Newgarden concorda com veto ao Halo pela Indy e fala em proteger cockpit com “algo parecido com o Aeroscreen”

Josef Newgarden fez coro ao que já disse algumas vezes Mark Miles e concordou com o veto ao Halo pela Indy. Para o americano, o ideal seria algo próximo do Aeroscreen

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Josef Newgarden acompanhou o posicionamento da Indy no que diz respeito ao Halo. O campeão da categoria também entende que não é essa a proteção adequada para a Indy, especialmente nos ovais. Segundo o americano, o Aeroscreen é mais próximo do ideal, mas a categoria trabalha muito para achar a solução.

 
No Circuito das Américas, Newgarden comentou que a segurança no esporte a motor vem crescendo a cada ano que passa, mas que para dar o passo à frente na proteção de cabeça, falta algo mais adequado que o Halo.
 
"Nós sempre nos esforçamos para melhorar a segurança nos monopostos e tudo vem dando resultado. Já estamos bem mais seguros do que 100 anos atrás e a cada ano que passa a segurança fica maior. Então, está claro que a proteção para cabeça é uma das prioridades e estamos trabalhando para achar a melhor possível. Só não acho que o Halo seja ela", disse.
Josef Newgarden não vê o Halo como uma boa para a Indy (Foto: IndyCar)
Para o campeão da Indy, a decisão da FIA por investir no Halo merece ser respeitada, mas não pode mudar os planos da categoria, que pede algo mais na linha do Aeroscreen.
 
"Obviamente que temos de respeitar a escolha da FIA, afinal, eles têm a melhor tecnologia do mundo e sabem o que é bom para o esporte, mas nós da Indy estamos com outra visão. Precisamos de algo mais próximo do Aeroscreen da Red Bull do que do Halo", seguiu.
 
O piloto afirmou que a categoria segue fazendo diversos testes para desenvolver a melhor proteção possível e aproveitou para justificar a rejeição ao Halo.
 
"Estamos testando sem parar várias alternativas, já gastamos bastante dinheiro nisso. A grande diferença daqui é que temos os ovais, isso muda muito no planejamento. Além disso, se perguntarem para os pilotos, a maioria não vai querer o Halo. O conceito de open-wheel está ligado com o de cockpit aberto, mesmo sem significar, remete a isso. Pensando só no lado do piloto, tirando a parte de segurança, imagino que poucos queiram", completou.
O americano espera algo como o Aeroscreen (Foto: Getty Images)
O posicionamento de Newgarden acompanha o pensamento do chefe da categoria. No Texas, durante a etapa da F1, Mark Miles explicou que a Indy já vem desenvolvendo sua própria proteção, mas garantiu que nada tem a ver com o Halo, vetado ainda no início do ano.
 
"A gente já pode ter uma proteção no ano que vem. Não será em março, no comecinho da temporada, mas pode ser durante o campeonato, sim. Entendemos que melhorar a proteção à cabeça é muito importante, então estamos trabalhando nisso. Não será o Halo, talvez algo como uma espécie de para-brisa", disse.
 
Miles lembrou que os ovais são a principal preocupação da categoria e, ao mesmo tempo, o tipo de pista que menos aceitaria o Halo.
 
"Estamos trabalhando e progredindo nesse projeto, de criar algo que não mude em quase nada o aspecto do nosso carro. Os pilotos vão acompanhar o processo e o resultado final, opinando. O problema do Halo era especialmente nos ovais, nada pode interferir na visão dos pilotos principalmente nessas pistas", completou.

RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.