Primeiro dia de classificação da Indy 500 vê Castroneves na frente e espantosa eliminação de Hinchcliffe

O Bump Day de Indianápolis reservou uma tremenda surpresa: James Hinchcliffe, que briga pelo título da temporada, não conseguiu ficar entre os 33 primeiros e foi eliminado ao lado de Pippa Mann. Do outro lado, Helio Castroneves chega ao Fast Nine como o mais veloz e Danica Patrick também se classificou no limite. Tony Kanaan e Matheus Leist participam da definição do décimo ao 33º lugar

O Bump Day voltou e reservou uma surpresa absurda no sábado (19) em Indianápolis. James Hinchcliffe, candidato ao título e com grande retrospecto em Indianápolis, não conseguiu ficar entre os 33 melhores pilotos do dia e acabou eliminado da prova do próximo domingo.

A eliminação do sempre sorridente canadense se deu de forma bastante cruel, aliás. Primeiro, a chuva caiu bem na sua vez e lavou totalmente a pista, complicando sua tentativa. Depois, vibrações no carro o impediram até de abrir um giro rápido e, na sequência, quando tentava a terceira volta, ficou atrás de Pippa Mann no pit-lane, que tinha seu carro sendo mexido pela equipe e perdeu tempo, e o tempo da sessão se esgotou. A britânica, inclusive, foi a outra eliminada.

Do outro lado da tabela de classificação, Helio Castroneves e a Penske impressionaram. Com uma marca estabelecida logo no comecinho, o brasileiro combinou seus tempos para 2min37s261, com pouco menos de 0s2 de frente para um também espantoso Ed Carpenter, segundo colocado.

O domínio da Penske seguiu logo atrás de Carpenter, com Simon Pagenaud ocupando o terceiro lugar, Will Power aparecendo em quarto e Josef Newgarden ficando com a sétima posição. 

O quinto lugar foi de Sébastien Bourdais, que acertou ótima voltas para se garantir no Fast Nine. Spencer Pigot também impressionou em sexto, bem como Scott Dixon, em oitavo. Danica Patrick, em sua corrida de aposentadoria, passou aperto com Alexander Rossi no fim, mas se garantiu também na segunda parte da classificação, com a Carpenter botando mesmo os três carros no top-9.

Os demais pilotos – exceto Pippa e Hinch – vão disputar as posições entre décimo e 33º. Assim, o 11º lugar de Tony Kanaan e o 12º de Matheus Leist serão zerados, mas os brasileiros mostraram que a Foyt está competitiva.

James Hinchcliffe está fora da Indy 500 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Confira como foi o Bump Day

Contrariando todas as previsões, a Indy deu início ao Bump Day exatamente às 12h (em Brasília). Os pilotos foram para sete horas de atividades, com cada um sempre executando uma sequência de quatro voltas rápidas com a pista vazia. Seguindo a ordem sorteada nesta sexta-feira, Zachary Claman DeMelo foi o primeiro – já que Conor Daly sorteou a bolinha #1 para o carro reserva.
 
E o canadense começou dando bastante pinta de que precisaria retornar à pista mais tarde para tentar melhorar e escapar das duas últimas posições, cravando 2min39s488 no somatório dos giros. Logo depois foi a vez de Ryan Hunter-Reay, que também não andou bem, mas isso pensando em Fast Nine, já que já superava Claman DeMelo com certa facilidade.
 
Outro piloto que corria sérios riscos de ficar de fora era Jack Harvey, que combinava para 2min39s835, ainda mais lento que Claman DeMelo. E o contraste completo veio logo depois com Helio Castroneves voando para girar em 2min37s261. 
 
Spencer Pigot não foi tão bem quanto Helio, mas mostrou suas credenciais para disputar uma vaga no Fast Nine e, mais além, que a Carpenter está mesmo muito forte: 2min37s859 para o jovem piloto. Scott Dixon veio depois e andou até próximo de Pigot, mas ficou em desvantagem por 0s3, ocupando a terceira colocação parcial.
Helio Castroneves foi o mais rápido (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Aí vieram dois pilotos que tinham grandes chances de voltarem no domingo para a definição do décimo ao 33º lugar: Jay Howard e Ed Jones. O segundo foi bem melhor que o primeiro, é verdade, mas não chegaram nem ao top-3.
 
Sofrendo muito para achar um bom acerto para a classificação, Graham Rahal continuou perdido em suas quatro voltas rápidas e atrás de Claman DeMelo, mostrando que realmente corria riscos de eliminação. Pior ainda foi Oriol Servià, que quase bateu o carro diversas vezes e foi mandado para os boxes pela direção de prova.
 
Provando a força da Penske, Simon Pagenaud fez quatro voltas muito fortes e colou em Helio, também ficando perto da vaga no Fast Nine. E aí, quando James Hinchcliffe se preparava para sair, a chuva apareceu de forma leve na curva 2. Cinco minutos depois, ela ganhou força e mostrou que ainda demoraria muito até tudo recomeçar.

Depois de uma longa interrupção por causa da chuva que parou tudo no IMS por cerca de duas horas e meia, James Hinchcliffe teve a ingrata tarefa de reabrir os trabalhos e mostrar a todos que as condições da pista estavam bem complicadas. O canadense fez nada menos que o pior tempo, ficando atrás inclusive de Harvey e provisioriamente sendo eliminado. Aí veio James Davison, também sofrendo bastante com a pista e ficando ligeiramente na frente de Hinch.
Simon Pagenaud é forte candidato à pole (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Sébastien Bourdais vive mesmo uma fase fabulosa. E as condições de pista não evitaram mais um grande trabalho do francês, que se colocou entre Pagenaud e Pigot, em ótima posição para ir ao Fast Nine. Bourdais levantou o IMS, que aplaudia seu ótimo trabalho e, principalmente a chegada de Danica Patrick, que partiu para a pista logo depois.
 
Com a galera de pé praticamente o tempo todo em suas cinco voltas – aquecimento e as quatro rápidas -, Danica fez bonito. Andou bem próxima da marca que Pigot, seu companheiro, havia estabelecido, mantendo vivas as chances de ir ao Fast Nine.
 
Aí veio uma galera que parecia prontinha para se garantir entre o décimo eo 33º e nada mais, nada menos que isso: Kyle Kaiser, Max Chilton e Stefan Wilson. O primeiro foi décimo, o segundo ficou em 13º e e o terceiro em 11º. Os três bem próximos e próximos de Howard e Claman DeMelo.
Danica Patrick está no Fast Nine! (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Aí veio Matheus Leist e mais um bom trabalho do jovem brasileiro. Leist andou num ritmo muito parecido com o de Dixon, mas crescendo na metade final de suas voltas, ao contrário do neozelandês. Foi o bastante para o sétimo lugar e para ficar na briga. Conor Daly chegou na sequência e confirmou a chance imensa de ser eliminado, virando nada menos que 1s5 mais lento que Hinch.

Primeiro dos principais favoritos a ir para a pista, Alexander Rossi teve um desempenho bastante alarmante para a Andretti e não passou de décimo. JR Hildebrand saiu logo na sequência e fez um pouco melhor que Rossi, mas o suficiente para deixar o pessoal da Dreyer & Reinbold satisfeito.

Aí vieram mais três golpes muito fortes em cima da Andretti. Marco foi o primeiro, marcando apenas o 12º melhor tempo após ter liderado boa parte dos treinos livres. Na sequência, Zach Veach também foi lento, despencou na volta final e foi 16º.

Graham Rahal tomou susto, mas passou (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Quando as coisas parecam que iriam começar a fluir, veio a garoa e, consequentemente, a bandeira amarela. Instantes depois, a chuva apertou, indicando que Robert Wickens teria de esperar bastante. A pausa foi de cerca de 40 minutos, quando o canadense finalmente foi à pista e, obviamente, não andou bem, com o traçado todo limpo de novo: 14º para ele.

Gabby Chaves foi outro piloto a sofrer com as condições de pista e, apesar de ter andado muito bem nos treinos livres, parecia pronto para voltar no domingo na definição do meio do pelotão. O colombiano fez o 17º tempo. No mesmo cenário praticamente, Sage Karam fez um pouco melhor e botou a Dreyer & Reinbold em 14º.

Ótimo piloto e com retrospecto especialmente bom na Indy 500, Carlos Muñoz voltou para valer à pista da Indy pela primeira vez depois da decisão de 2017 em Sonoma. E o colombiano foi bem competente, cravando o décimo tempo e ficando colado em Hunter-Reay, o melhor companheiro na sessão. Atual campeão e líder do campeonato, Josef Newgarden também poderia ter pego a pista de forma melhor, mas não foi tão prejudicado assim pelo grande carro que tinha nas mãos. O americano bateu Danica por pouco menos de 0s3 e se enfiou no top-5.

Tony Kanaan quase avançou de fase (Foto: Foyt)

Aí foi a vez de Will Power confirmar a força da Penske. O australiano foi ainda melhor que Newgarden e ainda bateu Pigot e Bourdais para assumir o terceiro lugar com uma absurda progressão nas quatro voltas, 0s1 atrás de Pagenaud e 0s5 mais lento que Helio. Na briga pelo top-9, Tony Kanaan teve uma primeira volta ruim, mas cresceu e tirou o companheiro Leist da zona de classificação.

Fortíssima candidata a ser eliminada no primeiro dia da classificação, Pippa Mann foi bem inferior a todos os rivais, menos Daly e Servià, que tiveram problemas. A britânica estava em sérios riscos. O drama da RLL seguia com Takuma Sato. Depois de Rahal passar perto da zona do bump e de Servià nem completar os giros, Takuma Sato fez uma terceira volta horrível e ficou em 26º.

A Carlin também mostrava que teria uma jornada dura na Indy 500. E Charlie Kimball ficava ali em 26º, correndo algum risco de ser eliminado na segunda rodada. Ed Carpenter, criado no IMS, seguia dando seu show em casa e atingia 229 mph em uma de suas voltas. No fim, segundo lugar, festa da torcida e Fast Nine quase garantido. Ou seja: Helio líder depois de uma sequência de voltas de cada um.

A segunda rodada começou com Servià novamente tendo problemas e, muito lento, sendo mandado para os boxes após a terceira volta. Fim do sonho de participar de mais uma Indy 500 e fim da participação da Scuderia Corsa, braço da Ferrari, na prova. Daly veio depois e, apesar de não conseguir grandes coisas, foi cerca de 0s3 melhor que Pippa, virando 33º provisoriamente, ou seja, na bolha.
 
Quem surpreendeu foi Harvey, que praticamente se livrou do risco de eliminação com as duas primeiras voltas bem competentes. Hunter-Reay, na sequência, não melhorou muito sua situação, não mudando nada no 13º lugar. E aí veio o grande momento do dia: Servià melhorou absurdamente seus tempos e chegou ao 31º lugar, jogando Hinch e Davison para o perigo e derrubando Daly da zona de classificação.
 
Dixon também tentou melhorar, mas optou pela segunda faixa do pit-lane, ou seja: não tinha prioridade de ir à pista, mas também não correria o risco de perder seu melhor tempo. O resultado foi o oitavo lugar, jogando Danica para nono e Kanaan para fora da zona do Fast Nine. Daly também melhorou e saiu da zona de eliminação, mas foi pior até que Servià, bastante ameaçado principalmente por Hinch.

Acontece que o canadense começou a sentir uma forte vibração no carro ainda na volta de aquecimento e abortou ali mesmo. Era um drama imenso para Hinch se desenhando com pouco mais de dez minutos para o fim.

Rahal e Rossi foram para a pista e praticamente acabaram com as chances de Hinch, que foram sepultadas de vez quando o canadense foi trancado pelo carro de Pippa, que era mexido e aí finalmente solto na pista para a última partipação de alguém no sábado.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as 500 Milhas de Indianápolis com o repórter Gabriel Curty e o fotógrafo Rodrigo Berton. Acompanhe o noticiário aqui.

Indy 2018, 500 Milhas de Indianápolis, Classificação, dia 1:

1 3 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet 2:37.260  
2 20 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet 2:37.416 +0.156
3 22 Simon PAGENAUD FRA Penske Chevrolet 2:37.684 +0.424
4 12 Will POWER AUS Penske Chevrolet 2:37.760 +0.500
5 18 Sébastien BOURDAIS FRA Dale Coyne Honda 2:37.832 +0.572
6 21 Spencer PIGOT EUA Carpenter Chevrolet 2:37.858 +0.598
7 1 Josef NEWGARDEN EUA Penske Chevrolet 2:37.860 +0.600
8 9 Scott DIXON NZL Ganassi Honda 2:38.045 +0.785
9 13 Danica PATRICK EUA Carpenter Chevrolet 2:38.165 +0.905
10 27 Alexander ROSSI EUA Andretti Honda 2:38.199 +0.939
11 14 Tony KANAAN BRA Foyt Chevrolet 2:38.236 +0.976
12 4 Matheus LEIST BRA Foyt Chevrolet 2:38.282 +1.022
13 10 Ed JONES ING Ganassi Honda 2:38.594 +1.334
14 28 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Honda 2:38.623 +1.363
15 29 Carlos MUÑOZ COL Andretti Honda 2:38.870 +1.610
16 66 JR HILDEBRAND EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 2:38.940 +1.680
17 98 Marco ANDRETTI EUA Andretti Honda 2:39.183 +1.923
18 7 Jay HOWARD ING Schmidt Peterson Honda 2:39.223 +1.963
19 24 Sage KARAM EUA Dreyer & Reinbold Chevrolet 2:39.245 +1.985
20 6 Robert WICKENS CAN Schmidt Peterson Honda 2:39.324 +2.064
21 32 Kyle KAISER EUA Juncos Chevrolet 2:39.338 +2.078
22 25 Stefan WILSON ING Andretti Honda 2:39.356 +2.096
23 88 Gabby CHAVES COL Harding Chevrolet 2:39.427 +2.167
24 26 Zach VEACH EUA Andretti Honda 2:39.429 +2.169
25 23 Charlie KIMBALL EUA Carlin Chevrolet 2:39.467 +2.207
26 19 Zachary CLAMAN DEMELO CAN Dale Coyne Honda 2:39.488 +2.228
27 60 Jack HARVEY ING Michael Shank SPM Honda 2:39.489 +2.229
28 59 Max CHILTON ING Carlin Chevrolet 2:39.527 +2.267
29 30 Takuma SATO JAP RLL Honda 2:39.636 +2.376
30 15 Graham RAHAL EUA RLL Honda 2:39.711 +2.451
31 64 Oriol SERVIÀ ESP Scuderia Corsa RLL Honda 2:39.995 +2.735
32 17 Conor DALY EUA Dale Coyne Honda 2:40.089 +2.829
33 33 James DAVISON AUS Foyt Chevrolet 2:40.143 +2.883

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