Newgarden passa inspirado Wickens nas voltas finais e vence modorrento GP de Phoenix. Kanaan é 8º
A Indy teve uma primeira corrida em oval do ano bem chata em Phoenix. No entanto, uma bandeira amarela no fim agitou as voltas derradeiras, com Josef Newgarden superando Robert Wickens de pneus novos. Tony Kanaan chegou em oitavo, enquanto Matheus Leist foi 19º e Pietro Fittipaldi abandonou
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Uma bandeira amarela nas últimas 25 voltas salvou o final de um para lá de modorrento GP de Phoenix. No início deste domingo (8), o atual campeão Josef Newgarden levou a melhor em uma batalha bem interessante com um incrível Robert Wickens e, com os pneus mais novos que o concorrente novato, venceu pela primeira vez em 2018. O canadense da Schmidt Peterson, que foi pole em St. Pete e quase triunfou na abertura, bateu na trave de novo, mas salvou seu pódio de estreia na Indy.
Tudo bem que a prova não foi lá essas coisas, mas teve, sim, seus destaques. Além de Newgarden e de Wickens, o desempenho de Alexander Rossi voltou a chamar a atenção. O americano da Andretti foi, de longe, quem mais conseguiu ultrapassar e, com pneus gastos, também se destacou para salvar a terceira colocação.
Scott Dixon foi discretíssimo, mas ainda chegou em quarto, preso em Rossi nos giros derradeiros. Ryan Hunter-Reay ficou em quinto, na frente de um James Hinchcliffe que despencou com os pneus já chegando nos finalmentes.
O especialista em oval Ed Carpenter chegou em sétimo, na frente de Tony Kanaan, que teve mais um desempenho positivo em Phoenix. Graham Rahal foi o nono, enquanto Simon Pagenaud fechou o top-10 mesmo com um pit-stop desastroso no início da corrida. Sébastien Bourdais, que saiu da pole, foi 13º, prejudicadíssimo pela primeira ida aos boxes, quando perdeu muito tempo e ainda foi punido por atropelar um mecânico.
Matheus Leist teve sua corrida arruinada nos boxes, quando foi liberado por um dos mecânicos mesmo com uma roda solta. O gaúcho perdeu nove voltas ali e deixou qualquer tipo de briga.
Pietro Fittipaldi também não teve a estreia de seus sonhos. O brasileiro da Dale Coyne tinha bom ritmo e andava no meio do pelotão, mas perdeu o controle e foi o primeiro a ir para o muro de Phoenix.
Confira como foi o GP de Phoenix
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Antes mesmo da largada, o primeiro susto da corrida acontecia: Sébastien Bourdais deixou o carro morrer e, por muito pouco, não perdeu a pole. O francês, no entanto, conseguiu voltar ao grid e alinhar na ponta.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Bourdais não perdeu muito tempo atrás do piloto da Carlin, mas Pagenaud não negociou tão bem assim e viu Rossi colar ali na briga pelo segundo lugar. Power, Robert Wickens, Hunter-Reay, Josef Newgarden, Hinch, Tony Kanaan e Ed Jones não perderam tempo, bem como o 11º Pietro Fittipaldi. Matheus Leist aparecia em 15º.
A corrida entrava numa fase conturbada. Por mais que não rolassem grandes disputas, o muro seguia aparecendo, na volta 176 com Kyle Kaiser escapando do traçado e estampando a proteção, mas sequer bandeira amarela teria ali.
Ali era a abertura da terceira janela de paradas – e possivelmente a última. Hinchcliffe parou primeiro, com Wickens indo no giro seguinte e voltando bem pouquinho na frente do companheiro. No entanto, a dupla, desta vez, não teve sucesso nos boxes, ficando para trás de Jones e do novo líder Newgarden.
Enquanto Bourdais tentava alongar ao máximo seu penúltimo stint para ter qualquer chance de voltar para a corrida, Rossi começava a voar. Depois de tirar a volta de atraso, o americano já aparecia em décimo, superando Sato.
Aliás, Rossi parecia viver numa dimensão paralela. O americano não era apenas mais rápido do que todo mundo, era simplesmente o único que conseguia fazer ultrapassagens. Assim, sem tomar conhecimento, tirou Carpenter e Kanaan do caminho.
O ímpeto de Alexander meio que acabou quando o #27 virou sexto colocado. Logo depois de passar o companheiro Hunter-Reay, Rossi passou muito perto de bater no muro e, na sequência, começou a virar sequencialmente próximo aos rivais da frente, perdendo contato com Dixon, o quinto colocado.
Restavam apenas 21 giros para o final da prova e tudo parecia decidido. Mas o pódio teve uma mudança importante: Jones foi para o lado sujo e deu uma bela pancada no muro, jogando fora o melhor resultado de sua carreira logo na segunda prova pela Ganassi.
E aí que a corrida esquentou mesmo. Wickens, Hinchclffe e Rossi resolveram ficar na pista e assumiram os três primeiros lugares, enquanto Newgarden e companhia ousaram, pararam e trocaram os pneus, apostando em compostos novos para os giros derradeiros. Com apenas 15 voltas pela frente e ainda sob amarela, o top-10 tinha Wickens, Hinch, Rossi, Newgarden, Dixon, Hunter-Reay, Carpenter, Kanaan, Rahal e Sato.
Veio a relargada final e Newgarden mostrou o que faz dele ser um dos grandes pilotos do mundo atualmente. Sem medo, o americano mergulhou por fora e foi fazendo fila, até trombar em Wickens. O canadense fez jogo duríssimo e só foi batido pelo rival na antepenúltima volta, com Josef voltou a ganhar força e impulso por fora.
Wickens e Rossi, impressionantes, ainda conseguiram ir para o pódio, enquanto Hinchcliffe desabou, virando presa fácil para quem tinha os pneus menos gastos.
Indy, GP de Phoenix, Classificação Final
1 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 250 voltas | |
2 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | +2.995 | |
3 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | +3.489 | |
4 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | +3.818 | |
5 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | +4.012 | |
6 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | +9.450 | |
7 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | +9.473 | |
8 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | +9.865 | |
9 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | +10.175 | |
10 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | +10.325 | |
11 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | +10.944 | |
12 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | +1 volta | |
13 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
14 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | +1 volta | |
16 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | +1 volta | |
17 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | +2 voltas | |
18 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | +3 voltas | |
19 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | +9 voltas | |
20 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | +22 voltas | NC |
21 | 32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevrolet | +76 voltas | NC |
22 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | +97 voltas | NC |
23 | 19 | Pietro FITTIPALDI | BRA | Dale Coyne Honda | +113 voltas | NC |
ALONSO ENTRA NO ‘MODO EMPOLGOU’ ANTES DO TEMPO
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }