Organização da prova de Detroit anuncia ampliação e recapeamento do circuito para edição de 2013

A primeira de três rodadas duplas da temporada de 2013 da Indy acontecerá em um circuito um pouco diferente do que recebeu a edição de 2012 da prova. O objetivo dos organizadores é produzir uma corrida com mais disputas e menos problemas

O circuito urbano de Detroit estará bastante modificado quando a Indy passar por lá nos dois primeiros dias de junho de 2013. Palco da primeira de três rodadas duplas que a categoria norte-americana realizará na próxima temporada, a pista de Belle Isle será ampliada e recapeada, para evitar os problemas que aconteceram neste ano e se tornar mais atraente para os pilotos e o público.

Em 2012, Detroit foi uma das etapas mais problemáticas da Indy. Com o piso se desfazendo em uma curva e a abertura de buracos no local, a prova precisou ser interrompida para que os devidos reparos fossem feitos. Para piorar, a chuva e o anoitecer se aproximaram e também começaram a ameaçar o desenrolar do evento. No fim, apenas 60 das 90 voltas programadas foram completadas para que Scott Dixon ficasse com a vitória.

Prova de 2012 precisou ser paralisada para que reparos fossem feitos ao piso da pista de Belle Isle (Foto: IndyCar/LAT USA)

A mudança mais significativa dentre as anunciadas pela organização da prova disputada no estado de Illinois é a ampliação do traçado. 400 metros de pista serão adicionados após a curva 3. O objetivo da organização é criar um ponto de ultrapassagem a mais e tornar as disputas por posição mais dinâmicas. Assim, a extensão da volta subirá para 3734 metros, como era entre 1997 e 2001.

“É fantástico ver que eles estão extendendo a pista”, exclamou o piloto da Penske Will Power, vice-campeão de 2012. “Um ponto muito bom de ultrapassagem será criado e o circuito ficará melhor. É o que esse lugar precisa”, afirmou o australiano. Sébastien Bourdais também elogiou: “Eles acrescentaram quando precisavam apenas ajustar algumas áreas”.

Com relação à correção dos defeitos no piso, o concreto deteriorado de alguns pontos do traçado será removido e uma nova camada será aplicada. O sistema de drenagem também está no checklist dos operários.

Apenas dois pilotos venceram duas vezes em provas da Indy em Belle Isle, os brasileiros Emerson Fittipaldi (1989 e 1991) e Helio Castroneves (2000 e 2001). A vitória de Helio em 2000, a propósito, foi a sua primeira na categoria. Antes de 2012, Detroit estava fora do calendário da Indy desde 2008.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube