Na Garagem: Ganassi anuncia contratação do campeão Wheldon para 2006

Semanas após conquistar pela Andretti-Green o título da temporada 2005 da IRL, o inglês Dan Wheldon foi confirmado em uma nova casa: a Ganassi, onde foi ser companheiro de Scott Dixon

 
Há dez anos, Dan Wheldon foi anunciado como novo piloto da Ganassi. Foi em 28 de novembro de 2005 que a equipe de Chip Ganassi soltou um comunicado confirmando a contratação do então campeão da IRL. Junto do britânico, o time também mudou o pacote técnico para os chassis da Dallara e os motores da Honda — abandonando a combinação Panoz/Toyota.
 
Wheldon correu por três anos pela Andretti-Green e conquistou, em 2005, o título da IRL. Foi o segundo título seguido da escuderia, depois da vitória de Tony Kanaan no campeonato de 2004. Em 2005, Wheldon também faturou as 500 Milhas de Indianápolis.
Dan Wheldon se mudou para a Ganassi em 2006 e estreou com vitória (Foto: Ron McQueeney)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

"É difícil, mas, ao mesmo tempo, é um negócio. Há momentos na vida em que você tem de seguir em frente, e senti que esse era o momento para fazer isso. Cheguei ao fim do meu contrato, conversei com o Chip e fiquei animado com o que ele tinha a dizer. Para mim, é um novo capítulo", afirmou Wheldon.

 
No entanto, ao final de 2005, ele optou por mudar de casa. Aos 27 anos, ele se juntaria a outro campeão na Ganassi, Scott Dixon — até então, o neozelandês tinha apenas o caneco de 2003. Acontece que, desde o triunfo de Dixon, o time vencera somente uma prova.
 
Na época, também se falava do enorme número de acidentes em que os pilotos da Ganassi haviam se envolvido. Jaques Lazier, Darren Manning, Ryan Briscoe… Tanto que, para 2006, a operação foi reduzida de três para dois carros, apenas.
 
Wheldon estreou na Ganassi bem, vencendo em Homestead. Ele também ganhou a última corrida do ano, em Chicago, e fechou o ano com o vice-campeonato, empatado em 475 pontos com Sam Hornish Jr., da Penske. Helio Castroneves somou 473 pontos. Nas temporadas 2007 e 2008, Dan foi quarto na classificação, tendo vencido mais duas provas por ano.
 
Para 2009, o inglês perdeu a vaga na Ganassi para o escocês Dario Franchitti, que viria a conquistar três títulos consecutivos.

Wheldon retornaria à Andretti para a temporada 2012, no carro #27, mas morreu em um trágico acidente em Las Vegas na última corrida de 2011.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.