Na montanha-russa do Alabama, Penske e Newgarden sobem e Foyt despenca para fundo do pelotão

Josef Newgarden e a Penske dominam totalmente o final de semana no Alabama e mostram que vão brigar por mais um título com a Andretti e Alexander Rossi. A Foyt, por outro lado, que prometia tanto, não para de cair

Penske e Josef Newgarden são fatores que nunca podem ser descartados quando o assunto é título. Na montanha-russa do Alabama – como é conhecido o traçado de Barber -, equipe e piloto estão passeando e, na classificação deste sábado (21), mostraram quão fortes estão para a sequência do campeonato.

 
E essa é a combinação perfeita para todos numa tentativa de reação. Afinal, a Penske venceu cinco das oito corridas que a Indy fez em Barber, enquanto Newgarden não esconde de ninguém que é esse seu traçado favorito – lá triunfou em duas oportunidades.
 
De quebra, a Penske ainda tem em Will Power outro piloto que tem bom retrospecto no Alabama. O australiano também tem dois triunfos no currículo na pista de Birmingham e, neste sábado, fez bom trabalho para garantir o segundo lugar, atrás apenas de Newgarden.
Josef Newgarden larga na pole no Alabama (Foto: IndyCar)
A Penske domina o final de semana todo e precisa confirmar o favoritismo na corrida. Assim, antes mesmo do final do primeiro quarto de temporada, a maior equipe do grid terá mostrado para a até aqui favorita Andretti que, sim, temos uma briga em 2018. E Newgarden e Alexander Rossi são os principais personagens dela.

"Tim Cindric, meu engenheiro, estava me ditando como iam as voltas e eu não fazia ideia se minha volta seria suficiente. Foi uma boa volta, mas eu sabia que o Power teria uma chance com os pneus macios. Muito orgulhoso da equipe, a Chevrolet também fez um grande trabalho. Tudo está muito bom no carro. A perspectiva para a corrida é boa, mas acho que vai ser uma confusão com a chuva. A primeira parte do final de semana foi bem completada, mas tem mais por vir e precisamos focar para ver como fica a questão do clima", disse o pole.
Não dá para dizer que foi um dia terrível para o líder do campeonato, mas Rossi, pela primeira vez, ficou abaixo do rendimento de Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti. O lado bom para o americano é que a oitava colocação é decente e, principalmente, a chuva deve embaralhar o pelotão no domingo.
Alexander Rossi sai na oitava posição (Foto: IndyCar)
"Nós ficamos de fora desse grupo dos cinco, seis primeiros o tempo todo nos treinos livres, então tentamos ser agressivos e ver no que dava. Faltou pouco para o Fast Six. Não consegui encaixar uma grande volta, sinceramente. Sei que o carro tinha performance, mas não consegui fazer valer. Dava para ser quinto ou sexto, então não mudaria tanta coisa assim. A chuva vai tornar tudo mais emocionante", comentou Rossi.
 
Tudo bem que Newgarden e Rossi são os favoritos destacados ao título e que Penske e Andretti parecem na frente das rivais, mas o início de temporada de Sébastien Bourdais é qualquer coisa de incrível. O francês parece disposto a virar a terceira via na disputa. Em Barber, parte da terceira colocação.
 
"Foi praticamente perfeito. Tirei tudo do que esse bom carro tinha, mas obviamente não era bom o bastante para pole. Ficamos por 0s1. Foi muito apertado. A nossa equipe sempre parece conseguir fazer o carro chegar no Fast Six. Foi muito perto do ideal, mas as coisas são assim, estou bem feliz com o que deu para fazer. Acho que dá para vencer largando em qualquer lugar em dia de chuva, então vamos ver. Estou animado para sair da frente, ajuda na questão do spray, de ter caminho livre. Deixamos muitos pontos grandes nas últimas duas corridas por motivos diferentes, mas mostramos muito ritmo. Hora de aproveitar isso amanhã", declarou o francês.
Sébastien Bourdais parece a terceira via em 2018 (Foto: IndyCar)
Power, que larga entre Newgarden e Bourdais, segue sendo um piloto de altos e baixos e, por isso, uma aposta arriscada quando o assunto é campeonato. Ao seu estilo, falou do bom início de ano que vem tendo nas classificações.
 
"A pole seria legal, mas amanhã vai ser um dia louco. Mas é um bom começo de final de semana, tive três vezes na primeira fila esse ano. Nenhuma pole, mas sempre ali", falou Power.
 
Voltando a falar da montanha-russa do Alabama, se a Penske está subindo com Newgarden, a Foyt despenca com os brasileiros. O carro simplesmente não foi acertado em nenhuma sessão até aqui e, na classificação, pareceu ainda pior que nos treinos livres. O resultado foi o pior possível: Tony Kanaan e Matheus Leist ficaram na última posição de seus grupos.
Matheus Leist e Tony Kanaan estão perdidos com a Foyt em Barber (Foto: IndyCar)
“Foi uma classificação difícil para o time, para mim e para o Tony. A gente não teve velocidade suficiente hoje e ao longo do final de semana. Temos muito a trabalhar e ver o que podemos fazer para melhorar o desempenho do carro em circuitos permanentes”, definiu Leist.
 
"Final de semana difícil. Tentamos um monte de coisa diferente mas não está funcionando. E meu erro na classificação não ajudou. Estamos sofrendo aqui, mas temos uma noite toda de trabalho para estarmos mais fortes na corrida", disse Kanaan.

Na montanha-russa de Barber, tudo pode mudar se a tempestade realmente aparecer no domingo, mas o momento é de alta na Penske e de queda brutal da Foyt.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.