Na Garagem: IRL estreia com vitória de Calkins no oval da Disney em Orlando

Há exatos 20 anos, o racha dos monopostos norte-americanos tornou-se realidade com a realização da primeira corrida da história da Indy Racing League: em 27 de janeiro de 1996, Buzz Calkins venceu no Walt Disney World Speedway, em Orlando

Faz 20 anos que o Walt Disney World Speedway, oval de uma milha da Disney em Orlando, recebeu a corrida inaugural da Indy Racing League.
 
A IRL nasceu do famigerado racha dos monopostos no automobilismo norte-americano em meados da década de 1990. A CART era extremamente popular, mas os críticos começavam a reclamar da escalada dos custos e do modo como a tecnologia estava se tornando um fator central na categoria.
 
Só que quem estava do lado de lá da briga tinha bala: Tony George, dono do oval de Indianápolis. Em 1994, ele anunciou a criação da IRL, levando consigo times menos abastados, e, em 27 de janeiro de 1996, a primeira corrida do novo campeonato aconteceu.
Buzz Calkins em Orlando a caminho da única vitória da carreira na IRL (Foto: IndyCar)
Com transmissão da ABC nos Estados Unidos, umas das quatro principais redes de TV aberta, 25 carros receberam a bandeira verde na Flórida. Utilizavam-se chassis de 1995 ou mais antigos da Cart, da Lola e da Reynard, e com motores Ford, Menard e Buick, e um limite de gastos.
 
Os nomes incluíam veteranos da Indy, como Eddie Cheever, Scott Brayton, Arie Luyendyk, Buddy Lazier, Roberto Guerrero e Scott Sharp, entre outros. Veteraníssmo da F1, Michele Alboreto era outro. E, entre os novatos, um futuro grande nome da Nascar: Tony Stewart.
 
A pole em Orlando ficou com Lazier, com uma média de velocidade de 181,388 mph. Guerrero e Luyendyk seguiram.
 
Na corrida, no entanto, os figurões não tiveram vez. Stewart e outro novato, Buzz Calkins, revezaram-se na liderança. A decisão aconteceu apenas nas voltas finais: uma relargada a seis giros da quadriculada colocou Calkins e Stewart lado a lado, e 0s886 separaram ambos na linha de chegada — para a vitória de Calkins. Robbie Buhl foi o terceiro, à frente de Alboreto, mas já duas voltas atrás.
 
Mais duas corridas foram disputadas na temporada inaugural, com a decisão ocorrendo nas 500 Milhas de Indianápolis — o plano era sempre encerrar o campeonato no ‘Brickyard’, plano que eventualmente foi descartado. Calkins e Sharp empataram em pontos e, como não havia critério de desempate, ambos foram declarados campeões.

Até se retirar do grid em 2001, Calkins fez mais 50 largadas na IRL, mas nunca voltou a vencer.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.