Palou acerta muro com força e vira terceiro novato a bater na Indy 500

Álex Palou era um candidato ao prêmio de novato do ano, mas encontrou o muro na volta 122. Se juntou com Dalton Kellett e Oliver Askew como os novatos fora da corrida

Álex Palou era o nono colocado da Indy 500 de 2020, realizada neste domingo (23), quando encontrou o muro. O piloto espanhol perdeu o controle na curva 1 na volta 122, quando perdeu o controle e bateu. Foi o terceiro entre os novatos a abandonar.

O piloto saiu com lentidão do #55 da Dale Coyne, mas sem ferimentos.

A pancada forte de Palou em Indianápolis (Vídeo: Indycar)

Os dez últimos novos vencedores da Fórmula 1

Ao cruzar a linha de chegada no mítico circuito de Monza e vencer de forma incrível o GP da Itália, Pierre Gasly tornou-se o 109º piloto da história a triunfar em uma corrida do Mundial de Fórmula 1. A bordo do carro da AlphaTauri empurrado pelo motor Honda, o francês de 24 anos quebrou uma hegemonia do trio Mercedes-Red Bull-Ferrari que durava desde quando Kimi Räikkönen faturou o GP da Austrália de 2013 com a Lotus, sucessora e, ao mesmo tempo, antecessora da Renault como conhecemos hoje. Gasly entrou para a galeria dos novos vencedores da F1.

Trata-se de uma façanha e tanto. Mas também é verdade que, cada vez menos, a Fórmula 1 conhece novos pilotos vencedores. Desde que Heikki Kovalainen venceu o GP da Hungria de 2008 a bordo da McLaren e tornou-se o 100º homem da história a triunfar em uma etapa do Mundial, somente outros nove competidores triunfaram pela primeira vez. E tudo isso num espaço de quase 11 anos.

Tudo depende muito da ordem de forças e da dinâmica da Fórmula 1 em cada temporada. Naquele 2008, por exemplo, além de Kovalainen e Sebastian Vettel, que assim como Gasly, venceu em Monza a bordo da Toro Rosso, antigo nome da AlphaTauri, Robert Kubica subiu ao topo do pódio pela primeira e única vez na carreira a bordo de uma BMW que despontava como uma das forças daquele campeonato.

Com o passar dos anos e a polarização da Fórmula 1, sobretudo a partir do início da era híbrida de motores, vencer corridas tornou-se praticamente um monopólio de quem corria por Mercedes, Red Bull e Ferrari. Tanto que, entre 2014 e 2019, quatro pilotos provaram o doce sabor da vitória pela primeira vez, e sempre correndo por uma dessas equipes. Até que Gasly quebrou a sequência no último domingo. Tudo isso só representa, ainda que a conquista do francês tenha sido circunstancial, o gigante feito logrado em Monza.

A seguir, GRANDE PREMIUM elenca os dez últimos novos vencedores da Fórmula 1. De Kovalainen a Gasly, há quem hoje esteja aposentado das pistas, quem ainda dispute suas corridas aqui e ali, quem planeja voltar a acelerar e também aqueles que ainda têm no horizonte o sonho de um dia ser campeão mundial da principal categoria do esporte a motor.

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