Primeiro dia de classificação da Indy 500 vê Castroneves na frente e espantosa eliminação de Hinchcliffe
O Bump Day de Indianápolis reservou uma tremenda surpresa: James Hinchcliffe, que briga pelo título da temporada, não conseguiu ficar entre os 33 primeiros e foi eliminado ao lado de Pippa Mann. Do outro lado, Helio Castroneves chega ao Fast Nine como o mais veloz e Danica Patrick também se classificou no limite. Tony Kanaan e Matheus Leist participam da definição do décimo ao 33º lugar
O Bump Day voltou e reservou uma surpresa absurda no sábado (19) em Indianápolis. James Hinchcliffe, candidato ao título e com grande retrospecto em Indianápolis, não conseguiu ficar entre os 33 melhores pilotos do dia e acabou eliminado da prova do próximo domingo.
A eliminação do sempre sorridente canadense se deu de forma bastante cruel, aliás. Primeiro, a chuva caiu bem na sua vez e lavou totalmente a pista, complicando sua tentativa. Depois, vibrações no carro o impediram até de abrir um giro rápido e, na sequência, quando tentava a terceira volta, ficou atrás de Pippa Mann no pit-lane, que tinha seu carro sendo mexido pela equipe e perdeu tempo, e o tempo da sessão se esgotou. A britânica, inclusive, foi a outra eliminada.
Relacionadas
Do outro lado da tabela de classificação, Helio Castroneves e a Penske impressionaram. Com uma marca estabelecida logo no comecinho, o brasileiro combinou seus tempos para 2min37s261, com pouco menos de 0s2 de frente para um também espantoso Ed Carpenter, segundo colocado.
O domínio da Penske seguiu logo atrás de Carpenter, com Simon Pagenaud ocupando o terceiro lugar, Will Power aparecendo em quarto e Josef Newgarden ficando com a sétima posição.
O quinto lugar foi de Sébastien Bourdais, que acertou ótima voltas para se garantir no Fast Nine. Spencer Pigot também impressionou em sexto, bem como Scott Dixon, em oitavo. Danica Patrick, em sua corrida de aposentadoria, passou aperto com Alexander Rossi no fim, mas se garantiu também na segunda parte da classificação, com a Carpenter botando mesmo os três carros no top-9.
Os demais pilotos – exceto Pippa e Hinch – vão disputar as posições entre décimo e 33º. Assim, o 11º lugar de Tony Kanaan e o 12º de Matheus Leist serão zerados, mas os brasileiros mostraram que a Foyt está competitiva.
Confira como foi o Bump Day
Primeiro dos principais favoritos a ir para a pista, Alexander Rossi teve um desempenho bastante alarmante para a Andretti e não passou de décimo. JR Hildebrand saiu logo na sequência e fez um pouco melhor que Rossi, mas o suficiente para deixar o pessoal da Dreyer & Reinbold satisfeito.
Aí vieram mais três golpes muito fortes em cima da Andretti. Marco foi o primeiro, marcando apenas o 12º melhor tempo após ter liderado boa parte dos treinos livres. Na sequência, Zach Veach também foi lento, despencou na volta final e foi 16º.
Quando as coisas parecam que iriam começar a fluir, veio a garoa e, consequentemente, a bandeira amarela. Instantes depois, a chuva apertou, indicando que Robert Wickens teria de esperar bastante. A pausa foi de cerca de 40 minutos, quando o canadense finalmente foi à pista e, obviamente, não andou bem, com o traçado todo limpo de novo: 14º para ele.
Gabby Chaves foi outro piloto a sofrer com as condições de pista e, apesar de ter andado muito bem nos treinos livres, parecia pronto para voltar no domingo na definição do meio do pelotão. O colombiano fez o 17º tempo. No mesmo cenário praticamente, Sage Karam fez um pouco melhor e botou a Dreyer & Reinbold em 14º.
Ótimo piloto e com retrospecto especialmente bom na Indy 500, Carlos Muñoz voltou para valer à pista da Indy pela primeira vez depois da decisão de 2017 em Sonoma. E o colombiano foi bem competente, cravando o décimo tempo e ficando colado em Hunter-Reay, o melhor companheiro na sessão. Atual campeão e líder do campeonato, Josef Newgarden também poderia ter pego a pista de forma melhor, mas não foi tão prejudicado assim pelo grande carro que tinha nas mãos. O americano bateu Danica por pouco menos de 0s3 e se enfiou no top-5.
Aí foi a vez de Will Power confirmar a força da Penske. O australiano foi ainda melhor que Newgarden e ainda bateu Pigot e Bourdais para assumir o terceiro lugar com uma absurda progressão nas quatro voltas, 0s1 atrás de Pagenaud e 0s5 mais lento que Helio. Na briga pelo top-9, Tony Kanaan teve uma primeira volta ruim, mas cresceu e tirou o companheiro Leist da zona de classificação.
Fortíssima candidata a ser eliminada no primeiro dia da classificação, Pippa Mann foi bem inferior a todos os rivais, menos Daly e Servià, que tiveram problemas. A britânica estava em sérios riscos. O drama da RLL seguia com Takuma Sato. Depois de Rahal passar perto da zona do bump e de Servià nem completar os giros, Takuma Sato fez uma terceira volta horrível e ficou em 26º.
A Carlin também mostrava que teria uma jornada dura na Indy 500. E Charlie Kimball ficava ali em 26º, correndo algum risco de ser eliminado na segunda rodada. Ed Carpenter, criado no IMS, seguia dando seu show em casa e atingia 229 mph em uma de suas voltas. No fim, segundo lugar, festa da torcida e Fast Nine quase garantido. Ou seja: Helio líder depois de uma sequência de voltas de cada um.
Acontece que o canadense começou a sentir uma forte vibração no carro ainda na volta de aquecimento e abortou ali mesmo. Era um drama imenso para Hinch se desenhando com pouco mais de dez minutos para o fim.
Rahal e Rossi foram para a pista e praticamente acabaram com as chances de Hinch, que foram sepultadas de vez quando o canadense foi trancado pelo carro de Pippa, que era mexido e aí finalmente solto na pista para a última partipação de alguém no sábado.
O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as 500 Milhas de Indianápolis com o repórter Gabriel Curty e o fotógrafo Rodrigo Berton. Acompanhe o noticiário aqui.
Indy 2018, 500 Milhas de Indianápolis, Classificação, dia 1:
1 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | 2:37.260 | |
2 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | 2:37.416 | +0.156 |
3 | 22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | 2:37.684 | +0.424 |
4 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 2:37.760 | +0.500 |
5 | 18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda | 2:37.832 | +0.572 |
6 | 21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet | 2:37.858 | +0.598 |
7 | 1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 2:37.860 | +0.600 |
8 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 2:38.045 | +0.785 |
9 | 13 | Danica PATRICK | EUA | Carpenter Chevrolet | 2:38.165 | +0.905 |
10 | 27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | 2:38.199 | +0.939 |
11 | 14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet | 2:38.236 | +0.976 |
12 | 4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet | 2:38.282 | +1.022 |
13 | 10 | Ed JONES | ING | Ganassi Honda | 2:38.594 | +1.334 |
14 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | 2:38.623 | +1.363 |
15 | 29 | Carlos MUÑOZ | COL | Andretti Honda | 2:38.870 | +1.610 |
16 | 66 | JR HILDEBRAND | EUA | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 2:38.940 | +1.680 |
17 | 98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | 2:39.183 | +1.923 |
18 | 7 | Jay HOWARD | ING | Schmidt Peterson Honda | 2:39.223 | +1.963 |
19 | 24 | Sage KARAM | EUA | Dreyer & Reinbold Chevrolet | 2:39.245 | +1.985 |
20 | 6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda | 2:39.324 | +2.064 |
21 | 32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevrolet | 2:39.338 | +2.078 |
22 | 25 | Stefan WILSON | ING | Andretti Honda | 2:39.356 | +2.096 |
23 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | 2:39.427 | +2.167 |
24 | 26 | Zach VEACH | EUA | Andretti Honda | 2:39.429 | +2.169 |
25 | 23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet | 2:39.467 | +2.207 |
26 | 19 | Zachary CLAMAN DEMELO | CAN | Dale Coyne Honda | 2:39.488 | +2.228 |
27 | 60 | Jack HARVEY | ING | Michael Shank SPM Honda | 2:39.489 | +2.229 |
28 | 59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet | 2:39.527 | +2.267 |
29 | 30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda | 2:39.636 | +2.376 |
30 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | 2:39.711 | +2.451 |
31 | 64 | Oriol SERVIÀ | ESP | Scuderia Corsa RLL Honda | 2:39.995 | +2.735 |
32 | 17 | Conor DALY | EUA | Dale Coyne Honda | 2:40.089 | +2.829 |
33 | 33 | James DAVISON | AUS | Foyt Chevrolet | 2:40.143 | +2.883 |