Quatro pilotos trocam de motor e são punidos em dez posições no grid de largada em Sonoma

Takuma Sato, Sebastián Saavedra, Justin Wilson e Simona de Silvestro largarão dez posições atrás de onde se classificarem para a etapa de Sonoma. O motivo? As frequentes trocas de motor da temporada de 2012

Quatro pilotos já chegam punidos à Sonoma, onde acontece, no próximo domingo (26), a 13ª etapa da temporada da Indy. A lista dos que perderão dez posições no grid de largada é composta por Takuma Sato, Sebastián Saavedra, Justin Wilson e Simona de Silvestro.

Saavedra – que disputou apenas a etapa de Indianápolis em 2012 – e Wilson receberam as penalizações por trocas de motor não-autorizadas. No caso de Saavedra, a pena se dá porque ele deveria usar o mesmo motor que usou nas 500 Milhas, em maio. Já Sato e Simona ultrapassaram o limite de cinco motores: o japonês usará o sexto propulsor em Sonoma, enquanto a suíça terá o sétimo diferente em seu carro na atual temporada.

HVM, de Simona De Silvestro, é a única que segue com a Lotus (Foto: IndyCar/LAT Photo USA)

Da lista, Saavedra, da Andretti/AFS, é o único a usar motores Chevrolet, enquanto Simona é a última que utiliza as unidades fabricadas pela Lotus. Sato e Wilson são impulsionados por propulsores Honda.

Vale lembrar que o número de punições ainda pode aumentar durante o fim de semana, caso alguém decida trocar de motor antes do início da corrida, que está marcado para 17h30 (de Brasília).

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube