Rossi passa Herta na largada e some para vencer ótimo GP de Elkhart Lake. Newgarden é 3º
O GP de Elkhart Lake foi muito bom, mas do segundo lugar para trás. Alexander Rossi passou Colton Herta na largada e simplesmente sumiu na dianteira para vencer com larga margem e embolar de vez a disputa pelo título com Josef Newgarden, que chegou em terceiro
O triunfo de Alexander veio com a maior margem registrada desde a corrida 1 de Detroit em 2015, quando Carlos Muñoz, em uma prova completamente modificada pela chuva, colocou 30s270 em cima de Marco Andretti.
Além disso, é claro, foi um triunfo que colocou fogo de vez no campeonato e desenhou ainda mais o duelo com Josef Newgarden. Agora, sete pontos separam os dois e o cenário só não é pior para Josef porque o #2 ainda terminou em terceiro.
Relacionadas
De Newgarden para trás que o bicho pegou mesmo, especialmente nas últimas voltas. Graham Rahal bem que tentou voltar ao pódio, mas teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto Scott Dixon foi quinto colocado com duas manobras nas últimas duas voltas e saindo de último após acidente na largada.
Felix Rosenqvist ficou em sexto, seguido por James Hinchcliffe e Herta, que brigaram duro e se enroscaram até os metros finais. Simon Pagenaud, em mais uma prova ruim e Takuma Sato, também com diversos erros cometidos, fecharam o top-10.
As Foyt sofreram muito em mais um misto e ficaram na parte final do pelotão. Matheus Leist completou em 20º e Tony Kanaan foi o 21º colocado.
Saiba como foi o GP de Elkhart Lake
A corrida em Elkhart Lake começou às 13h50 (em Brasília). Alexander Rossi saiu muito bem e superou Colton Herta após bons metros dos dois lado a lado. Logo atrás, Josef Newgarden não largou bem e, além de não conseguir acompanhar Will Power, ainda foi superado por Graham Rahal e Takuma Sato.
It didn’t take @AlexanderRossi long to slide into P1 ??#INDYCAR // #REVGROUPGP pic.twitter.com/hfndsNX5p3
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) June 23, 2019
A closer look at that opening lap moment with Dixon & RHR.
The @DHLUS car fell back to P18 and is battling his way back – up to P15 now!IndyCar?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#IndyCar #RevGroupGP— Andretti Autosport (@FollowAndretti) June 23, 2019
A prova, que estava bem mais animada atrás do sexto lugar, mudou um pouco de figura com um erro bobo de Herta, que escapou, travou roda e, além de perder contato com Rossi, ainda foi alcançado por Power e Rahal.
"And that's a Power Move." Watch @12WillPower and @ColtonHerta go wheel-to-wheel at @roadamerica ??#INDYCAR // #REVGROUPGP pic.twitter.com/C8dDXo93yD
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) June 23, 2019
As paradas seguiam acontecendo no pelotão intermediário, especialmente com quem largou de pneus macios. Mas o bicho pegava lá na frente, com Power e Rahal, em boas brigas e até toques, tirando Herta do caminho.
A corrida de Colton foi sendo arruinada aos poucos. Logo depois de cair para quarto, foi para os boxes e o abastecimento foi problemático, com a mangueira presa. O resultado foi voltar para a pista com Bourdais e Hunter-Reay colados em seu #88.
After his historic NTT P1 Award, @ColtonHerta lost valuable time in pit lane at @roadamerica ??#INDYCAR // #REVGROUPGP pic.twitter.com/hYh2ZxY9IQ
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) June 23, 2019
The only team orders at @Team_Penske? May the best man win ?#INDYCAR // #REVGROUPGP pic.twitter.com/Y8UG1rb3Ju
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) June 23, 2019
"10 laps to go, plus-22 Power, plus 25-Newgarden." Can @AlexanderRossi finish this beauty of a run at @roadamerica ?#INDYCAR // #REVGROUPGP pic.twitter.com/vKzJYeRT9C
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) June 23, 2019
Acontece que a briga pelo terceiro lugar, do nada, ficou de tirar o fôlego. O ritmo de Newgarden caía muito e o americano acabava formando um pelotão ali com Rahal, Herta, Hinch, Dixon e até Rosenqvist pintando na mesma imagem.
Newgarden e Rahal conseguiram desgrudar um pouco do resto e aí que a coisa esquentou ainda mais. Hinch passou Herta, mas o americano foi para dar o troco, os dois se estranharam e Dixon, na inteligência, levou as duas posições em sequência.
Para Hinch foi ainda pior, porque o canadense foi facilmente superado por Rosenqvist e foi ficando sem ritmo. Por quase que um milagre, ainda voltou para sétimo, com Herta se enroscando com Rosenqvist e recuando. O sueco foi sexto.
Boa parte dos eventos aconteceu já quando Rossi havia, tranquilo, cruzado a linha de chegada, com Power e Newgarden fechando o pódio.
Indy 2019, GP de Elkhart Lake, Final:
1 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:39:40.474 | 55 voltas |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | +28.439 | |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +31.844 | |
4 | G RAHAL | RLL Honda | +33.409 | |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | +39.117 | |
6 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +41.783 | |
7 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +45.552 | |
8 | C HERTA | Harding Honda | +47.694 | |
9 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +53.895 | |
10 | T SATO | RLL Honda | +58.905 | |
11 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +1:01.088 | |
12 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +1:03.972 | |
13 | M ERICSSON | SPM Honda | +1:17.786 | |
14 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +1:19.603 | |
15 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +1:42.246 | |
16 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +1:46.531 | |
17 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
18 | Z VEACH | Andretti Honda | +1 volta | |
19 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
20 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
21 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
22 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
23 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +37 voltas | NC |