Newgarden lidera TL1 prejudicado por estouro de motor de Herta em Austin. Rossi é 3º

O primeiro treino livre da Indy em Austin foi bastante prejudicado por uma bandeira vermelha causada por Colton Herta. Mesmo assim, Josef Newgarden conseguiu mostrar a força da Penske e ficou na frente, seguido justamente pelo piloto da Harding. Alexander Rossi apareceu em terceiro, enquanto Scott Dixon foi o nono. Matheus Leist fechou em 13º e Tony Kanaan foi 22º

Um estouro de motor de Colton Herta atrapalhou a principal parte do primeiro treino livre da Indy no Circuito das Américas. Apesar do longo período de bandeira vermelha, o líder do campeonato começou na frente. Nesta sexta-feira (22), Josef Newgarden virou 1min48s657 para fechar o TL1 na dianteira com a Penske.

Apesar do problema com a quebra do motor Honda, foi o próprio Herta o segundo colocado na sessão, repetindo o desempenho espetacular que teve durante a pré-temporada realizada em Austin. Favorito justamente pelos testes, Alexander Rossi também andou bem e colocou a Andretti em terceiro.

A sequência de carros da Honda continuou com o companheiro de Rossi, Ryan Hunter-Reay, ocupando a quarta colocação, já 0s5 atrás de Alexander e 0s8 distante de Newgarden. O grupo dos cinco mais velozes ainda teve a RLL de Graham Rahal.

Felix Rosenqvist apareceu em sétimo, mas chamou a atenção a proximidade absoluta que teve para o companheiro Scott Dixon e para os dois outros carros da Penske: Simon Pagenaud e Will Power. O TL1, assim, indicou um Newgarden como único membro dos dois principais times fora da zona de equilíbrio.

O top-10 ainda teve um surpreendente Max Chilton, que andou forte com a Carlin. Matheus Leist teve um desempenho positivo e colocou a Foyt em 13º, enquanto Tony Kanaan foi o 22º.

Josef Newgarden liderou o TL1 em Austin (Foto: IndyCar)

Confira como foi o TL1 em Austin

O primeiro treino livre para o GP de Austin começou pontualmente às 12h15 (em Brasília). Apesar de ter sido palco da pré-temporada, o circuito é novo na Indy e, não surpreendentemente, foi tomado de carros desde o primeiro minuto de atividade oficial.

 
Os minutos iniciais foram, acima de tudo, de reconhecimento do terreno e de conferir o desgaste dos pneus que, aparentemente, estava bem além dos níveis normais.
 
A primeira volta rápida anotada veio de Felix Rosenqvist, novato da Ganassi e destaque na abertura em St. Pete. O sueco virou 1min52s315, ainda bem acima do esperado para o final de semana. 
Colton Herta foi o nome do TL1 no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)
Enquanto o sueco baixava bem a marca para 1min49s685, Pato O'Ward, Marcus Ericsson, Kyle Kaiser e Marco Andretti também entravam no grupo dos que já tinham voltas registradas, bem como Ed Jones, que se recuperava de fratura sofrida em St. Pete, e de Colton Herta, destaque da pré-temporada.
 
E foi o próprio Herta que conseguiu romper a barreira de 1min49s, deixando a Harding na frente com 0s9 de vantagem para o restante. Obviamente, porém, ainda faltava muito para o nível de marcas dos testes coletivos.
Aí veio um momento bem complicado para Herta. Muito mais do que apenas perder a dianteira para Josef Newgarden, que virava 1min48s657, o americano parou na curva 7 com bastante fumaça em seu carro. O vice-líder da sessão enfrentava algo que poderia comprometer o final de semana.
 
O incidente com o motor de Herta tinha uma consequência óbvia: uma longa bandeira vermelha que praticamente matou o terço final de atividade no Circuito das Américas.
 

No fim, a punição de 5 minutos para Colton por ter causado a vermelha acabou não mudando nada, já que a pausa na sessão foi bem maior que isso. Quando a verde voltou, cada piloto só teve direito a mais uma volta rápida e pouquíssima coisa foi mexida na tabela.

Indy, GP de Austin, TL1

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:48.657   6
2 C HERTA Harding Honda 1:48.794 +0.137 5
3 A ROSSI Andretti Honda 1:49.046 +0.389 4
4 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:49.501 +0.844 7
5 G RAHAL RLL Honda 1:49.508 +0.851 6
6 F ROSENQVIST Ganassi Honda 1:49.685 +1.028 8
7 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:49.720 +1.063 6
8 W POWER Penske Chevrolet 1:49.738 +1.081 6
9 S DIXON Ganassi Honda 1:49.854 +1.197 4
10 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:50.019 +1.362 8
11 M ERICSSON SPM Honda 1:50.067 +1.410 7
12 J HINCHCLIFFE SPM Honda 1:50.201 +1.544 6
13 M LEIST Foyt Chevrolet 1:50.235 +1.578 6
14 S PIGOT Carpenter Chevrolet 1:50.305 +1.648 6
15 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 1:50.399 +1.742 6
16 P O'WARD Carlin Chevrolet 1:50.490 +1.833 10
17 M ANDRETTI Andretti Honda 1:50.548 +1.891 7
18 Z VEACH Andretti Honda 1:50.910 +2.253 6
19 T SATO RLL Honda 1:51.091 +2.434 6
20 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 1:51.320 +2.663 5
21 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:51.513 +2.856 4
22 T KANAAN Foyt Chevrolet 1:51.733 +3.076 7
23 K KAISER Juncos Chevrolet 1:51.796 +3.139 8
24 E JONES Carpenter Chevrolet 1:52.630 +3.973 5

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.