Prévia: Andretti busca primeira vitória em oval em 2015 em palco de domínio absoluto

A Andretti tem a grande chance de vencer a sua primeira corrida em oval na temporada. Em Iowa, o time triunfou em seis das oito provas lá realizadas, sendo que ganhou as últimas cinco. Ganassi é a segunda com melhor histórico e a Penske tenta sua primeira vitória na pista

A temporada 2015 da Indy está cada vez mais perto de terminar. Neste final de semana, os pilotos vão para mais um oval, desta vez em Iowa. Serão 300 voltas em mais um oval curto, onde a prova pouco deve superar as 2 horas de duração.
 
Uma das provas que a menos tempo faz parte do campeonato, o GP de Iowa tem uma curiosidade histórica: é amplamente dominado pela Andretti. Mais do que isso, em oito corridas, a Penske jamais triunfou.
 
Dos pilotos que vão participar da corrida deste sábado, apenas três já tiveram a chance de vencer no oval de Iowa: Tony Kanaan, em 2010, Marco Andretti, em 2011, e Ryan Hunter-Reay, em 2012 e 2014. Todos com as cores da Andretti.
 
Como acontece em quase todos os circuitos, Dario Franchitti também já deixou sua marca em Iowa. O escocês ganhou em 2007 e 2009, uma pela Andretti, outra pela Ganassi. As outras duas edições foram vencidas por Dan Wheldon, da Ganassi, em 2008, e James Hinchcliffe, em 2013, pela Andretti.
 
Ou seja, a Andretti vai para Iowa tentando manter um tabu gigante. São cinco vitórias consecutivas em Newton, a última delas já de volta à parceria com a Honda. Caso confirme a supremacia na pista, esta será a primeira vitória da Andretti em oval em 2015 e apenas a segunda em todo o ano: Carlos Muñoz ganhou a corrida 1 em Detroit.
Premiação dos três primeiros colocados de Iowa em 2014 (Foto: IndyCar)
Os brasileiros têm desempenhos muito distintos em Iowa. Enquanto Helio Castroneves só ficou entre os cinco melhores uma vez em oito provas – segundo lugar em 2010 –, Kanaan vem de uma ótima sequência: cinco pódios consecutivos, com destaque para a vitória de 2010.
 
Na temporada atual, Castroneves ainda tem chances reais de título, ocupando atualmente a quarta colocação com 370 pontos. Kanaan vem em oitavo, com chances bem menores e 314 tentos.
 
No ano passado, Hunter-Reay surgiu no final para vencer a corrida. A segunda posição foi de Josef Newgarden, que escalou o pelotão nos últimos giros para chegar ao pódio. Em terceiro, quem mais parecia perto da vitória a prova toda: Kanaan.
 
A corrida do ano passado não traz lembranças lá muito boas para Juan Pablo Montoya. Atual líder absoluto do campeonato e destacado favorito ao título, o colombiano até fazia prova bastante interessante, mas acabou acertado por Ed Carpenter e abandonou.
 
Dois pilotos chegam como potenciais surpresas: Graham Rahal e Marco Andretti. O segundo faz um ano bastante consistente e é, ao lado de Castroneves, quem mais merece vencer sua primeira em 2015. 
 
O primeiro, surpreendentemente, é o grande nome da temporada depois de Montoya. Com nova postura e resultados fantásticos, Rahal vem brigando pelo título com um carro de kits da Honda e de equipe modesta, a RLL. 

Scott Dixon é outro piloto que não pode ser descartado, até porque vem de pole em 2014. Empurrados por vitórias recentes, Newgarden e Sébastien Bourdais também estão no bolo, assim como o atual campeão Will Power e o ainda zerado no ano Simon Pagenaud. Dormindo em sono profundo no ano, Hunter-Reay tem a grande chance de mostrar que ainda tem sede de vitórias em uma pista de ótimas recordações.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.