Organização da prova de Detroit anuncia ampliação e recapeamento do circuito para edição de 2013

A primeira de três rodadas duplas da temporada de 2013 da Indy acontecerá em um circuito um pouco diferente do que recebeu a edição de 2012 da prova. O objetivo dos organizadores é produzir uma corrida com mais disputas e menos problemas

O circuito urbano de Detroit estará bastante modificado quando a Indy passar por lá nos dois primeiros dias de junho de 2013. Palco da primeira de três rodadas duplas que a categoria norte-americana realizará na próxima temporada, a pista de Belle Isle será ampliada e recapeada, para evitar os problemas que aconteceram neste ano e se tornar mais atraente para os pilotos e o público.

Em 2012, Detroit foi uma das etapas mais problemáticas da Indy. Com o piso se desfazendo em uma curva e a abertura de buracos no local, a prova precisou ser interrompida para que os devidos reparos fossem feitos. Para piorar, a chuva e o anoitecer se aproximaram e também começaram a ameaçar o desenrolar do evento. No fim, apenas 60 das 90 voltas programadas foram completadas para que Scott Dixon ficasse com a vitória.

Prova de 2012 precisou ser paralisada para que reparos fossem feitos ao piso da pista de Belle Isle (Foto: IndyCar/LAT USA)

A mudança mais significativa dentre as anunciadas pela organização da prova disputada no estado de Illinois é a ampliação do traçado. 400 metros de pista serão adicionados após a curva 3. O objetivo da organização é criar um ponto de ultrapassagem a mais e tornar as disputas por posição mais dinâmicas. Assim, a extensão da volta subirá para 3734 metros, como era entre 1997 e 2001.

“É fantástico ver que eles estão extendendo a pista”, exclamou o piloto da Penske Will Power, vice-campeão de 2012. “Um ponto muito bom de ultrapassagem será criado e o circuito ficará melhor. É o que esse lugar precisa”, afirmou o australiano. Sébastien Bourdais também elogiou: “Eles acrescentaram quando precisavam apenas ajustar algumas áreas”.

Com relação à correção dos defeitos no piso, o concreto deteriorado de alguns pontos do traçado será removido e uma nova camada será aplicada. O sistema de drenagem também está no checklist dos operários.

Apenas dois pilotos venceram duas vezes em provas da Indy em Belle Isle, os brasileiros Emerson Fittipaldi (1989 e 1991) e Helio Castroneves (2000 e 2001). A vitória de Helio em 2000, a propósito, foi a sua primeira na categoria. Antes de 2012, Detroit estava fora do calendário da Indy desde 2008.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.