Prévia: com série invicta em Mid-Ohio, Ganassi aposta últimas fichas pelo título

Buscando reduzir a grande vantagem de Juan Pablo Montoya, especialmente com Scott Dixon, a Ganassi aposta na série de seis corridas seguidas em Mid-Ohio com vitória para seguir viva na luta pelo título. A Penske, de Montoya, tenta a segunda vitória desde a unificação da Indy na pista

Neste domingo (2), a Indy parte para a antepenúltima prova da temporada 2015. Uma das duas provas em mistos restantes, Mid-Ohio é um dos palcos mais tradicionais da categoria e, em sua história recente, conta com uma impressionante série invicta da Ganassi.
 
Se em Iowa quem manda é a Andretti, em Mid-Ohio é a Ganassi quem tem a soberania. Nos oito anos de provas na Indy unificada, o time de Chip Ganassi venceu sete, incluindo as últimas seis.
 
E é nesse histórico que a Ganassi aposta para tentar manter-se viva na luta pelo título da temporada, especialmente com Scott Dixon, que ocupa a terceira colocação na classificação geral.
 
É justamente o neozelandês quem mais vezes venceu na pista. Dixon possui cinco triunfos em Mid-Ohio, todos de 2007 para cá.
 
Além de Dixon, outros pilotos do grid atual da Indy também já venceram em Mid-Ohio. São eles: Helio Castroneves – duas vezes –, Juan Pablo Montoya e Charlie Kimball.
 
Outro brasileiro que disputa a temporada 2015 da Indy, Tony Kanaan tem mais baixos do que altos no circuito da próxima etapa. O baiano jamais foi ao pódio em Mid-Ohio e tem um quarto lugar conquistado em 2007 como melhor resultado.
Dixon, Bourdais e Hinchcliffe no pódio de Mid-Ohio em 2014(Foto: AP)
Com três corridas para o fim da temporada, 13 pilotos ainda têm chances matemáticas de ficarem com o caneco. Se as chances de Sébastien Bourdais, Marco Andretti, Josef Newgarden, Kanaan, Simon Pagenaud, Carlos Muñoz, Ryan Hunter-Reay e Kimball são pequenas, cinco seguem firmes na luta pelo título.
 
Líder desde a primeira prova, hoje com 445 pontos, Montoya venceu uma única vez em Mid-Ohio, no longínquo ano de 1999, ainda pela Ganassi. Ano passado, o colombiano foi 11º.
 
A segunda colocação é, hoje, de Graham Rahal, um dos grandes nomes do campeonato. O americano vem embalado após fazer excelente corrida em Iowa e, em 2014, fez sua melhor prova em Mid-Ohio, fechando em quinto.
 
Quinto colocado e último dentre os que possuem chances reais de título, Will Power até título da Indy já possui, mas nunca venceu em Mid-Ohio. Entretanto, o desempenho do australiano não costuma ser ruim no misto, tendo sido segundo colocado em 2010 e 2012.
 
Além da disputa pelo título, a etapa de Mid-Ohio possui outros dois atrativos interessantes: um deles é a estreia dos painéis de LED que indicam as posições dos pilotos na corrida, o outro é a possível utilização dos novos pneus para pista molhada.
 
Na prova do ano passado, Dixon deu o pulo do gato durante a última parada de pit-stops para vencer, sendo seguido por Bourdais e James Hinchcliffe no pódio em Lexington.
 
Muñoz fechou a corrida em quarto, seguido por Rahal, Power – que ficava cada vez mais perto do título –, Kimball, Ryan Briscoe, Pagenaud e Hunter-Reay. Castroneves, grande concorrente de Power ao título em 2014, foi apenas o 19º, quatro voltas atrás do líder.
 
As atividades em Lexington começam na sexta-feira com os dois primeiros treinos livres. No sábado acontece o TL3 e o treino classificatório, enquanto a corrida acontece no domingo, com largada programada para 15h07 (em Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.