Prévia: 500 Milhas de Indianápolis vêm dividida entre o equilíbrio e o perigo

Principal etapa do campeonato da Indy, as 500 Milhas de Indianápolis prometem, mais uma vez, fortes emoções até a bandeirada final. Neste ano, contudo, o medo de novos acidentes graves está bastante presente

Chegou a hora que os fãs, pilotos e equipes da Indy mais esperavam. Com o grid recheado de nomes consagrados, as 500 Milhas de Indianápolis prometem fortes emoções na tarde deste domingo. Entretanto, uma semana de testes cheia de acidentes assustou os adeptos da categoria.
 
Principais equipes da categoria, Ganassi e Penske dominaram o top-5 no treino classificatório, enquanto a Andretti deu sinais de vida com Justin Wilson e Marco Andretti e a KV e a CFH mostraram que não podem ser descartadas.
 
Historicamente, ser pole-position das 500 Milhas traz mais prestígio que vantagens para a prova. Ainda assim, em 20 das 98 edições que até aqui aconteceram, o primeiro do grid foi quem cruzou a linha final na frente.
 
Quem larga na pole é Scott Dixon. Talvez o nome mais pesado do grid atual da categoria, o neozelandês tricampeão da Indy vai em busca de sua segunda vitória na principal prova do calendário. 
 
E equipamento para isto Dixon parece ter: até aqui, a Ganassi faturou quatro vezes as 500 Milhas. E um companheiro em especial de Dixon também chama bastante a atenção. Vencedor da prova em 2013, Tony Kanaan completa 300 corridas justamente neste final de semana e larga em uma boa quarta colocação, tendo ótimas condições para buscar o 18º triunfo na categoria.
 
A Penske chega com seu respeitadíssimo quarteto para tentar ampliar a liderança na atual temporada. Campeão de 2014, Will Power parte da segunda colocação e tenta desencantar no oval histórico. Simon Pagenaud larga logo atrás, também em busca da primeira vitória em Indy.
 
Nenhum dentre os 33 pilotos que compõem o grid das 500 Milhas de Indianápolis 2015 possui um retrospecto como o de Helio Castroneves. São três vitórias do Homem-Aranha em Indy e, assim como Kanaan, uma posição bastante promissora no grid: o brasileiro larga em quinto.
 
Líder da atual temporada, Juan Pablo Montoya fecha a esquadra de Roger Penske. Saindo de um complicado 15º lugar, o colombiano é mais um que já teve a honra de vencer a prova.
Ryan Hunter-Reay busca o segundo triunfo seguido em Indianápolis (Foto: Getty Images)
Além dos já citados, Ryan Hunter-Reay é outro que já conquistou uma vitória na Indy 500. E foi justamente na edição de 2014.
 
Aliás, o que dizer das últimas 500 Milhas disputadas? Tudo começou com Ed Carpenter garantindo a sua segunda pole consecutiva na prova, com James Hinchcliffe, Power, Castroneves e Pagenaud fechando o top-5.
 
Na corrida, destaque para a incrível marca de 149 voltas sem bandeiras amarelas, com a corrida transcorrendo tranquilamente até Charlie Kimball bater.
 
Depois, foi a vez de Dixon ir parar no muro. Na sequência, um acidente que mudaria totalmente a história da corrida. Pole e segundo colocado no grid, Carpenter e Hinchcliffe se acharam na pista e deixaram o caminho ainda mais aberto para uma vitória de Hunter-Reay.
 
No fim, a segunda chegada mais apertada da história. Hunter-Reay segurou Castroneves por impressionantes 0s06. Andretti fez excelente prova e chegou na terceira colocação, 0s317 atrás. Especialista na pista, Carlos Muñoz foi o quarto – pouco mais de 0s7 atrás do vencedor. Montoya chegou em uma boa quinta posição, enquanto Kurt Busch – sim, aquele da Nascar – espantou a todos abocanhando um sexto posto.
 
Como já deu para notar, as 500 Milhas são um evento à parte do campeonato. Tudo pode acontecer, ainda que os favoritos destacados vistam cores de Ganassi ou Penske.
 
Por fim, vale dizer que a 99ª edição vai acontecer com um clima de temor no ar. Castroneves, Carpenter e Josef Newgarden decolaram e colocaram em dúvida os novos kits aerodinâmicos da Chevrolet. Logo depois, Hinchcliffe bateu violentamente e teve de passar por uma cirurgia na coxa esquerda. Com o acidente, o canadense está fora da categoria por tempo indeterminado.
Prognóstico GP:
1 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET
2 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET
3 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA
4 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET
5 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA
 

Rapidinhas:

 
– Se Castroneves ou Kanaan vencerem, o Brasil empata com o Reino Unido com oito vitórias, ficando atrás apenas dos Estados Unidos nas 500 Milhas.
 
– Kanaan completa 300 corridas pela categoria.
 
– Dixon tenta quebrar um jejum de cinco anos sem vitória de pole em Indianápolis.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.