sem seu piloto principal e que precisava de uma emoção maior a de horas atrás, quando guiou um carro em Indianápolis 16 anos após o acidente que o deixou tetraplégico.
Saiba como foi a disputa da classificação em Indianápolis
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pippa Mann foi a primeira a entrar na pista por ter sido a 33ª de sábado – na verdade, a pilota chegou a tentar classificação, mas bateu em sua primeira volta rápida. Não houve sustos desta vez, sobretudo com o tempo lento, acima dos 2min39s quando somadas as quatro voltas, em média de 226 mph. Já dava sinais claros de que largaria no fim do grid. Na sequência, um de seus companheiros de Dale Coyne, Gabby Chaves, encaixou uma sequência um tanto melhor, mas também nada que fosse expressivo. Então veio Max Chilton, ex-F1, de Ganassi. Pior que Chaves. Para completar o show de lentidão, Buddy Lazier andou em uma média de velocidade que não o classificaria nunca se houvesse um carro mais para o espetáculo.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Pois bem, Montoya foi. Mas nada como parecia ser na primeira tentativa. Com a confiança abalada, foi pouca coisa melhor que Kanaan – então 16º. “Legal que tenham me dado outra chance, mas aquilo prejudicou muito o equilíbrio do meu carro”, lamentou JPM.
Mikhail Aleshin tinha, então, uma missão e tanto. Na primeira volta, foi à casa das 230 mph, indo muito além do limite nas curvas; depois, andou na casa de 229 mph, jogando seu tempo total quase para 0s5 do de Muñoz.
A tarefa passou às mãos de Josef Newgarden. O giro inicial já dava a tônica que seria possível: 231 mph. Uma diminuição no ritmo foi vista na sequência, mas o norte-americano da Carpenter levou o público aos aplausos: 2min36s047, e o primeiro posto provisório.
Townsend Bell era a chance final de a Andretti conseguir o êxito principal do dia. O norte-americano, que também é comentarista, fez o contrário de Marco Andretti: foi melhorando a cada volta. Todas foram acima de 230 mph, insuficientes para bater Newgarden, mas à frente do parceiro.
A entrada de Castroneves foi marcada pelos aplausos da torcida, maior que qualquer outro piloto. Helio, como já se sabia, treinaria com o motor usado. E isso foi determinante para seu resultado: no ritmo de Pagenaud, cravou 2min37s126, o pior de todos os tempos. Assim, o brasileiro sai na terceira fila da edição #100.
Will Power não foi muito diferente dos seus parceiros de Penske, não, de modo que Newgarden pôde manter as esperanças. A média do australiano foi de 229.669, nada boa sequer para conseguir a primeira fila.
Ryan Hunter-Reay entrou com tudo. As três primeiras voltas, ótimas, deixavam-no à frente de Newgarden. Foi então que a última o tirou do páreo.
*Colaboraram:
GABRIEL CURTY, de São Paulo
e PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, grid de largada:
1 | 5 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | 2:36.006 | 230.760 mph | |
2 | 21 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 2:36.047 | +0.041 | 230.700 |
3 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:36.082 | +0.076 | 230.648 |
4 | 29 | TOWNSEND BELL | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:36.195 | +0.189 | 230.481 |
5 | 26 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 2:36.326 | +0.320 | 230.287 |
6 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 2:36.747 | +0.741 | 229.669 |
7 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT PETERSON HONDA | 2:36.821 | +0.815 | 229.562 |
8 | 22 | SIMON PAGENAUD | FRA | PENSKE CHEVROLET | 2:37.110 | +1.104 | 229.139 |
9 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 2:37.127 | +1.121 | 229.115 |
10 | 77 | ORIOL SERVIÀ | ESP | SCHMIDT PETERSON HONDA | 2:37.164 | +1.158 | 229.060 |
11 | 98 | ALEXANDER ROSSI | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:37.568 | +1.562 | 228.473 |
12 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | 2:37.875 | +1.869 | 228.029 |
13 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 2:37.901 | +1.895 | 227.991 |
14 | 27 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:37.916 | +1.910 | 227.969 |
15 | 6 | JR HILDEBRAND | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 2:37.981 | +1.975 | 227.786 |
16 | 42 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 2:38.018 | +2.012 | 227.822 |
17 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 2:38.114 | +2.108 | 227.684 |
18 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 2:38.291 | +2.285 | 227.430 |
19 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 2:38.292 | +2.286 | 227.428 |
20 | 20 | ED CARPENTER | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 2:38.433 | +2.427 | 227.226 |
21 | 19 | GABBY CHAVES | COL | DALE COYNE HONDA | 2:38.457 | +2.451 | 227.192 |
22 | 8 | MAX CHILTON | ING | GANASSI CHEVROLET | 2:38.810 | +2.804 | 226.686 |
23 | 24 | SAGE KARAM | EUA | DRR KINGDOM CHEVROLET | 2:38.895 | +2.889 | 226.436 |
24 | 18 | CONOR DALY | EUA | DALE COYNE HONDA | 2:39.072 | +3.066 | 226.312 |
25 | 63 | PIPPA MANN | ING | DALE COYNE HONDA | 2:39.288 | +3.282 | 226.006 |
26 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 2:39.400 | +3.394 | 225.847 |
27 | 61 | MATT BRABHAM | AUS | PIRTEK CHEVROLET | 2:39.480 | +3.474 | 225.727 |
28 | 88 | BRYAN CLAUSON | EUA | JONATHAN BYRD HONDA | 2:39.811 | +3.805 | 225.267 |
29 | 16 | SPENCER PIGOT | EUA | RLL HONDA | 2:40.109 | +4.103 | 224.847 |
30 | 25 | STEFAN WILSON | ING | KV CHEVROLET | 2:40.283 | +4.277 | 224.602 |
31 | 41 | JACK HAWKSWORTH | ING | FOYT HONDA | 2:40.288 | +4.282 | 224.596 |
32 | 4 | BUDDY LAZIER | EUA | LAZIER CHEVROLET | 2:42.050 | +6.044 | 222.154 |
33 | 35 | ALEX TAGLIANI | CAN | FOYT HONDA |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”; |
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);