Nos 50 anos da ‘Maldição Andretti’, Marco admite que “provavelmente ia chorar” com vitória na Indy 500

Marco Andretti vai ter mais uma chance de vencer em Indianápolis. Agora mais experiente, Marco, terceira geração da família Andretti a correr a prova, não se estressa tanto em maio. Mesmo assim, abre o jogo: o choro é livre numa eventual vitória no IMS 50 anos após seu avô Mario conseguir o feito

A famosa Maldição dos Andretti é uma das lendas mais famosas do esporte a motor internacional. Apesar de décadas de sucesso, a tradicional família norte-americana venceu as 500 Milhas de Indianápolis apenas uma vez, em 1969, e deixou um longo rastro de fracassos doloridos. 50 anos após a vitória do avô Mario, Marco Andretti vai derramar lágrimas se vencer a corrida neste ano.
 
Andretti não tentou esconder: deixou claro que vai se emocionar se vencer a Indy 500 em qualquer momento, mas nessa temporada seria algo emocionante. O tempo, ele garante, fez com que se tornasse alguém mais tranquilo.
 
"Pensei nisso. Quero vencer qualquer edição da Indy 500, mas se houver uma [especial] para ganhar, então com certeza é essa. As pessoas perguntam 'O que você faria? Como ia reagir?': eu provavelmente iria chorar. Eu iria sentir 49 anos de 'quases', tudo ia se misturar com como eu estaria me sentindo. Mas seria incrível", disse.
 
"Eu costumava ficar estressado e perder o sono — [pensando] hoje foi bom ou hoje foi ruim — e nada disso importa. O domingo é o que importa", avaliou.
Marco Andretti (Foto: Chris Owens/Indy)

"Tudo bem, a classificação importa, porque pontos estão em jogo, mas não importa para a corrida. Larguei na primeira fila, já larguei lá atrás, mas é sempre sobre o domingo. Importa é ter um bom domingo. Então agora eu me estresso menos durante o mês", explicou.

 
A Indy 500 não é a única meta para esse ano, entretanto. Marco teve um rendimento respeitável em 2018 na comparação com anos passados e se animou com as possibilidades para a temporada que se avizinha. Habilidoso em ovais, Marco quer vitórias em outro tipo de traçado em 2019.
 
"Ano passado eu disse que queria uma pole em pista de rua, e conseguimos [em Detroit]. Mas esse ano eu quero uma vitória em pista de rua, com certeza. Estamos à distância de um bom domingo de ganhar a Indy 500, o que seria incrível. Mas seria legal ter mais de uma vitória no ano, basicamente capitalizando aquelas que estivemos na briga para vencer", seguiu.
 
Outra situação para a qual ele aponta está na engenharia. Mark Bryant é seu novo engenheiro de corridas, lugar que antes era de Nathan O'Rourke.
 
"Sendo um veterano agora é fácil me importar demais qualquer aspecto do carro. Preciso me afastar e guiar o carro. O motivo pela qual você vê tantos novatos rápidos é porque a ignorância é uma bênção algumas vezes quando você está chegando e dizendo o que o carro faz, e o engenheiro vai lá e conserta", analisou.
 
Marco Andretti (Foto: IndyCar)

"Mas é difícil, como veterano, não ter noções preconcebidas do que uma mudança vai fazer com o carro. Preciso me tirar desse pensamento e fazer menos nessa questão de engenharia. Então essa mudança é boa. Ele me disse para avisar o que o carro tem de errado que ele conserta. É uma boa sensação, menos pressão. Posso voltar a apenas guiar o carro. A parte de comunicação é enorme. Parece bobo e muito simples, mas é difícil", falou.

 
"Ele estudou meu estilo e deu muitas ideias sobre como pode me ajudar, conhece algumas falhas nas quais tenho que trabalhar e sabe que se focarmos nessas áreas certas podemos ser rápidos o bastante em outros tipos de pista", encerrou.
 
A Indy realizou dois dias de testes coletivos em Austin e agora começa a temporada em 10 de março, em St.Pete.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.