Newgarden conta com bandeira amarela na hora certa e vence monótono GP de Toronto. Castroneves é 8º
Josef Newgarden deu bastante sorte com uma bandeira amarela causada por Tony Kanaan, tomou a liderança e de lá não mais saiu. O americano venceu pela segunda vez em 2017 e, assim, voltou para a briga pelo título do campeonato. Helio Castroneves cruzou a linha final em oitavo
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
A sorte sorriu para Josef Newgarden neste domingo (16) em Toronto. Como já havia acontecido com o ótimo norte-americano em 2015, a vitória nas ruas canadenses caiu no seu colo, com uma bandeira amarela providencial causada por Tony Kanaan surgindo logo após sua primeira parada ter sido realizada.
Com a concorrência pesada de Helio Castroneves, Graham Rahal e Simon Pagenaud sendo jogada lá para o fundo do grid, Newgarden só precisou prestar atenção em Alexander Rossi e basicamente pisou fundo para não ser incomodado a partir do momento em que tomou a dianteira. Esta foi a segunda vitória de Josef em Toronto e a segunda também do piloto com as cores da Penske, voltando a ter chances de brigar pelo título.
Rossi foi outro que deu bastante sorte, mas fez uma corrida muito consciente o tempo todo e, tirando tudo da Andretti e da Honda, chegou no segundo lugar. Quem completou o pódio foi James Hinchcliffe que, em sua corrida de casa, buscou mais um grande resultado em 2017.
Marco Andretti fez uma de suas melhores atuações nos últimos anos. Muito seguro e bem na defesa das posições, o americano completou a corrida em quarto, na frente de Pagenaud, um potencial candidato à vitória em condições normais.
Ryan Hunter-Reay fechou em sexto, seguido por Max Chilton e Castroneves. O brasileiro, aliás, fez uma largada exuberante e, não fosse a amarela causada pelo compatriota, tinha tudo para brigar pelo triunfo. Rahal e Scott Dixon, que se recuperou de um acidente na primeira volta, fecharam o top-10.
Confira como foi o GP de Toronto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
A largada para o GP de Toronto aconteceu às 16h47 (em Brasília). E ela foi simplesmente perfeita para Helio Castroneves. O brasileiro saiu de terceiro para primeiro, fazendo uma grande manobra para cima de Graham Rahal e Simon Pagenaud.
Na sequência, o cenário ficou ainda melhor para Helio, com o líder do campeonato Scott Dixon errando, travando roda e tocando em Will Power, que voltou com tudo em cima do #9. O australiano se deu muito mal, quebrando a suspensão e abandonando. O neozelandês também teve avarias no carro e perdeu muito tempo nos boxes.
From P3 to P1 in Turn 1 by @H3lio! #INDYCAR IndyTO?src=hash">#IndyTO https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/MkWWft29Gj
— IndyCar Series (@IndyCar) 16 de julho de 2017
A relargada veio quase dez minutos mais tarde, com Castroneves, Pagenaud, Rahal, Josef Newgarden e James Hinchcliffe nas primeiras posições. Tony Kanaan já era nono.
Se a coisa já não estava boa para Dixon, ficou ainda pior um pouco mais tarde, com um drive-through recebido por ter ido fazer um pit-stop com os boxes fechados. Na pista, a grande briga até então era entre Kanaan e Marco Andretti, que acabou com o brasileiro levando o oitavo lugar.
Com os ponteiros todos de pneus macios, impressionava muito o ritmo imposto por Spencer Pigot. O jovem da Carpenter rapidinho já era o décimo usando os pneus mais duros.
Até então em sexto, Alexander Rossi abria a primeira rodada de paradas nos boxes na volta 22, enquanto Pigot continuava sua atuação brilhante e ia arranjando espaços para escalar o pelotão até entrar no top-5, superando Hinch.
A segunda bandeira amarela veio na volta 22, com Kanaan saindo dos boxes direto para a barreira de pneus. O brasileiro travou os freios e não conseguiu parar até ficar atravessado, arrebentando o bico do carro.
Full course yellow for Kanaan in the tires. #INDYCAR IndyTO?src=hash">#IndyTO https://t.co/1I2Xejdij6 pic.twitter.com/FN2yK15VAo
— IndyCar Series (@IndyCar) 16 de julho de 2017
Assim, a maioria do grid ia para os boxes, enquanto Newgarden se dava muito bem. O americano havia acabado de fazer seu pit-stop e, por isso, ficou na liderança. Dentre os que já haviam feito suas paradas, Rossi, Hinch, Carlos Muñoz, Andretti e Chilton vinham depois. Ou seja, os líderes Castroneves, Pagenaud, Rahal e Pigot foram para o fundo do grid.
Os pilotos relargaram com as primeiras posições mantidas e bastante movimentação no meio e no fim do pelotão, com carros rápidos deixando outros mais lentos para trás. Ajudado pela parada da corrida, Dixon já figurava em 11º.
Newgarden era ajudado pela insistência de Charlie Kimball e Ed Jones em ficar na pista. Com os dois servindo de escudeiros, o americano foi fugindo na frente e, rapidamente, já aparecia com 4s de vantagem para Rossi.
Jones e Kimball finalmente paravam quando a corrida já superava as 35 voltas iniciais. Newgarden começava a ver Rossi mais próximo, enquanto Hinchcliffe mantinha boa distância para Andretti, Hunter-Reay, Chilton, Sebatián Saavedra, Pagenaud, Castroneves e Rahal.
A chuva seguia como mera ameaça e as principais brigas da corrida aconteciam apenas do meio para trás do pelotão, com a estratégia tendo um papel muito importante para a definição da prova. Newgarden, cada vez mais rápido, começava a deixar Rossi e Hinch bem para trás e já tinha 19s de frente para Pagenaud, Castroneves e Rahal.
Newgarden, Rossi, Hinch e Saavedra foram juntos para os boxes, deixando a liderança provisoriamente para Chilton e voltando bem posicionados na pista. Ali, entre as voltas 54 e 56, era realizada aquela que tinha tudo para ser a última rodada de paradas nos boxes.
Naquele momento, o top-10 tinha fora da estratégia padrão apenas Dixon, que vinha em quarto e logo pararia. Newgarden tinha 3s1 para Rossi e 8s1 para Hinchcliffe, enquanto Andretti, Hunter-Reay, Pagenaud, Chilton, Castroneves e Saavedra vinham próximos.
Dixon parava na volta 61 e retornava em 11º, mais perto de ser atacado por Kimball do que atacar Rahal, mas parecia ter um ritmo interessante. Dali para frente, tudo, em tese, seria resolvido na pista.
A briga pelo quinto lugar começava a ficar bem interessante. Pagenaud já partia para cima de Hunter-Reay, seguido bem de pertinho por Chilton, Castroneves, Saavedra e Rahal.
Pagenaud e Hunter-Reay, aliás, protagonizaram alguns dos raros momentos de entretenimento da corrida canadense. Depois de um toque, o francês aproveitou um erro do americano e mergulhou para tomar o quinto lugar do rival.
De resto, nada mais aconteceu. Newgarden seguiu apenas concentrado no próprio ritmo e ia, com segurança, controlando a distância para Rossi. E assim fez até o fim, cruzando na frente e vencendo pela segunda vez no ano, embolando a luta pelo título.
Indy, GP de Toronto, Classificação Final:
1 | 2 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 85 voltas | |
2 | 98 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +1.870 | |
3 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +4.702 | |
4 | 27 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +18.741 | |
5 | 1 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +19.427 | |
6 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +27.391 | |
7 | 8 | Max CHILTON | ING | Ganassi Honda | +28.339 | |
8 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | +28.942 | |
9 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +29.769 | |
10 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +30.337 | |
11 | 7 | Sebastián SAAVEDRA | COL | Schmidt Peterson Honda | +32.767 | |
12 | 83 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | +36.482 | |
13 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | Carpenter Chevrolet | +52.891 | |
14 | 18 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Dale Coyne Honda | +53.986 | |
15 | 14 | Carlos MUÑOZ | COL | Foyt Chevrolet | +57.278 | |
16 | 26 | Takuma SATO | JAP | Andretti Honda | +1:01.846 | |
17 | 4 | Conor DALY | EUA | Foyt Chevrolet | +1:02.375 | |
18 | 20 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
19 | 10 | Tony KANAAN | BRA | Ganassi Honda | +2 voltas | |
20 | 19 | Ed JONES | ING | Dale Coyne Honda | +10 voltas | NC |
21 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +85 voltas | NC |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }