Pagenaud avalia temporada e garante ainda não saber onde guiar em 2015: “Só preciso tomar uma decisão”

Num ano de domínio da Penske, Simon Pagenaud desafiou guiando pela SPM e chegou ao fim da temporada brigando pelo título. Acabou na quinta colocação, mas como o nome mais desejado para 2015. O francês assegurou que está analisando prós e contras e terá uma decisão sobre onde irá guiar em breve

Indo para sua quarta temporada na Indy, Simon Pagenaud se colocou de vez entre os principais nomes da categoria. Inclusive, com seu contrato com a SPM chegando ao fim, é o nome mais cotado nas grandes equipes para o próximo ano. 
 
O francês esteve na luta pelo título até a última prova da temporada 2014, em Fontana, sendo o único piloto a desafiar a soberania que a Penske teve na temporada, com os líderes Will Power e Helio Castroneves.
 
No fim das contas, os problemas em Fontana o deixaram na quinta colocação do campeonato, atrás da Ganassi do três vezes campeão da categoria, Scott Dixon, e de mais uma Penske, de Juan Pablo Montoya. Ainda assim, Pagenaud foi uma das estrelas do ano e vê seu nome envolto a boatos que colocam Andretti e Ganassi como possíveis destinos. Antes de fazer a decisão sobre onde vai guiar no próximo ano, o #77 fez uma avaliação de seu 2014.
Simon Pagenaud chegou a Fontana com chances de título (Foto: Divulgação/IndyCar)
"Pessoalmente, me coloco em situações difíceis que poderia evitar, isso por ser agressivo demais. Algumas vezes, exagerei, o que é incomum para mim. Outras vezes, tentei até meu limite e consegui. Ano que vem, posso conquistar mais pontos evitando situações como em Detroit, quando Will e eu batemos. Não cometi muitos desses erros, mas esse é um que se destaca", lembrou.
 
"Tive alguns problemas mecânicos com os freios, especificamente, mas o time não pode fazer algo sobre isso, foram fatores externos. Estávamos em boa posição em Houston até que problemas no freio nos tirassem. Francamente, creio que o time fez um grande trabalho e nos recuperamos bem de corridas difíceis, como Sonoma", falou.
 
"Você está montando seu banco de dados, seus ajustes para cada pista. Quando volta, é mais fácil melhorar. Acredito que nossas classificações foram melhores esse ano. Na maior parte, precisamos melhorar em ovais", declarou.
 
Sobre as propostas, disse que é momento de analisar e ver onde os prós e contras se equilibram, mas não deu muitas pistas.
 
"Nesse momento, estou analisando o que fazer no ano que vem, ainda não estou decidido. Tenho tentado me afastar do automobilismo e colocar tudo no papel para ver qual a melhor situação. Não tenho pressa. Estou sendo pressionado a tomar uma decisão, mas ainda não há decisão", garantiu.
 
"Tenho muitas decisões para tomar. Muitos prós e contras, e analisarei antes de decidir e seguir em frente. Até esse momento, tem existido interesse, o que é bom, uma grande recompensa. Só preciso tomar uma decisão", assegurou.
 
O piloto também falou sobre algumas semelhanças entre sua carreira e a de Power. Ambos chegaram a ser companheiros de equipe na Champ Car, em 2007. De lá, Power foi direto para a Indy, enquanto Pagenaud, três anos mais novo, ainda passou pela American Le Mans Series antes de chegar à Indy.
Simon Pagenaud precisa fazer uma escolha importante logo (Foto: IndyCar)
Pagenaud aproveitou para elogiar Power, exaltando a forma que o australiano tem se apresentado nos últimos cinco anos.
 
"Acho que há muitos paralelos, porque nosso passado é bem parecido. Agora, sinto como se já pudesse vencer o campeonato. Mas, sim, o dia em que estiver bem melhor nos ovais, então tudo vai mudar. A briga pelo título será bem mais fácil", disse.
 
"Até agora, vejo alguma semelhança. Mas temos nossas próprias jornadas, e vejo que Will tem estado com a Penske faz algum tempo e está dando certo para ele. Ele disputa o título todos os anos. Terminou em segundo por três anos, OK, mas quem pode dizer que foi segundo colocado três vezes seguidas?", questionou.
 
"Se olharmos para as últimas cinco temporadas, veremos que ele sempre esteve entre os quatro primeiros.  Isso é impressionante. Estou feliz por Will vencer o campeonato, tenho certeza que era uma reputação difícil", encerrou.

A temporada 2015 da Indy deve começar em março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.