Na Garagem: Mansell encara Fittipaldi na estreia na Indy e vence em Surfers Paradise

A estreia de Nigel Mansell na Indy não poderia ter sido melhor: o campeão da F1 1992 fez a pole, a volta mais rápida e venceu a primeira prova da temporada 1993, em Surfers Paradise, na Austrália

A troca de Nigel Mansell, que largou a F1 pela Indy em 1993, deu o que falar — ainda mais com o campeão mundial de 1992 estreando na categoria norte-americana com vitória. Há 23 anos, em 21 de março, o novo piloto da Newman-Haas venceu a prova de abertura da temporada, disputada em Surfers Paradise, na Austrália.
 
A vitória ficou marcada por um encontro de gerações de campeões: o duelo foi direto com Emerson Fittipaldi.
 
Os dois se alternaram na frente, cada um ficando na primeira posição em três oportunidades diferentes, até que o ‘Leão’ tomasse a dianteira em definitivo para receber a bandeirada. Emerson, por outro lado, reclamou de um equívoco da equipe Penske. O time cometeu um erro de cálculo e pediu que ele economizasse combustível sendo que não era necessário.
Nigel Mansell foi campeão da Indy em 1993 (Foto: Reprodução)
Mansell, por sua vez, tornou-se o primeiro piloto a ganhar a prova de estreia na Indy desde Graham Hill nas 500 Milhas de Indianápolis de 1966. Também foi o primeiro a fazer a pole e vencer logo de cara. De quebra, ainda marcou a volta mais rápida.
 
“Não me lembro há quanto tempo não via uma corrida assim. Foi delicioso. Sou privilegiado. Estou muito feliz. O ambiente aqui é muito leve”, comentou o britânico.

Foi até melhor do que a encomenda, uma vez que sua simples presença no grid já era alvo de enorme interesse. Mais de 800 jornalistas foram credenciados para a prova, número bem acima da média e que perdia apenas para as 500 Milhas de Indianápolis.


O pódio foi completado por Robby Gordon, da Foyt, e Mario Andretti, outro campeão da F1, chegou em quarto, mas lado a lado com o holandês Arie Luyendyk.
 
Os outros brasileiros da prova foram Raul Boesel, oitavo, e Marco Greco, que abandonou após um toque.
 
Mansell venceria outras quatro provas na temporada a caminho do título da Indy. Emerson ficou com o vice-campeonato.
VEJA A EDIÇÃO #20 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.