Na Garagem: Ribeiro ganha primeira prova da Indy no oval de Jacarepaguá

André Ribeiro vencendo em Jacarepaguá… Pois é, já se passaram 20 anos desde a estreia da Indy no Circuito Oval Emerson Fittipaldi. Foi em 17 de março de 1996

Foi há exatos 20 anos que André Ribeiro venceu a primeira prova da Indy no Circuito Oval Emerson Fittipaldi, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. E o fez guiando um “carro de boneca”.
 
No primeiro ano da cisão entre CART e IRL, a Honda começou dominando na CART. Jimmy Vasser vencera a prova de abertura e a pole em Jacarepaguá ficara com Alessandro Zanardi — Ribeiro saiu em terceiro no grid.
 
Ribeiro e a equipe Tasman optaram por acertar um carro com pouca asa, o que deixou o piloto assustado em alguns momentos na corrida. O bólido saía de frente nas curvas. “Tive de conduzir o carro na ponta dos dedos. Ele mudava muito. Com o tanque vazio, ia bem, mas piorava quando estava com o tanque cheio”, descreveu. 
 
Na linha de chegada, Ribeiro bateu Al Unser Jr. por 2s1. Foi a segunda vitória de sua carreira. Em 1995, em seu ano de estreia, ele ganhara em New Hampshire.
 
Depois, o vencedor teve de fazer sua parte para pagar uma promessa da mãe, Maria Teresa: colocar um selo de Nossa Senhora Aparecida no carro.

 

A prova contou com a participação de oito brasileiros, e sete deles conseguiram pontuar: Christian Fittipaldi foi quinto; Raul Boesel, sétimo; Roberto Pupo Moreno, nono; Gil de Ferran, décimo; Emerson Fittipaldi, 11º; e Marco Greco, 12º. Maurício Gugelmin abandonou após a quebra da suspensão.
 
A Indy correria em Jacarepaguá em mais quatro oportunidades, até 2000. Ribeiro foi o único brasileiro a vencê-la. Os demais pilotos que chegaram ao Victory Lane foram os canadenses Paul Tracy e Greg Moore, em 1997 e 1998, o colombiano Juan Pablo Montoya, em 1999, e o mexicano Adrián Fernández, em 2000.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.