Na Garagem: Voz da Indy no Brasil, Luciano do Valle sofre infarto e morre durante voo

Narrador esportivo que deu vida à categoria americana faleceu há cinco anos enquanto se preparava para narração de um jogo do Campeonato Brasileiro

Foi em um voo para Uberlândia que uma das maiores vozes da narração esportiva de todos os tempos se calou. A morte de Luciano do Valle completa nesta sexta-feira (19) cinco anos e deixou repentinamente uma lacuna nas transmissões.
  
Luciano ia para a cidade mineira para comandar a transmissão da TV Bandeirantes do jogo Atlético-MG × Corinthians, válido pelo Campeonato Brasileiro. O jornalista chegou a ser socorrido ainda na aeronave e foi levado de ambulância para o hospital.

Luciano do Valle (Foto: Divulgação)

Luciano foi o maior propagador dos esportes além do futebol no Brasil. Ainda nos anos 80, turbinou o boxe e fez de Adilson Maguila Rodrigues um fenômeno no país, a ponto de pô-lo para lutar contra Evander Holyfield e George Foreman. Foi o pioneiro na exibição dos esportes americanos, trazendo a Indy, a NBA e a NFL, além dos campeonatos europeus de futebol, como o Italiano e o Espanhol. E, sobretudo, transformou o vôlei brasileiro — muitas das vezes era chamado de 'Luciano do Vôlei'. Todas estas atrações eram exibidas no 'Show do Esporte', um programa que atravessava o domingo.

Na Indy, Luciano trouxe ao Brasil as narrações das vitórias dos brasileiros nas 500 Milhas de Indianápolis — Emerson Fittipaldi em 1989, Helio Castroneves em 2001, 2002 e 2009, e Tony Kanaan no ano passado. Do Valle completou no ano passado 50 anos de carreira como jornalista. 

Como narrador de F1, na época na TV Globo, Luciano foi o responsável por trazer o primeiro título de Nelson Piquet em 1981.

Luciano do Valle nas 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Reprodução)

Os principais pilotos brasileiros à época na Indy fizeram homenagens ao locutor — como gostava de ser chamado — que narrou as principais vitórias deles na categoria, sobretudo as edições das 500 Milhas de Indianápolis.

Aqui, Flavio Gomes conta como Luciano do Valle, sem estar presente, salvou sua vida — seu bolso — em um jantar com Galvão Bueno durante uma cobertura da Fórmula 1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.