O’Ward valoriza resultado em Road America e vê campeonato aberto: “Estamos na briga”

Pato O'Ward viu com bons olhos o terceiro lugar no GP de Elkhart Lake, após largada conturbada e recuperação ao longo da corrida. De acordo com o piloto mexicano, a briga pelo título da temporada 2023 da Indy ainda está aberta, embora Álex Palou tenha confortável vantagem na classificação

Pato O’Ward teve de enfrentar vários obstáculos na corrida deste domingo (18), no GP de Elkhart Lake da Indy, em Road America. O mexicano, embora tenha começado na segunda colocação, foi acertado por Kyle Kirkwood ainda na largada e com isso foi ultrapassado por alguns de seus adversários. O pelotão intermediário trouxe dificuldades para o piloto da McLaren, que se desdobrou para recuperar posições.

Em entrevista à emissora NBC, O’Ward avaliou que não tinha como brigar pela vitória — apenas se recuperar na corrida — após perder posições nas primeiras voltas. O dono do carro #5 ainda valorizou o resultado em Road America, visto que nas duas últimas etapas, nas 500 Milhas de Indianápolis e em Detroit, ele terminou em 24º e 26º, respectivamente.

Relacionadas


“Foi uma corrida difícil para nós, lutamos bastante. No início, fomos um pouco como uma bola de pingue-pongue, fomos atingidos na curva 1 e depois na curva 2… E então fomos empurrados para trás, tivemos de ceder algumas posições e acho que estávamos em nono lugar ou algo assim. Lutamos para avançar, não havia outra coisa a fazer”, ponderou O’Ward.

“Estou feliz com o resultado. Foi um trabalho sólido da equipe nos pit-stops e considerando onde terminamos nas duas últimas corridas, acho que foi um ótimo trabalho”, completou.

Kyle Kirkwood acertou traseira de Pato O’Ward na largada do GP de Elkhart Lake (Foto: Reprodução / Indy)

O mexicano também revelou que ficou sem combustível após cruzar a linha de chegada e por isso teve de ser trazido para os boxes pelo carro de resgate: “Talvez eu conseguisse terminar [a volta de resfriamento do motor], mas talvez não. Teria sido apenas mais dor de cabeça ficar sem combustível, então eu apenas parei na curva cinco.”

Por fim, O’Ward comentou a situação do campeonato, já que Álex Palou, com a vitória no GP de Elkhart Lake, abriu vantagem de 98 pontos para o piloto da McLaren. De acordo com o dono do carro #5, a briga pelo título ainda está aberta, mesmo que a performance do espanhol seja muito boa, até o momento.

“Estamos lutando no top-3 em todas as semanas. Não houve uma semana em que não estivemos, então não vejo isso mudando, acho que ainda estamos na briga. Obviamente, isso [ficar atrás de Palou] não é ideal para todos nós, incluindo nossa situação no campeonato, mas o Álex [Palou] e os caras da Ganassi fizeram um trabalho fantástico hoje e nós precisamos melhorar”, avaliou O’Ward, que ainda disse foi prazeroso pilotar no novo asfalto de Road America.

Pato O’Ward vê campeonato 2023 da Indy ainda aberto, embora Álex Palou tenha vantagem confortável na liderança (Foto: Indy)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A classificação da temporada 2023 da Indy aponta Palou na liderança com 324 pontos, sendo 74 a mais que o segundo colocado, Marcus Ericsson. O’Ward é o quarto com 226 tentos, atrás do vencedor da Indy 500 deste ano, Newgarden, que tem 243.

A Indy retorna em duas semanas com mais uma corrida em circuito misto: a tradicional etapa de Mid-Ohio, que acontece no dia 2 de julho, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.