Power finalmente mostra potencial da Penske no Alabama e comanda terceiro treino livre. Castroneves é 12º

Will Power tratou de acabar com o fim de semana de zebras no Alabama. O campeão de 2014 andou forte e comandou o terceiro treino livre, batendo Scott Dixon. Helio Castroneves foi o 12º e Tony Kanaan ficou em 17º

As zebras deram uma trégua durante os treinos livres para o GP do Alabama. Após sessões lideradas por Sébastien Bourdais e Takuma Sato, finalmente a Penske resolveu aparecer. Neste sábado (23), quem puxou a fila no TL3 foi Will Power, que cravou 1min07s020. 

Na segunda colocação, também nada de surpresas: Scott Dixon virou 0s098 mais lento que Power com sua Ganassi, mostrando que o treino classificatório deve mesmo ser definido nos detalhes.

Logo atrás dos últimos dois campeões da categoria apareceu James Hinchcliffe. Comprovando o bom ritmo dos dois primeiros treinos livres, o canadense foi 0s113 pior que Power. Carlos Muñoz também voltou a mostrar força e cravou a quarta melhor marca.

No quinto lugar apareceu o líder da temporada Simon Pagenaud, mais regular da Penske no fim de semana até o momento. Sébastien Bourdais fez mais um bom trabalho e fechou em sexto. 

Juan Pablo Montoya terminou o TL3 no sétimo lugar, seguido por Mikhail Aleshin, Josef Newgarden e Graham Rahal, que completaram o grupo dos dez mais rápidos.

Helio Castroneves encerrou a preparação para o treino classificatório em 12º, enquanto Tony Kanaan ficou com o 17º posto.

Will Power em Barber (Foto: IndyCar)

Confira como foi o terceiro treino livre:

O terceiro treino livre da Indy no Alabama começou pontualmente às 13h (em Brasília). Quem começou puxando a fila foi Tony Kanaan, ainda acima de 1min08s. Logo depois surgiu seu companheiro de Ganassi Scott Dixon, cravando 1min07s393.

 
Nos primeiros dez minutos, a sessão era toda da Ganassi. Enquanto Charlie Kimball virava terceiro colocado, o quarto carro do time, o #8 de Max Chilton, rodava e causava a primeira paralisação do TL3.
 
No entanto, ainda que o ritmo de Dixon fosse ótimo, os demais Ganassi não estavam tão velozes. Assim, não demorou para que as Foyt de Jack Hawksworth e Takuma Sato, a KV de Sébastien Bourdais e a Carpenter de Josef Newgarden entrassem na festa do top-5.

A troca de liderança aconteceu quando o treino entrava nos 30 minutos derradeiros. Repetindo o excelente ritmo da sexta-feira, Bourdais cravou 1min07s351 e tirou Dixon da ponta, com Hawksworth, Newgarden e Ryan Hunter-Reay dentro do top-5.

Carlos Muñoz apareceu no TL3 quebrando tudo. Primeiro, o colombiano fez um bom giro, subindo para a quinta colocação. Logo na sequência, o piloto da Andretti acertou em cheio na volta e cravou 1min07s180, arrancando Bourdais da liderança. Quase que ao mesmo tempo, Mikhail Aleshin subia para quinto.

Com 20 minutos para o fim, três trocas seguidas na liderança. Primeiro, James Hinchcliffe cravou 1min07s1, mesma marca que repetiria na sequência Dixon. Porém, finalmente a Penske mostraria potencial no fim de semana, com Will Power virando 1min07s020.

O TL3 chegava ao terço final com o seguinte top-10: Power, Dixon, Hinchcliffe, Muñoz, Bourdais, Aleshin, Newgarden, Graham Rahal, Hawksworth e Simon Pagenaud.

A Penske começava a crescer de rendimento. Após Power chegar ao topo, Pagenaud e Juan Pablo Montoya também melhoraram suas marcas. O francês foi para quinto, enquanto o colombiano virou sétimo. Faltava Helio Castroneves, que ainda aparecia apenas em 14º.

Com o cronômetro perto de zerar, Sato tratou de dar aquele seu toque especial ao treino. O japonês perdeu o controle e foi parar na brita, fazendo com que todo mundo fosse mais cedo para os boxes. A direção de prova, no entanto, resolveu dar mais três minutos para o treino.

Os três minutos adicionais de pouco valeram. Nos primeiros lugares, nenhuma novidade. Mais atrás, Castroneves ganhou certo terreno, fechando o TL3 em 12º.

Indy, GP do Alabama, TL3:

1 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET 1:07.020   12
2 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET 1:07.117 +0.097 19
3 5 JAMES HINCHCLIFFE CAN SCHMIDT PETERSON HONDA 1:07.133 +0.113 17
4 26 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA 1:07.180 +0.160 16
5 22 SIMON PAGENAUD FRA PENSKE CHEVROLET 1:07.282 +0.262 15
6 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET 1:07.351 +0.331 15
7 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET 1:07.352 +0.332 17
8 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT PETERSON HONDA 1:07.355 +0.335 20
9 21 JOSEF NEWGARDEN EUA CARPENTER CHEVROLET 1:07.384 +0.364 21
10 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA 1:07.396 +0.376 23
11 41 JACK HAWKSWORTH ING FOYT HONDA 1:07.493 +0.473 12
12 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET 1:07.500 +0.480 21
13 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA 1:07.569 +0.549 14
14 8 MAX CHILTON ING GANASSI CHEVROLET 1:07.574 +0.554 16
15 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 1:07.621 +0.601 16
16 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET 1:07.716 +0.696 24
17 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET 1:07.737 +0.717 23
18 27 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA 1:07.859 +0.839 19
19 98 ALEXANDER ROSSI EUA ANDRETTI HONDA 1:07.903 +0.883 20
20 18 CONOR DALY EUA DALE COYNE HONDA 1:07.968 +0.948 16
21 19 LUCA FILIPPI ITA DALE COYNE HONDA 1:08.488 +1.468 21
 
PADDOCK GP #25 FALA SOBRE F1 NA CHINA, INDY, MOTOGP E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.