Prévia: Indy inicia segundo trimestre no ‘salão de festas’ da Andretti

O segundo trimestre da temporada 2016 da Indy se inicia no oval de Iowa. Palco de boas disputas, a pista tem um domínio impressionante da Andretti, que lá venceu sete das nove provas realizadas

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Se tem uma pista no calendário da Indy em que uma equipe é favorita, independentemente do momento que viva, essa é Iowa com a Andretti. Ainda que o time esteja longe dos melhores dias, o retrospecto no oval de Newton é absurdo: são sete vitórias em nove provas, incluindo as seis últimas edições.
 
2014 e 2015 são grandes exemplos de como a Andretti costuma se sair bem andando nessa pista. Em duas temporadas que foram não mais que medianas para o time e com três vitórias em cada, a soberania em Iowa prevaleceu, nas duas oportunidades com Ryan Hunter-Reay triunfando. Em 2016, a Andretti também vem sofrendo e "só" conseguiu vencer, até aqui, as 500 Milhas de Indianápolis com Alexander Rossi.
 
Hunter-Reay, aliás, é o grande rei do circuito. Até aqui, o americano é o único a ter subido no degrau mais alto do pódio em Iowa três vezes. Do grid atual, apenas outros três pilotos venceram. São eles: Tony Kanaan, em 2010, Marco Andretti, em 2011, e James Hinchcliffe, em 2013, todos pela Andretti. Além deles, Josef Newgarden e Max Chilton triunfaram em Newton, mas pela Indy Lights.
Hunter-Reay voltou a vencer na Indy no GP de Iowa de 2015 (Foto: AP)
Se o domínio da Andretti é indiscutível, a briga pelo posto de segunda força na pista também é um tanto desigual. Com duas vitórias na conta, a Ganassi sempre deve ser olhada de perto. Também em baixa em 2016 e com apenas Scott Dixon no top-5 da classificação da temporada, tudo que o time de Chip precisa é encontrar a segunda vitória na temporada.
 
Faltou alguém, né? Pois é, a toda poderosa Penske não tem um desempenho nada legal em Iowa e, em nove edições, não venceu nenhuma vez. Pódios também são poucos, dois até hoje: Ryan Briscoe em 2009 e Helio Castroneves em 2010.
Josef Newgarden em ação no oval de Iowa (Foto: IndyCar)
Apesar da vitória já previsível da Andretti e de Hunter-Reay, a edição de 2015 da prova foi muito movimentada. Disputas, abandonos, ultrapassagens e emoção não faltaram e o americano do #28 só conseguiu manter a sequência pelo trabalho exemplar da equipe nos boxes.
 
Totalmente apagado em 2015 até então, Hunter-Reay fez uma corrida muito segura e sempre conseguiu se segurar no grupo dos líderes. Nos boxes, o americano superou o compatriota Josef Newgarden que, em Iowa, fez mais uma de suas brilhantes exibições que teve no campeonato do ano passado.
 
O nome da corrida, entretanto, foi um tanto quanto inesperado. Sage Karam, que já vinha sendo muito questionado na Ganassi, brigou muito a prova toda para arrancar um lugarzinho no pódio, chegando em terceiro. Logo atrás dele apareceu Graham Rahal, que seguia vivo sonhando com o campeonato.
Sage Karam em Iowa (Foto: IndyCar)
A etapa também viu a diferença do líder Juan Pablo Montoya diminuir muito. Primeiro a abandonar a prova, o colombiano via Rahal se aproximar perigosamente. Neste ano, quem lidera com folgas é Simon Pagenaud que, assim como sua equipe, não costuma brilhar em Iowa. Até aqui, um quinto lugar em 2012 foi seu melhor resultado.
 
O favoritismo da Andretti é evidente, especialmente com Hunter-Reay, mas Ganassi e Penske jamais devem ser descartadas – ainda que o histórico não seja positivo. Por fora devem correr Newgarden e a Carpenter, Rahal e a RLL e a Schmidt Peterson, puxada por Hinchcliffe.
 
PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.