Power estraçalha rivais e puxa 1-2 da Penske no grid de largada das 500 Milhas de Pocono

Will Power deu um show na classificação para as 500 Milhas de Pocono e garantiu a pole para a corrida que venceu as últimas duas edições. Josef Newgarden sai em segundo, Alexander Rossi é terceiro e Scott Dixon parte apenas de 13º

A Penske apareceu no momento certo e dominou a classificação para as 500 Milhas de Pocono neste sábado (18). Melhor para Will Power, que venceu as últimas duas edições da prova e parece pronto para uma terceira vez. O australiano deu um banho nos rivais, virou 1min22s001, 0s174 abaixo do companheiro de equipe Josef Newgarden.

Foi a 53ª pole da carreira de Power na Indy. Agora, o australiano aparece empatado com AJ Foyt no ranking histórico da categoria e só largou menos vezes na posição de honra do grid que Michael Andretti. 

A Andretti também teve uma classificação bem interessante. Ainda na briga pelo caneco, Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay vão largar em terceiro e quarto, respectivamente. Simon Pagenaud, o terceiro piloto da Penske, completa o top-5.

Robert Wickens voltou a aparecer com destaque e vai largar na sexta colocação, na frente de Zach Veach, que teve um dia realmente bom no oval da Pensilvânia e, mesmo indo para a pista cedo, se garantiu em sétimo.

Sébastien Bourdais, James Hinchcliffe e Takuma Sato completaram o grupo dos dez primeiros no grid, enquanto Scott Dixon, líder do campeonato, mesmo com ótima posição de pista, vai largar apenas em 13º. Tony Kanaan sai de 14º, Pietro Fittipaldi parte de 17º e Matheus Leist inicia a corrida deste domingo em 20º.

Will Power cravou a pole com sobras em Pocono (Foto: Indycar)

Confira como foi a definição do grid em Pocono

A definição do grid de largada para as 500 Milhas de Pocono começou pontualmente às 14h30 (em Brasília). Prejudicado pelo sistema de saída para a pista por ordem de classificação do campeonato, Pietro Fittipaldi abriu os trabalhos e combinou suas voltas para 1min23s980. Ainda que não tenha sido um espetáculo pelas condições da pista, Pietro fez, sim, bom trabalho e prova disso foi que Max Chilton ficou 1s9 atrás.

 
Matheus Leist foi o terceiro a sair para a pista e fez um trabalho mediano. Bem mais lento que Pietro, bateu sem muitos problemas Chilton e virou segundo. Depois veio Conor Daly, que andou bem lento no TL1 e repetiu o desempenho na classificação, 0s3 atrás de Chilton.
 
Depois de liderar o TL1 surpreendentemente, Zach Veach tinha um desafio grande de fazer algo como uma posição tão ruim de saída para pista. E o americano fez bonito, baixando em mais de 1s2 a marca estabelecida por Pietro. Charlie Kimball saiu na sequência e teve desempenho mediano, se colocando entre os dois brasileiros.
Outro dos destaques do TL1, Tony Kanaan também fez um trabalho interessante. O brasileiro andou bem abaixo da marca de Fittipaldi e fecho 0s4 atrás de Veach, virando segundo colocado. 0s4 também separaram Kanaan do novo terceiro colocado, o americano Spencer Pigot.
 
A dupla seguinte que foi para o traçado fez bom trabalho, mas comprovou que Veach realmente estava bem forte. Takuma Sato  ficou 0s2 atrás, enquanto Jones foi 0s1 mais lento que o japonês.
 
Ed Carpenter fez suas voltas e mostrou que realmente o carro da equipe não está essas coisas em Pocono. Ed bateu o companheiro Pigot no detalhe. Depois veio Marco Andretti e, apesar do terceiro lugar parcial, uma sensação de que poderia ter ido mais longe no comparativo com o que fez Veach com uma pista pior.
Outros dois pilotos que poderiam brigar teoricamente até pela pole foram para suas tentativas na sequêcia e, incrivelmente, a liderança de Veach seguia. Sébastien Bourdais virou segundo por apenas 0s04, enquanto James Hinchcliffe colou nele com a terceira posição.
 
O calvário de Graham Rahal nas classificações em ovais seguia em Pocono. O americano, mesmo com boa posição de saída de pista, não passou de 11º, atrás de Fittipaldi, justamente o primeiro a andar na classificação. Veach finalmente deixou a ponta com a primeira Penske aparecendo. Simon Pagenaud andou muito rápido e cravou 1min22s656 no somatório dos dois giros, 0s06 abaixo de Veach.
 
A classificação ia se aproximando do final e, obviamente, os melhores pilotos do ano pegavam as melhores condições de pista. Robert Wickens quase conseguiu superar Pagenaud, mas quem ia para a ponta era Ryan Hunter-Reay, apenas 0s01 mais veloz que o francês da Penske.

Foi aí que apareceu Will Power sem querer saber de brincadeira. O australiano demoliu o tempo de Hunter-Reay e virou 1min22s001. Na sequência veio Josef Newgarden, que até foi bem, mas não o suficiente para acompanhar o companheiro de Penske.

Os dois primeiros colocados do campeonato fecharam a atividade. Alexander Rossi foi quem conseguiu incomodar a Penske e se posicionou em terceiro, mas Scott Dixon teve um baque imenso para a briga pelo título: apenas o 13º.

Indy, 500 Milhas de Pocono, Grid de largada

1 W POWER Penske Chevrolet 1:22.001  
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:22.266 +0.265
3 A ROSSI Andretti Honda 1:22.283 +0.282
4 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:22.642 +0.641
5 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:22.656 +0.655
6 R WICKENS SPM Honda 1:22.716 +0.715
7 Z VEACH Andretti Honda 1:22.726 +0.725
8 S BOURDAIS Dale Coyne Honda 1:22.836 +0.835
9 J HINCHCLIFFE SPM Honda 1:22.946 +0.945
10 T SATO RLL Honda 1:23.002 +1.001
11 M ANDRETTI Andretti Honda 1:23.080 +1.079
12 E JONES Ganassi Honda 1:23.123 +1.122
13 S DIXON Ganassi Honda 1:23.175 +1.174
14 T KANAAN Foyt Chevrolet 1:23.207 +1.206
15 E CARPENTER Carpenter Chevrolet 1:23.324 +1.323
16 S PIGOT Carpenter Chevrolet 1:23.652 +1.651
17 P FITTIPALDI Dale Coyne Honda 1:23.980 +1.979
18 G RAHAL RLL Honda 1:24.024 +2.023
19 C KIMBALL Carlin Chevrolet 1:24.938 +2.937
20 M LEIST Foyt Chevrolet 1:25.028 +3.027
21 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:25.878 +3.877
22 C DALY Harding Chevrolet 1:26.145 +4.144

 

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’https://embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.