Prévia: após 11 anos, Phoenix volta ao calendário com favoritismo da Penske

A Indy volta para o oval de Phoenix após 11 anos e vê a Penske, de cara, saindo como favorita. O time já provou potencial nos testes coletivos no oval do Arizona e começou o campeonato com dobradinha em São Petersburgo

Phoenix está de volta ao calendário da Indy. Foram 11 anos de ausência, longo período que chega ao fim na noite deste sábado (2), quando os pilotos vão acelerar no oval de uma milha. Para a corrida de 250 voltas, a mesma expectativa presente em todas as provas deste tipo: muita emoção o tempo inteiro e uma chegada bastante apertada.
 
Como não existe histórico recente na pista do Arizona, os testes coletivos da pré-temporada da Indy acabam servindo como bons parâmetros para avaliar de onde as equipes devem começar o fim de semana de atividades. E é aí que a Penske, mais uma vez, se coloca à frente de suas rivais.
 
Durante as quatro sessões de testes em Phoenix, o time de Roger Penske deixou clara a impressão de que lideraria sempre que forçasse o ritmo. Helio Castroneves se saiu muito bem, estabelecendo a melhor marca das atividades com 19s274. 
Lado a lado Kanaan e Castroneves, dois especialistas em Phoenix (Foto: IndyCar)
Simon Pagenaud foi outro que brilhou pela Penske, 0s014 mais lento que o companheiro brasileiro, mas sendo um verdadeiro maratonista ao completar 337 giros, mais do que qualquer outro piloto. Os dois mais apagados do time nos testes foram Will Power e Juan Pablo Montoya, mas como descartar dois campeões com ótimos equipamentos? Fica a expectativa para ver Power após o bizarro episódio do mal estar em São Petersburgo, bem como Montoya, mais uma vez começando um campeonato com vitória.
 
O segundo time que mais se destacou na pré-temporada no Arizona e que deve fazer frente à Penske é a Carpenter. Com dois ótimos pilotos em ovais, o time fez a terceira e a quarta melhor marca nos testes. Josef Newgarden teve uma primeira prova extremamente conturbada em St. Pete, o que o obrigará a ir para cima em Phoenix, assim como fatalmente fará seu companheiro e chefe Ed Carpenter, que nada tem a perder.
 
Assim como a Penske, a outra gigante da categoria também tem kit Chevrolet e jamais deve ser menosprezada. Em Phoenix, a Ganassi pouco mostrou na pré-temporada, mas chega especialmente com o atual campeão Scott Dixon e Tony Kanaan com boas chances neste sábado.
 
Enquanto a KV, pela Chevrolet, e praticamente todas as equipes Honda tendem a sofrer em Phoenix, a Andretti tenta ser a exceção. O time alternou bons e maus momentos na pré-temporada, mas viu Marco Andretti incomodando os líderes praticamente o tempo inteiro, algo bem positivo para quem busca um 2016 com mais glórias do que 2015. A equipe ainda conta com Ryan Hunter-Reay, ótimo em ovais e atual terceiro colocado no campeonato. Olho nele!
Este aí é Marco Andretti, bom candidato em Phoenix (Foto: IndyCar)
Como foi dito acima, Phoenix não possui histórico tão recente por ter ficado 11 anos longe do calendário da Indy. Entretanto, dois pilotos do atual grid já tiveram a oportunidade de vencer na pista, justamente os brasileiros Kanaan e Castroneves.
 
Kanaan é craque no oval do Arizona. O baiano encaixou com a Andretti, em 2003 e 2004, duas vitórias seguidas na pista, a primeira delas em uma dobradinha brasileira com Castroneves. O paulista, por sua vez, triunfou em 2002 com a Penske.
 
Em 2005, na última vez em que a Indy esteve em Phoenix, dobradinha da Penske com Sam Hornish Jr em primeiro e Castroneves novamente em segundo.
 
VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.