Na Garagem: No dia mais importante da carreira, Castroneves conquista vitória redentora em Indianápolis

Helio Castroneves enfrentou um longo processo judicial que prejudicou bastante o início de sua temporada 2009. Absolvido, brilhou para conquistar pela terceira vez a Indy 500 no dia mais importante de sua gloriosa carreira

Helio Castroneves tem uma carreira cheia de momentos gloriosos, mas aquele 24 de maio de 2009 é considerado, por ele mesmo, como o maior deles. Poucos meses após ter vivido uma delicada situação pessoal, o brasileiro foi ao IMS e também se recuperou de um começo de temporada que não era dsos melhores, vencendo pela terceira vez as 500 Milhas de Indianápolis.
 
Para entender o tamanho do feito de Helio e a importância que isso teve na época, exatos dez anos atrás, é preciso voltar aos fatos. Em 17 de abril de 2009, Castroneves era absolvido de um processo em que foi acusado de evasão de divisas e sonegação fiscal nos EUA. 
 
Aquilo foi especialmente doloroso para Castroneves e durou meses. Proibido de deixar os EUA e correndo o risco de pegar seis anos de prisão, o piloto acabou sendo afetado nas pistas, não podendo disputar a etapa de abertura da temporada daquele ano em São Petersburgo.
Helio Castroneves venceu a Indy 500 de 2019 (Foto: IndyCar)

Livre dos problemas extra-pista, Castroneves partiu para Long Beach, para a disputa da segunda prova do campeonato. O desempenho do paulista na pista californiana não foi dos melhores, fechando a etapa em sétimo. Na terceira prova, no Kansas, uma boa exibição e o segundo lugar.

 
No entanto, foi em Indianápolis que o jogo realmente virou e que Castroneves voltou a ser manchete por seus grandes feitos na pista. Especialista no IMS e, até então, com dois anéis da principal prova do automobilismo mundial, o brasileiro quis ainda mais e já saiu de cara cravando a pole, algo que ficou bem longe de conseguir nos dois triunfos anteriores.
 
A ansiedade do brasileiro para mostrar serviço era tamanha que Helio começou a prova com uma largada falsa. Depois, teve de lidar com praticamente uma terceira largada, já que Marco Andretti e Mario Moraes logo se acertaram.
Helio Castroneves deu a volta por cima em 2009 (Foto: IndyCar)

O primeiro quarto da prova tinha Castroneves, Ryan Briscoe, Dario Franchitti, Tony Kanaan, Scott Dixon e Graham Rahal na ponta. O último deles saiu rapidinho da disputa ao encher o carro no muro. Briscoe deixou a briga após a segunda janela de pit-stops, ficando muito lento na hora da relargada e tendo problemas com os pneus. Ali, quatro pilotos seguiam com boa vantagem para o resto.

 
Na sequência, Kanaan teve uma quebra na parte traseira do carro e foi jogado no muro, imediatamente deixando a disputa e causando imensa preocupação em sua companheira de equipe Danica Patrick, que vinha em sexto. Depois, foi Franchitti que teve a prova estragada pela Ganassi, que deixou a mangueira presa no carro.
Helio Castroneves brilhou na Indy 500 2019 (Foto: IndyCar)

Os dois maiores adversários de Helio naquele final, com tudo o que já havia acontecido, seriam Dan Wheldon e Danica. Os dois foram aparecer após uma rodada de paradas ali na volta 160. Mesmo assim, a dupla não chegou a ser, de fato, uma grande ameaça.

 
Com Danica e Wheldon basicamente se segurando, Helio partiu para sua terceira vitória nas 500 Milhas – ele foi o primeiro piloto de fora dos EUA a atingir essa marca, igualada em 2012 por Franchitti.
 
Exatos dez anos atrás, o Homem-Aranha, que tenta o quarto anel neste domingo, estava de volta escalando o alambrado do IMS e mostrando que ainda tinha muita lenha para queimar dentro das pistas na Indy.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.