Após um fim de semana de
problemas no GP do Texas, Joseph Newgarden lamentou o azar na prova e criticou a punição aplicada pela direção da corrida. De acordo com o americano, houve incoerência na pena sofrida após supostamente ter queimado a última relargada.
Em uma
prova marcada por problemas nos seus jogos de pneus — que apresentaram bolhas e perda de pressão —, o piloto da Penske foi submetido a um drive-through após irregularidades apontadas durante a última relargada do certame. Newgarden, que já vinha sofrendo com as bolhas, passou a lidar, então, com a peça furada, tendo que substituí-la em pit-stop seguinte à passagem da punição.
O atual campeão da Indy julgou injusta sua punição, afirmando que não obteve vantagens em sua manobra na relargada. Além disso, o piloto do #1 supôs que a própria passagem forçada pelos boxes pode ter levado ao furo posterior no pneu.
Josef Newgarden e Alexander Rossi tiveram dias bem opostos (Foto: IndyCar)
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“Nesta altura, não importa a penalidade, pois o pneu traseiro direito acabou indo embora — apesar de que eu posso ter furado-o ao cumprir o drive-through. Entretanto, acho que a direção da prova tem sido muito inconsistente e, se essa fosse uma corrida que eles decidissem ser agressivos, então… acho que eles precisam olhar a severidade das punições. Na relargada, eu não passei ninguém antes da linha de chegada, mas, literalmente porque eu estava fora da fila, eles me chamaram para um drive-through que nos matou ao estender o trecho de velocidade limitada”, desabafou.
Newgarden cobrou, também, maior critério por parte da Indy nas punições, e disse esperar que incidentes semelhantes tenham o mesmo tratamento a partir de agora.
“O jeito que eles me chamaram hoje, nunca haviam feito antes. Fui advertido por algo que decidiram ser agressivos repentinamente. OK, agora espero que eles sejam consistentes em relação a isso daqui em diante — com todos”, adicionou.
Josef Newgarden saíu da pole, mas teve um terrível GP do Texas (Foto: IndyCar)
Além da inconformidade com os oficiais de prova, o americano também avaliou seu desempenho na corrida. Desse modo, o companheiro de Will Power e Simon Pagenaud lamentou que os pneus tenham comprometido um desempenho promissor e que tenha havido a necessidade de ir aos boxes sete vezes.
“Se você olhar os pneus da Schmidt Peterson ou da Ganassi, verá que eles não tiveram os mesmos problemas, então diria que foi uma falha da nossa equipe. Acontece, mas de certo modo é bom, sabe? Significa que temos uma solução aí — cabe a nós encontrá-la. Achei nosso carro muito bom; ele esteve ótimo nos treinos de sexta-feira e acho que os rapazes fizeram um grande trabalho. Mas, acho que quando discutirmos isso juntos, temos que ver como sobreviver a stint mais longo. O carro estava rápido mas não funcionou ao longo do stint, de modo que, se repetíssemos isso, obteríamos o mesmo resultado. Os três pilotos e os engenheiros têm que encontrar uma solução que não cause tantas bolhas”, finalizou