Power domina classificação, segura Newgarden e Rossi e crava pole do GP de Portland. Dixon é só 11º

Will Power cravou mais uma pole em 2018. O australiano bateu os adversários diretos Josef Newgarden e Alexander Rossi e sai na frente no GP de Portland. Líder do campeonato, Scott Dixon é só 11º no grid

Will Power segue crescendo na reta final da temporada 2018. Neste sábado (1), o australiano dominou completamente a classificação em Portland, batendo os adversários diretos Josef Newgarden e Alexander Rossi e garantindo mais uma pole. Foi a 54ª na carreira, agora isolado como o segundo no ranking histórico, atrás apenas de Mario Andretti, que tem 67.

Power virou 57s347 no Fast Six, uma marca que foi 0s341 mais veloz que a estabelecida por Josef Newgarden, que ainda parte na segunda posição. Alexander Rossi fez uma bela classificação e parte do terceiro posto com a Andretti, ainda na briga para buscar o título.

Sébastien Bourdais provou que os bons treinos livres não vieram por acaso e registrou a quarta marca, seguido pelas Andretti de Ryan Hunter-Reay e de um Zach Veach que vive ótima fase.

James Hinchcliffe teve uma boa classificação e vai sair de sétimo, seguido por Ed Jones, Marco Andretti e Graham Rahal. Em mais uma definição de grid muito ruim em misto, Scott Dixon sai em 11º, um risco grande na reta final do campeonato para o líder.

Pietro Fittipaldi foi o melhor dos brasileiros na classificação e parte de 16º neste domingo. Matheus Leist vai largar na 19ª colocação, enquanto Tony Kanaan sai de 24º.

Will Power fez a pole em Portland (Foto: IndyCar)

Confira como foi a definição do grid do GP de Portland

A definição do grid de largada do GP de Portland começou às 19h25 (em Brasília). O primeiro grupo foi para a pista formado por 12 carros: Matheus Leist, Ed Jones, Graham Rahal, Jordan King, Spencer Pigot, Zach Veach, Alexander Rossi, Alfonso Celis Jr, Max Chilton, Jack Harvey, Gabby Chaves e Marco Andretti.

 
Chilton, Harvey e Celis, em estratégias mais arrojadas, já começaram a classificação pondo pneus macios cedo. Assim, naturalmente, foram para as primeiras posições. Chilton vinha com 58s1 na dianteira.
 
Mas estava claro que a tática era suicida e isso se provou na metade final do grupo, com o restante investindo nos pneus vermelhos. Jones foi para a ponta com 57s570, superando bem no detalhe Rossi – apenas 0s002. King, Veach, Rahal e Andretti também passaram de fase.
 
Harvey foi quem passou mais perto de avançar arriscando tudo de cara, mas caiu em sétimo. Chilton, Pigot, Leist, Chaves e Celis também ficaram pelo caminho.
Jordan King fez uma bela primeira fase (Foto: IndyCar)

Power voa e Pagenaud decepciona no Grupo 2

O segundo grupo foi para a pista logo na sequência, com 13 carros. Nele estavam: Josef Newgarden, James Hinchcliffe, Carlos Muñoz, Scott Dixon, Will Power, Tony Kanaan, Sébastien Bourdais, Pietro Fittipaldi, Charlie Kimball, Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Santino Ferrucci e Takuma Sato.
 
No grupo, Pietro e Tony foram os pilotos que resolveram apostas nos pneus mais macios de cara e o piloto da Dale Coyne até liderou com 57s8.
 
Obviamente, os tempos despencaram na sequência, mas Pietro – que ainda baixou mais 0s1 – bateu na trave para passar de fase, caindo em oitavo. Power fez o melhor tempo com 57s214, botando mais de 0s3 em Dixon. Bourdais comprovou sua força e passou também, bem como os favoritos Hunter-Reay e Newgarden. Hinch fechou a turma dos classificados.
 
Na primeira classificação em mistos com os novos kits, Muñoz andou muito bem e não avançou por 0s07, partindo de 14º neste domingo. Além do colombiano e de Pietro, Ferrucci, Sato, Pagenaud, Kanaan e Kimball também foram eliminados.
Simon Pagenaud não vem bem (Foto: IndyCar)

Power lidera segunda fase e Dixon cai cedo

Na segunda fase da classificação estavam: o quarteto da Andretti, duas Penske, as duas Ganassi, a Carpenter de King, a Dale Coyne de Bourdais, a Schmidt Peterson de Hinch e a RLL de Rahal.

 
A sessão estava bem estudada, com apenas Veach lançando mão dos pneus macios mais cedo que os demais. E dessa vez deu certo, já que o americano conseguiu ir melhorando suas voltas até atingir 57s5 e passar de fase, em quinto.
 
Power, mais uma vez, sobrou no grupo, passando com 57s356. Rossi conseguiu cortar a distância e mostrou que estava na briga pela pole, com Bourdais, Hunter-Reay, Veach e Newgarden também avançando.
 
Hinch quase conseguiu chegar ao Fast Six, mas caiu junto com Jones, Andretti, Rahal, Dixon – que não achou uma volta limpa e tomou duro golpe para o campeonato – King ficou em 12º.
Scott Dixon teve uma classificação terrível (Foto: IndyCar)

Power confirma favoritismo e faz pole

O Fast Six foi também muito estudado, com a pista passando um bom tempo vazia. Quando as marcas começaram a aparecer, a primeira coisa que se viu foi: dificilmente Power perderia mesmo a pole.
 
O australiano ainda teria margem para andar mais rápido e não demorou para se provar imbatível no sábado. Rossi, então, se esforçava para ser segundo, mas perdeu a primeira fila no apagar das luzes com Newgarden provando sua força e a da Penske nos mistos. 
 
Bourdais, quietinho, se meteu em quarto, na frente das Andretti de Hunter-Reay e de Veach, que já estava sem pneus.

Indy, GP de Portland, Grid de largada

1 W POWER Penske Chevrolet 57.347  
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 57.688 +0.341
3 A ROSSI Andretti Honda 57.736 +0.389
4 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 57.888 +0.541
5 R HUNTER-REAY Andretti Honda 57.970 +0.623
6 Z VEACH Andretti Honda 58.106 +0.759
7 J HINCHCLIFFE SPM Honda 57.643 +0.296
8 E JONES Ganassi Honda 57.650 +0.303
9 M ANDRETTI Andretti Honda 57.728 +0.381
10 G RAHAL RLL Honda 57.777 +0.430
11 S DIXON Ganassi Honda 57.855 +0.508
12 J KING Carpenter Chevrolet 57.901 +0.554
13 J HARVEY Michael Shank Honda 57.962 +0.615
14 C MUÑOZ SPM Honda 57.675 +0.328
15 M CHILTON Carlin Chevrolet 57.987 +0.640
16 P FITTIPALDI Dale Coyne Honda 57.732 +0.385
17 S PIGOT Carpenter Chevrolet 57.994 +0.647
18 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 57.774 +0.427
19 M LEIST Foyt Chevrolet 58.004 +0.657
20 T SATO RLL Honda 57.785 +0.438
21 G CHAVES Harding Chevrolet 58.164 +0.817
22 S PAGENAUD Penske Chevrolet 58.098 +0.751
23 A CELIS Juncos Chevrolet 58.274 +0.927
24 T KANAAN Foyt Chevrolet 58.235 +0.888
25 C KIMBALL Carlin Chevrolet 58.322 +0.975

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.