Novo formato e treinos com pouca duração deixam pilotos "sem ideia" de como vai ser classificação para Indy 500

Uma classificação com sistema modificado e confuso e os poucos treinos com acerto para a tal classificação criam um ponto de interrogação imenso na cabeça de pilotos e equipes em Indianápolis

 cobertura 'in loco' da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO
 As imagens deste sábado da Indy em Indianápolis
icone_TV  A programação do fim de semana do automobilismo  

O sábado (17) era certo e sabido como o primeiro dia de treinos classificatórios para as 500 Milhas de Indianápolis, mas vivê-lo tornou-se uma dúvida quase cruel. A mistura do novo formato para definição do grid e a ausência de treinos apropriados nas condições de hoje mexeram com a cabeça dos pilotos. Tem gente que assumidamente diz que não tem ideia de como o dia vai ser. E a temperatura baixa, em torno de 6ºC pela manhã, traz mais pontos de interrogação.

Ao sistema, primeiro: baseado no sorteio de ontem, tradicional como um bingo, todo mundo tem a chance de entrar uma vez na pista para garantir seu tempo, composto pela média das quatro voltas — aqui exposta em milhas. Se o piloto e/ou a equipe não quiserem, abortam e vão para o fim da fila. Só depois que o último da lista fizer sua coletânea é que os demais podem treinar novamente, abortando sua passagem anterior — isto é, mesmo se fizerem um tempo/média mais lento, acabam ficando com ele. Isto não mudou.

Townsend Bell e Will Power (Foto: IndyCar)

Às 17h50 locais — sempre coloque uma a mais em relação a Brasília —, os 30 primeiros têm suas vagas garantidas e seguras, mas terão de voltar à pista no domingo para estabelecer suas posições de largada. Os nove melhores vão disputar o Fast Nine em uma sessão separada, às 14h. A última fila é que é definida hoje, e sem o 'bump' — já que não tem um carrinho a mais para brincar e tentar tirar alguém do grid —, os três últimos são aqueles que não têm o de fazer amanhã.

Para dar peso ao esquema de hoje, a princípio desnecessário porque só se trata de uma pré-formação, a Indy determinou um sistema de pontos: ao mais rápido, 33, e vai caindo um ponto até chegar no último, o 33º, que leva 1.

Ainda um detalhe em relação aos pontos: as provas de 500 Milhas neste ano valem o dobro. Assim, o cara que fizer a pole e vencer em Indianápolis pode sair com 145 pontos — pontuação que, hoje, daria a um piloto como Jacques Villeneuve ou Townsend Bell, que participam só desta prova, a terceira colocação no campeonato.

Jacques Villeneuve em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Para o domingo, tudo é zerado. A partir das 10h15, os carros acima de décimo vão para a pista para suas novas voltas de classificação. Tanto nesta parte quanto no Fast Nine, os pilotos entram na ordem inversa às colocações do dia anterior, ou seja, o 30º é o primeiro a treinar em sua parte, depois o 29º, e por aí vai; na disputa da pole, começa pelo nono, oitavo, etc.

"Eu vou deixar isso nas mãos da equipe", declarou Helio Castroneves, levemente confuso com o esquema acima. 

Agora, à falta de treinos: com a chuva e a alternância de tempo em Indianápolis, todo mundo está sem saber exatamente o que os outros podem dar na classificação. "Não acho que alguém realmente saiba onde o outro está porque ninguém fez simulações de classificação apropriadas", disse Will Power, líder do campeonato. Marco Andretti corroborou o colega. "É o primeiro ano que estou aqui que nem tenho ideia se vou largar na pole ou ser 15º."

O jeito é seguir a linha acelerar e ver no que dá. "É ir o mais rápido que puder", resumiu Helio, um dos favoritos à pole pelo tempo que fez ontem, o segundo melhor. Em um treino que durou apenas 18 minutos.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 500 Milhas de Indianápolis com os repórteres Victor Martins e Evelyn Guimarães. Para acompanhar o noticiário completo, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.