Primeiro contato com Circuito das Américas mostra Indy com tempos no meio do caminho entre F1 e MotoGP

A Indy fez seus primeiros testes no Circuito das Américas e, mesmo que não tenham sido exatamente competitivos, já serviram de comparação dos tempos com os registrados pela F1 e até pela MotoGP no circuito texano

"Quanto será que um carro da Indy vira mais lento que um da F1?". Se você já se fez ou ouviu essa pergunta, o texto a seguir pode ser bem útil, afinal, o começo da semana foi marcado pelos testes de pré-temporada da categoria americana no Circuito das Américas, pista que também consta no calendário da F1 e até da MotoGP.
 
É claro que foram apenas dois dias e de pré-temporada, ou seja, cenário muito menos competitivo que uma classificação ou até um treino livre, mas o suficiente para termos uma boa noção de como ficam os tempos de F1, Indy e MotoGP num traçado idêntico.
 
Com a melhor marca tendo sido registrada por Colton Herta, a Indy se posicionou basicamente no meio do caminho entre a F1 e a MotoGP. O recorde da F1 é de Lewis Hamilton que, em 2018, virou 1min32s237 de Mercedes. Na Indy, Herta cravou 1min46s626 com a Harding, enquanto Marc Márquez fez 2min02s135 com a Honda de 2015. Ou seja: a Indy foi 14s pior que a F1 e 15s mais veloz que a MotoGP.
Colton Herta fez a melhor volta da Indy na pré-temporada no Circuito das Américas (Foto: IndyCar)

Para entender melhor essa diferença toda entre as três categorias, é preciso analisar cada carro – e moto. Comecemos com a F1, pois. Hamilton usava o W09, carro da Mercedes de 2018. O motor V6 turbo chega a nada menos que entre 950 e 1000 cavalos de potência, em um carro que pesa 733 kg.

 
Já na Indy, Herta vem andando com o chassi Dallara IR-12 e com motores Honda da Harding. Apesar de também V6, os cavalos só rodam entre 550 e 700 cavalos nos circuitos mistos e de rua e o carro pesa praticamente a mesma coisa que um F1: 735 kg.
 
Na MotoGP, a realidade é completamente outra. Márquez registrou a marca na classificação de 2015, com a Honda RC213V. A moto pesa apenas 160 kg e o motor de 1000cc é V4.
Lewis Hamilton no Circuito das Américas em 2018 (Foto: AFP)
Outro fator que também faz a diferença em alguns segundos está nos pneus. Enquanto MotoGP – com a Michelin – e a Indy – com a Firestone – se limitam a três e dois tipos de compostos, respectivamente, a F1 tinha uma gama de seis, sendo quatro deles já na escala de macios.
 
É lógico que a Indy não vai alcançar a mesma performance da F1, mas os testes provaram que os carros não são tão mais lentos assim e, claro, o pelotão andou, em geral, mais próximo que na principal categoria do automoblismo mundial, em que Stoffel Vandoorne partiu de último no grid com 3s5 de desvantagem para Hamilton.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.