Pagenaud diz viver “primeira temporada dos sonhos” e planeja disputar título já em 2013

Simon Pagenaud vem surpreendendo em sua temporada de estreia. Prestes a garantir o título de novato do ano, o francês ocupa a sexta posição no campeonato, com 317 pontos, e acredita que poderá crescer ainda mais no próximo ano

Melhor novato do ano, Simon Pagenaud traça planos ambiciosos para seu futuro na Indy. Sexto colocado na atual temporada, a sua primeira completa na categoria norte-americana, o francês declarou ao site da Indy que, com a experiência que está adquirindo neste ano, se vê na briga pelo título já em 2013.

Com 137 pontos a mais que Josef Newgarden, Pagenaud precisa apenas de um oitavo lugar na etapa de Sonoma, marcada para o dia 26, para faturar por antecipação o título de Novato do Ano. O bom retrospecto do piloto da Sam Schimidt inclui cinco top-5 e sete top-10 nas doze corridas disputadas até aqui. Em Mid-Ohio, no começo de agosto, ele subiu ao pódio, na terceira posição.

Pagenaud terminou a etapa de Mid-Ohio na terceira colocação (Foto: IndyCar/LAT USA)

A boa fase o fez definir 2012 como “a primeira temporada dos sonhos”. Cauteloso, porém, Pagenaud ressaltou que está é só a primeira temporada. “Eu sempre tenho de lembrar disso”, afirmou. Isso porque se trata de um ano de aprendizado.

“Estou feliz pelo o que está acontecendo, mas estou sempre me perguntando como nós podemos melhorar”, disse o piloto, que já havia participado de três provas em 2011. “Você sempre começa uma temporada pensando que pode vencer. Do contrário, você não conseguirá. É ainda melhor quando isso é realidade. Agora, a cada fim de semana, você vê o nível subir e pensa que poderia ter feito melhor”, acrescentou.

O motivo da confiança de Pagenaud para a próxima temporada está na experiência a mais que ele terá. O francês crê que, agora, é preciso acertar os detalhes para que suba um degrau e passe a brigar por vitórias na Indy: “Você vê o que o [Will] Power faz na classificação, como ele é forte. O que o [Scott] Dixon e a equipe dele [Ganassi] fizeram em Mid-Ohio. Todos esses detalhes são importantes”.

O conhecimento dos pneus é, para Pagenaud, outro ponto em que ele precisa se aprimorar. “Não estamos lá ainda porque eu estou aprendendo a lidar com os pneus vermelhos”, justificou, antes de voltar a citar o líder do campeonato: “Will sabe como se comportam os pneus vermelhos, então ele antecipa o que precisa fazer com o carro”.

“Não estamos lá ainda [brigando por vitórias] porque eu estou aprendendo a lidar com esses pneus. No próximo ano, será diferente”, garantiu o francês. “Temos nosso banco de dados e teremos aprendido o que precisamos saber a respeito da pressão dos pneus e coisas do tipo”, revelou o piloto, reconhecendo que o aprendizado também ocorre por parte da equipe.

“Estes pequenos detalhes serão muito importantes no próximo ano para tentarmos lutar pelo campeonato”, finalizou Pagenaud.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.