Pagenaud diz viver “primeira temporada dos sonhos” e planeja disputar título já em 2013

Simon Pagenaud vem surpreendendo em sua temporada de estreia. Prestes a garantir o título de novato do ano, o francês ocupa a sexta posição no campeonato, com 317 pontos, e acredita que poderá crescer ainda mais no próximo ano

Melhor novato do ano, Simon Pagenaud traça planos ambiciosos para seu futuro na Indy. Sexto colocado na atual temporada, a sua primeira completa na categoria norte-americana, o francês declarou ao site da Indy que, com a experiência que está adquirindo neste ano, se vê na briga pelo título já em 2013.

Com 137 pontos a mais que Josef Newgarden, Pagenaud precisa apenas de um oitavo lugar na etapa de Sonoma, marcada para o dia 26, para faturar por antecipação o título de Novato do Ano. O bom retrospecto do piloto da Sam Schimidt inclui cinco top-5 e sete top-10 nas doze corridas disputadas até aqui. Em Mid-Ohio, no começo de agosto, ele subiu ao pódio, na terceira posição.

Pagenaud terminou a etapa de Mid-Ohio na terceira colocação (Foto: IndyCar/LAT USA)

A boa fase o fez definir 2012 como “a primeira temporada dos sonhos”. Cauteloso, porém, Pagenaud ressaltou que está é só a primeira temporada. “Eu sempre tenho de lembrar disso”, afirmou. Isso porque se trata de um ano de aprendizado.

“Estou feliz pelo o que está acontecendo, mas estou sempre me perguntando como nós podemos melhorar”, disse o piloto, que já havia participado de três provas em 2011. “Você sempre começa uma temporada pensando que pode vencer. Do contrário, você não conseguirá. É ainda melhor quando isso é realidade. Agora, a cada fim de semana, você vê o nível subir e pensa que poderia ter feito melhor”, acrescentou.

O motivo da confiança de Pagenaud para a próxima temporada está na experiência a mais que ele terá. O francês crê que, agora, é preciso acertar os detalhes para que suba um degrau e passe a brigar por vitórias na Indy: “Você vê o que o [Will] Power faz na classificação, como ele é forte. O que o [Scott] Dixon e a equipe dele [Ganassi] fizeram em Mid-Ohio. Todos esses detalhes são importantes”.

O conhecimento dos pneus é, para Pagenaud, outro ponto em que ele precisa se aprimorar. “Não estamos lá ainda porque eu estou aprendendo a lidar com os pneus vermelhos”, justificou, antes de voltar a citar o líder do campeonato: “Will sabe como se comportam os pneus vermelhos, então ele antecipa o que precisa fazer com o carro”.

“Não estamos lá ainda [brigando por vitórias] porque eu estou aprendendo a lidar com esses pneus. No próximo ano, será diferente”, garantiu o francês. “Temos nosso banco de dados e teremos aprendido o que precisamos saber a respeito da pressão dos pneus e coisas do tipo”, revelou o piloto, reconhecendo que o aprendizado também ocorre por parte da equipe.

“Estes pequenos detalhes serão muito importantes no próximo ano para tentarmos lutar pelo campeonato”, finalizou Pagenaud.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube