Newgarden supera Dixon por 0s004 e lidera segundo treino livre para Indy 500. Alonso bate e é 29º
Josef Newgarden manteve a Penske no controle das ações, mas Scott Dixon se aproximou bastante no segundo treino livre para as 500 Milhas de Indianápolis. Fernando Alonso e Felix Rosenqvist bateram forte
A boa disputa entre Chevrolet e Honda seguiu no restante do pelotão da frente. Spencer Pigot ficou com a terceira melhor marca do dia, 0s03 mais lento que Newgarden. Santino Ferrucci foi a surpresa da sessão e se colocou em quarto com a Dale Coyne.
Helio Castroneves apareceu muito bem com a Penske e foi quinto, o último dentre os pilotos que ficaram menos de 0s1 atrás do líder Newgarden. Sébastien Bourdais foi o sexto colocado. Zach Veach, Charlie Kimball, Ed Jones e Ed Carpenter completaram o top-10, na frente de um guerreiro Kyle Kaiser, ainda sem patrocínios, e de Matheus Leist, bem veloz com a Foyt.
Relacionadas
Outro brasileiro da Foyt que mostrou velocidade foi Tony Kanaan. Apenas 24º no geral, o brasileiro foi o segundo melhor sem vácuo, algo importantíssimo pensando na classificação do final de semana. Tony chegou a 224.630 mph, atrás apenas de Alexander Rossi, que andou a 224.648 mph. O top-5 ainda teve Charlie Kimball, Kaiser e Jack Harvey.
O segundo dia de treinos livres para a Indy 500 foi marcado por dois acidentes. O primeiro foi da grande estrela da edição. Ainda antes da metade da sessão, liderando em quilometragem e tentando tirar o atraso do primeiro dia, Fernando Alonso bateu na curva 3, indo parar apenas na entrada da 4. O resultado foi um carro muito danificado e mais um dia comprometido. O espanhol fez apenas 46 voltas e acabou em 29º, quase 0s6 mais lento que o líder.
A outra pancada ficou por conta de outro nome famoso do grid. Já no popular 'Happy Hour', os últimos minutos do treino livre, Felix Rosenqvist, da Ganassi, passou atravessado ao perder a traseira e deu com força no muro da curva 2. O sueco deu 95 giros no dia e conseguiu ficar no top-20.
Confira como foi o segundo treino livre da Indy
O segundo treino livre da Indy para as 500 Milhas de Indianápolis começou pontualmente às 12h (em Brasília). Desta vez, sete horas direto de muita ação com todos os carros juntos na pista. Os primeiros minutos tiveram poucos pilotos se aventurando e Charlie Kimball era o primeiro a baixar de 41s.
Day 2. Let's go.
11AM – 6PM on @NBCSportsGold ? https://t.co/lSFFyeij1u#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/YTQBOleIhm
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 15, 2019
Way to use up ALL the track, @GrahamRahal ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/oHUMrsIDaq
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 15, 2019
A bandeira verde nem demorou tanto assim para voltar, mas absolutamente nada em termos de tempo de volta mudou por mais de hora. Na verdade, a pista nem tinha um contingente tão significativo de pilotos, talvez até em reflexo do que foi a batida de Alonso.
Para se ter uma ideia, veio uma amarela de seus 15 minutos para a tradicional inspeção de pista e, depois dela, quase nada seguiu acontecendo. Daly era um que andava bastante, mas mais superando a quilometragem dos demais do que propriamente andando rápido.
Depois de bastante tempo sem qualquer movimentação no grupo da frente, Sage Karam tratou de colocar o outro carro da Dreyer & Reinbold no pelotão principal, virando a 13ª melhor marca com 0s5 de atraso para Dixon.
ICYMI, Josef Newgarden went to the top of the leaderboard in practice.
228.856 for the @Team_Penske driver. #MustBeMay pic.twitter.com/T2NQJNlMYc
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 15, 2019
O primeiro foi Newgarden, que roubou a dianteira de Dixon, que dominava havia algumas horas. O americano da Penske fez 39s326, apenas 0s004 mais veloz que o neozelandês da Ganassi. Junto dele apareceram Bourdais, saltando para quinto, Ed Carpenter, entrando na nona colocação, e Will Power, que assumia o 12º posto. Alonso já descia para o 19º, sem a menor previsão de volta para a pista.
Enquanto Felix Rosenqvist finalmente aparecia bem e virava em 39s7, a Penske seguia colocando seus carros nas primeiras colocações. Power melhorou um pouco, mas logo deixou o top-10 para a entrada justamente do companheiro Helio Castroneves, que virou quarto colocado com 39s398, entre Ferrucci e Pigot. Alonso já caía para 21º.
It's time for Happy Hour. Let's go.
Follow all the action on @NBCSportsGold: https://t.co/lSFFyezUq4#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/WK16iiyWs0
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 15, 2019
As primeiras cinco horas do TL2 se foram com Marco Andretti entrando para o grupo dos primeiros colocados e a clássica amarela posicionada para sinalizar detritos na pista. O top-10 tinha Newgarden, Dixon, Ferrucci, Castroneves, Pigot, Bourdais, Jones, Carpenter, Andretti e Pagenaud. Alonso era 23º, enquanto Kanaan vinha em 26º e Leist era 32º. Apenas o 30º melhor no geral, Rossi liderava sem vácuo.
Veio o famoso período do Happy Hour e Kimball e Veach fizeram as honras, subindo para oitavo e sétimo, respectivamente. Impressionava o equilíbrio, com os cinco primeiros separados por menos de 0s1.
A pista começava a lotar e não demorou nada para que a confusão voltasse a rolar. Desta vez, Rosenqvist perdeu a traseira do carro e foi atravessado bater na curva 2. Na volta, com o impacto, quase levou Power e Harvey junto. Apesar de ter ficado tudo bem com o sueco, trabalho grande para os fiscais e amarela novamente acionada.
A bandeira verde voltou com 40 minutos pela frente e, obviamente, a pista foi atacada. Destaque inicial para Pigot, que rapidamente já cravava a terceira melhor marca e mostrava toda a força da Carpenter, que também tinha Jones em nono e Ed em décimo.
Quando Leist crescia na sessão e botava a Foyt no bolo, em 12º, a famosa inspeção de pista entrou em cena, em mais uma aparição de bandeiras amarelas. E elas ali ficaram até os últimos 20 minutos do dia.
Só que não teve muito tempo de bandeira verde, logo a direção de prova acionou nova amarela e aí foi realmente o fim do treino livre, com Newgarden e Dixon colados em primeiro e segundo.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, TL2:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 39.326 | 82 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 39.330 | +0.004 | 109 |
3 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 39.360 | +0.034 | 108 |
4 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 39.377 | +0.051 | 90 |
5 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 39.398 | +0.072 | 68 |
6 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 39.427 | +0.101 | 104 |
7 | Z VEACH | Andretti Honda | 39.464 | +0.138 | 107 |
8 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | 39.565 | +0.239 | 94 |
9 | E JONES | Scuderia Corsa Chevrolet | 39.595 | +0.269 | 91 |
10 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 39.614 | +0.288 | 90 |
11 | K KAISER | Juncos Chevrolet | 39.634 | +0.308 | 79 |
12 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 39.641 | +0.315 | 85 |
13 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 39.641 | +0.315 | 80 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 39.646 | +0.320 | 100 |
15 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 39.677 | +0.351 | 85 |
16 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 39.685 | +0.359 | 95 |
17 | T SATO | RLL Honda | 39.689 | +0.363 | 120 |
18 | C DALY | Andretti Honda | 39.703 | +0.377 | 112 |
19 | O SERVIÀ | SPM Honda | 39.703 | +0.377 | 88 |
20 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 39.710 | +0.384 | 86 |
21 | W POWER | Penske Chevrolet | 39.716 | +0.390 | 97 |
22 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | 39.746 | +0.420 | 70 |
23 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 39.754 | +0.428 | 58 |
24 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 39.759 | +0.433 | 63 |
25 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 39.812 | +0.486 | 106 |
26 | S KARAM | DRR Chevrolet | 39.849 | +0.523 | 37 |
27 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 39.877 | +0.551 | 99 |
28 | M ERICSSON | SPM Honda | 39.879 | +0.553 | 111 |
29 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 39.923 | +0.597 | 46 |
30 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 39.924 | +0.598 | 114 |
31 | J KING | RLL Honda | 39.948 | +0.622 | 132 |
32 | J HINCHCLIFFE | Meyer Shank Honda | 39.954 | +0.628 | 112 |
33 | C HERTA | Harding Honda | 40.053 | +0.727 | 111 |
34 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.063 | +0.737 | 46 |
35 | P MANN | Clauson-Marshall Chevrolet | 40.098 | +0.772 | 55 |
36 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 40.114 | +0.788 | 90 |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |