Prefeito de São Petersburgo, viúva Susie e filhos inauguram memorial a Dan Wheldon

Morador de São Petersburgo, Dan Wheldon recebeu mais uma homenagem da cidade nesta quinta-feira, com a inauguração de um memorial próximo à rua que ganhou seu nome

No fim da tarde desta quinta-feira (21), em São Petersburgo, foi inaugurado o Dan Wheldon Memorial, homenagem da cidade ao piloto inglês que perdeu a vida após um acidente na última etapa da temporada 2011 da Indy. O monumento fica na curva 10 do circuito montado nas ruas da Marina de St. Pete, próximo à Dan Wheldon Way, que já havia sido rebatizada no ano passado.

Memorial em homenagem a Dan Wheldon conta com as marcas de sua família e referência às 500 Milhas de Indianápolis, que venceu duas vezes (Foto: Renan do Couto/Grande Prêmio)

O monumento, construído sobre uma base de tijolos, referência às 500 Milhas de Indianápolis, foi revelado pelo prefeito Bill Foster, pela viúva de Wheldon e pelos filhos do ex-piloto, Sebastian e Oliver, numa cerimônia que reuniu também dirigentes da Indy, do GP que abre a temporada 2013, da Honda e pilotos. Wheldon morava em São Petersburgo.

“Gostaria de agradecer ao suporte de todos nos últimos 17 meses. Vocês me levantaram e eu gostaria que soubessem o quão grata eu sou. Ontem eu e meus filhos viemos deixar nossas marcas e é ótimo dividir esses momentos com eles para que eu possa mostrar que grande piloto e campeão Dan foi”, discursou Susie Wheldon. Nesta quarta, ela e seus filhos deixaram as marcas de suas mãos no cimento da base do memorial.

“É ótimo abrir a temporada da Indy, mas, neste momento, nós nos lembramos do nosso filho favorito no automobilismo, das memórias que temos de Dan, Susie e dos garotos como cidadãos comuns, vivendo e brincando nos parques. E Dan era qualquer coisa menos normal. Era um extraordinário pai, marido e piloto”, declarou Foster. “Estamos aqui para celebrar o que ele fez para o automobilismo e, mais do que isso, celebrar o que ele fez para Susie e seus filhos”, completou o prefeito.

As informações em tempo real direto de São Petersburgo
Castroneves diz que queria ver "osso duro de roer" Power na F1
As imagens da quinta-feira em São Petersburgo
A volta virtual em São Petersburgo
Especial Indy 2013

Além do memorial a Wheldon, foi inaugurado também o Círculo dos Vencedores, para homenagear todos os vencedores do GP de São Petersburgo. Disputado pela primeira vez em 2005, o GP teve justamente Wheldon como primeiro vencedor. Maior ganhador da história do circuito, com três triunfos, Helio Castroneves também dedicou algumas palavras ao saudoso colega.

“Foi uma honra, no ano passado, ter parado aqui na curva do Dan Wheldon para comemorar a vitória e um dos fiscais apontar para a placa [com o nome do inglês] e dizer ‘por que você não escala lá?’. Para mim, foi especial, nunca vou esquecer aquele momento”, relembrou o brasileiro.

Vitoriosos do GP de São Petersburgo e Susie Wheldon posam diante do Círculo dos Vencedores junto de Susie e Oliver, que representam Wheldon (Foto: Renan do Couto/Grande Prêmio)

O Grande Prêmio acompanha ‘in loco’ a abertura da temporada 2013 da Indy, em São Petersburgo, com o repórter Renan do Couto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube