O’Ward derrota Rossi e crava pole do GP do Alabama. Grosjean larga em 7º na estreia

Pato O'Ward colocou a McLaren na frente no grid de largada do GP do Alabama. Romain Grosjean vai estrear na sétima posição

A classificação do GP do Alabama foi bastante divertida até o final. Neste sábado (17), melhor para Pato O’Ward, que cravou 1min05s848, derrotando Alexander Rossi por apenas 0s07. Foi a segunda pole da carreira do mexicano e também a segunda da McLaren na aventura na Indy.

Atrás de Rossi, Álex Palou parte de terceiro depois de mais uma bela performance na estreia com a Ganassi. Will Power, Scott Dixon e Marcus Ericsson fecharam a turma do Fast Six.

https://open.spotify.com/episode/7cAkbLrIeKpiUOXYpzNd18

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean deu um excelente cartão de visitas e se colocou em sétimo no grid, muito perto de avançar ao Fast Six logo na estreia. Atual vice-campeão, Josef Newgarden sai do oitavo lugar, seguido por Colton Herta e Conor Daly.

A primeira fase já deixou pelo caminho alguns pilotos importantes do grid. Simon Pagenaud larga em 15º, enquanto Ryan Hunter-Reay sai de 17º, Graham Rahal, 18º, Takuma Sato é 19º, Jimmie Johnson, 21º, e Felix Rosenqvist é 22º.

A largada do GP do Alabama está prevista para 16h30 (horário de Brasília).

PATO O'WARD; MCLAREN; MCLAREN SP; INDY; TEXAS; TESTE;
Pato O’Ward sai na pole em Barber (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid do GP do Alabama

Depois de 5 minutos de atraso causados pela queda de luz e instalação de gerador, a Indy foi para a pista para definir o grid de largada do GP do Alabama, em Barber, às 19h (em Brasília). O esquema foi o tradicional: dois grupos iniciais em que os seis mais rápidos de cada grupo avançavam para a segunda fase, com 12, e, depois, Fast Six pela pole.

O primeiro grupo foi formado por Josef Newgarden, Scott McLaughlin, Dalton Kellett, Marcus Ericsson, Álex Palou, Will Power, Ed Jones, Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Jimmie Johnson e Jack Harvey.

O início foi padrão, com a maioria dos pilotos com pneus duros, deixando os macios para a segunda metade da sessão. Quem se destacou foi Ericsson, McLaughlin e Palou, os únicos andando abaixo de 1min07s até então.

GUIA INDY 2021
+ Grid cheio, Penske e Ganassi em expansão: as equipes e pilotos da Indy
+ Enzo Fittipaldi troca Europa por Estados Unidos e mira título na Pro 2000
+ Porto mira estabilidade e luta “de igual para igual” por título da USF2000

+ Grosjean é cereja no bolo do intercâmbio recente de Fórmula 1 com Indy
+ Novatos ‘fakes’, Johnson e McLaughlin encaram realidades distintas
+ “Mais completo do que nunca”, Castroneves mira pódios com Meyer Shank

Com os macios, os tempos começaram a surgir já no minuto final, virando aquela loucura tradicional da Indy. Palou rompeu a barreira de 1min06s e confirmou-e como um forte candidato a cravar a pole, mas mais gente veio rápido na sequência, como Newgarden e Power.

No fim, foram justamente os três os líderes, com Palou em 1min05s903, Power colado, Newgarden, McLaughlin, Ericsson e Harvey fechando os classificados. Jones, Pagenaud, Hunter-Reay, Sato, Johnson e Kellett ficavam pelo caminho.

Simon Pagenaud caiu ainda no Q1 do GP do Alabama (Foto: IndyCar)

Grosjean brilha, Dixon avança no sufoco

O segundo grupo foi para a pista pouco depois do fim do primeiro, mas teve uma bandeira verde rápida, quase que voadora. É que James Hinchcliffe, logo de cara, perdeu o carro e foi parar na barreira de pneus da curva 6, causando a bandeira vermelha quando só Colton Herta tinha tempo anotado.

Além dos dois, estavam no grupo 2 Alexander Rossi, Scott Dixon, Felix Rosenqvist, Pato O’Ward, Conor Daly, Sébastien Bourdais, Romain Grosjean, Rinus VeeKay, Max Chilton e Graham Rahal.

Com a pausa forçada por Hinch, o esquema do pelotão foi meio diferente, com pneus macios colocados mais cedo. E Grosjean começou forte, liderando, ainda que em uma marca um tanto alta: 1min07s7. VeeKay vinha atrás.

GUIA INDY 2021
+ Dixon e Newgarden chegam favoritos em duelo que pode marcar geração
+ Pós-pandemia, Indy mantém regulamento e atrasa nova geração de carros
Pietro Fittipaldi retorna à Indy depois de três anos e consolidação é objetivo
+ Ganassi muda tudo, mas ainda precisa apostar fichas em Dixon na Indy

O minuto final chegou e, com ele, os principais tempos da sessão. Surpreendentemente, lá estava de novo Grosjean, cravando 1min06s0, ali já sendo muito mais competitivo. O’Ward bateu o ex-F1 no detalhe, tomando a dianteira do segundo grupo da classificação do GP do Alabama com 0s001 de vantagem.

No fim, Grosjean conseguiu avançar logo na estreia na Indy e em segundo em seu grupo, atrás de O’Ward, que salvou lindamente uma escapada. Daly, Rossi, Rosenqvist, que foi parar na brita, e Dixon vieram na sequência. Herta cairia, mas a escapada fez Felix ser jogado para 11º por causar bandeira vermelha, sendo eliminado junto com VeeKay, Bourdais, Rahal, Chilton e, claro, Hinchcliffe.

Romain Grosjean larga em um ótimo sétimo lugar no GP do Alabama (Foto: IndyCar)

O’Ward lidera segunda fase. Grosjean e Newgarden caem

A segunda fase da classificação teve 12 carros, sendo três da Penske, três da Ganassi, dois da Andretti, a Dale Coyne de Grosjean, a McLaren de O’Ward, a Carpenter de Daly e a Meyer Shank de Harvey.

Todos abriram os trabalhos com os pneus duros, com Herta chamando a atenção em bela volta com 1min06s4, seguido de perto por O’Ward, Ericsson e Palou, mas seriam mesmos os macios que definiriam a ordem no Fast Six.

E aí foi a loucura de sempre, com O’Ward partindo para a dianteira com 1min05s502. Power, Palou, Ericsson, Dixon e Rossi também se garantiram na disputa da pole, enquanto que Grosjean, Newgarden e Herta bateram na trave, acabando eliminados. Junto deles, Daly, Harvey e McLaughlin também ficaram pelo caminho.

Alexander Rossi quase conquistou a pole em Barber (Foto: IndyCar)

O’Ward bate Rossi e é pole

O Fast Six foi bem peculiar, com Power e Dixon saindo antes dos demais e dando voltas não mais do que tímidas, pouco competitivas e quase que cumprindo tabela.

A disputa, então, ficou para O’Ward e Rossi, já que Palou não conseguiu imprimir o mesmo ritmo de sessões anteriores e parou em terceiro, na frente de Power e Dixon. E o mexicano levou a melhor, virando 1min05s848 para pegar a posição de honra na corrida deste domingo. Faltaram apenas 0s007 para Alexander na disputa, que ao menos começa o ano muito melhor que em 2020.

Indy 2021, GP do Alabama, Barber, Grid de largada:

1P O’WARDMcLaren Chevrolet1:05.848 
2A ROSSIAndretti Honda1:05.918+0.070
3A PALOUGanassi Honda1:06.054+0.206
4W POWERPenske Chevrolet1:06.119+0.271
5S DIXONGanassi Honda1:06.398+0.550
6M ERICSSONGanassi Honda1:06.410+0.562
7R GROSJEANDale Coyne Honda1:05.764
8J NEWGARDENPenske Chevrolet1:05.790
9C HERTAAndretti Honda1:05.796
10C DALYCarpenter Chevrolet1:05.912+0.064
11J HARVEYMeyer Shank Honda1:05.963+0.115
12S McLAUGHLINPenske Chevrolet1:06.723+0.875
13E JONESDale Coyne Honda1:06.558+0.710
14R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:06.477+0.629
15S PAGENAUDPenske Chevrolet1:06.648+0.800
16S BOURDAISFoyt Chevrolet1:06.504+0.656
17R HUNTER-REAYAndretti Honda1:06.851+1.003
18G RAHALRLL Honda1:06.849+1.001
19T SATORLL Honda1:07.103+1.255
20M CHILTONCarlin Chevrolet1:07.002+1.154
21J JOHNSONGanassi Honda1:07.709+1.861
22F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet1:07.025+1.177
23D KELLETTFoyt Chevrolet1:07.810+1.962
24J HINCHCLIFFEAndretti Honda

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.