Rossi sai da F1 para pôr nome na história e ganhar edição histórica das 500 Milhas de Indianápolis
Depois de ter sido enxotado da F1, Alexander Rossi veio para a Indy para vencer a maior corrida de todas. O jovem norte-americano é o mais novo rookie a celebrar as 500 Milhas de Indianápolis. E não é qualquer uma: a edição 100. Carlos Muñoz bateu na trave de novo e cruzou em segundo, logo à frente de Josef Newgarden. Tony Kanaan foi o brasileiro melhor colocado, em quarto, enquanto Helio Castroneves terminou em 11º
Todos, absolutamente todos, foram parando nos boxes. E de repente, surgiu Rossi andando forte no fim. Chegou a ter quase uma volta de vantagem para o segundo colocado. Na 198, foi reduzindo drasticamente a velocidade; na 199, tinha 14s de vantagem para Muñoz e arriscou seguir na pista se arrastando. E num fim típico de Indy 500, cruzou a linha de chegada, parando metros depois sem combustível.
A vitória põe Bryan Herta de novo em evidência. É ele o corresponsável pelo carro #98, o mesmo que deu a vitória a Dan Wheldon em 2011.
Kanaan, no fim das contas, ficou em quarto e Castroneves, em 11º.
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Rossi é o primeiro rookie a vencer em Indy desde 2001, ano em que justamente Castroneves ganhou. Alexander mal sabia o que falar diante do choro. Alexander mal sabia o que fazer. Alexander, pelo menos, sabe o que vai ser: mais aplaudido e respeitado. Indy, sua linda: só você poderia fazer isso.
Saiba como foi a 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis
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A largada se deu na mais santa calmaria possível, com Hinchcliffe pondo o carro bem à frente para marcar território; na reta seguinte, no entanto, foi ultrapassado por Hunter-Reay. Começava, ali, a festa das ultrapassagens na ponta, com os dois se revezando. Mais atrás, bastaram sete voltas para que Kanaan superasse Castroneves para assumir a nona colocação; na décima, já aparecia em sétimo.
Pit incident with power and tk . Indy500?src=hash">#Indy500 pic.twitter.com/Ek5nnMdj4Q
— Matt Archuleta (@indy44) May 29, 2016
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O primeiro grande susto da Indy 500 #100 pintou quando Karam, andando entre os primeiros, tentou passar Bell por fora na curva 1. Um leve ‘chega pra lá’ do piloto experiente foi o suficiente para o jovial perder o controle e estampar o muro. Nada aconteceu com o rapaz da Dreyer & Reinbold #24. Uma nova rodada de pits se abriu.
Uma nova rodada de pits se abriu, e Helio saiu sem sustos na frente dos concorrentes diretos; na pista, ficou atrás de Bryan Clauson, que teve seu momento de fama ali na prova. Mas ainda no período da amarela, seu time o chamou para os boxes.
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E aí veio o momento pastelão: Castroneves vinha na faixa de saída normalmente e viu Bell deixando seu pit. O choque houve, por culpa do norte-americano, que perdeu o controle do carro e acertou o companheiro Hunter-Reay. A maldição da Andretti se estendia aos seus pilotos.
Na bagunça toda, Alex Tagliani estava primeiro, trazendo seu xará Rossi a reboque. O melhor dos ‘normais’ era Castroneves, com o recuperado Pagenaud, o combativo Hinchcliffe e o nasal Kanaan fechando os primeiros.
A partir da 121, Tagliani e Rossi resolveram brincar de serem líderes, alternando como os demais fizeram, por três ou quatro voltas. O piloto que ainda mantém um pé na F1 aproveitou que o companheiro e retardatário Bell estava ali no meio para sustentar a primeira posição e poupar combustível, ficando em seu vácuo. Na 134, Tagliani foi aos pits, abrindo o segundo lugar a Kanaan e o terceiro, a Castroneves; na 138, foi a fez de Rossi. Os brasileiros, então, comandavam a Indy 500 #100.
VÍDEO: Lazier com a roda solta em Indianápolis https://t.co/KoIxJZSiV8 Indy500?src=hash">#GPnaIndy500 pic.twitter.com/7b8pJzEN4x
— Grande Prêmio (@grandepremio) May 29, 2016
Bem à frente dos demais, Castroneves e Kanaan abriram distância para o resto e foram os primeiros a parar. Deram uma baita sorte: foi no momento em que Lazier apareceu na transmissão, perdendo a roda dianteira esquerda assim que saiu dos boxes. Um pastelão que só poderia ter sido cometido por sua equipe. Enfim, o vencedor da Indy 500 de 1996 abandonou.
A amarela deu lugar à verde na 158, com Kanaan ultrapassando o compatriota e trazendo Newgarden e Hinchcliffe para o negócio. Castroneves foi perdendo rendimento, e logo ficou visível o problema: o parachoque esquerdo se desprendeu do carro. Quando parecia que os boxes seriam o destino, Takuma Sato deu um jeito de ajudar, batendo.A grande maioria parou, menos Hildebrand e Tagliani.
Kanaan voltou endiabrado com a verde e pulou de quarto para primeiro, sustentando a ponta por um bom tempo. Foi só na 178 que encontrou um adversário, Newgarden, que o ultrapassou. Tony devolveu na 182.
Mas aí surgiu Muñoz, que passou o brasileiro e foi incomodar Newgarden. Os dois abriram uma distância suficiente para evitar o vácuo e a aproximação de Kanaan. Faltando oito para o fim, Tony foi aos pits para um splash & go. Na sequência, veio Newgarden. E, na 195, Muñoz.
Indy 2016, 500 Milhas de Indianápolis, corrida:
1 | 98 | ALEXANDER ROSSI | EUA | ANDRETTI HONDA | 200 voltas | |
2 | 26 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | +4.497 | |
3 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | +4.930 | |
4 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | +10.496 | |
5 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | +10.521 | |
6 | 6 | JR HILDEBRAND | EUA | CARPENTER CHEVROLET | +11.345 | |
7 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | +12.774 | |
8 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | +15.160 | |
9 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | +21.061 | |
10 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | +21.517 | |
11 | 3 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | +22.101 | |
12 | 77 | ORIOL SERVIÀ | ESP | SCHMIDT PETERSON HONDA | +23.814 | |
13 | 27 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | +24.970 | |
14 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | +28.249 | |
15 | 8 | MAX CHILTON | ING | GANASSI CHEVROLET | +28.758 | |
16 | 41 | JACK HAWKSWORTH | ING | FOYT HONDA | +32.174 | |
17 | 35 | ALEX TAGLIANI | CAN | FOYT HONDA | +32.199 | |
18 | 63 | PIPPA MANN | ING | DALE COYNE HONDA | +1 volta | |
19 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | PENSKE CHEVROLET | +1 volta | |
20 | 19 | GABBY CHAVES | COL | DALE COYNE HONDA | +1 volta | |
21 | 6 | TOWNSEND BELL | EUA | KV CHEVROLET | +1 volta | |
22 | 61 | MATT BRABHAM | AUS | PIRTEK CHEVROLET | +1 volta | |
23 | 88 | BRYAN CLAUSON | EUA | JONATHAN BYRD HONDA | +2 voltas | |
24 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | +2 voltas | |
25 | 16 | SPENCER PIGOT | EUA | RLL HONDA | +5 voltas | NC |
26 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | +37 voltas | NC |
27 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT PETERSON HONDA | +74 voltas | NC |
28 | 25 | STEFAN WILSON | ING | KV CHEVROLET | +81 voltas | NC |
29 | 18 | CONOR DALY | EUA | DALE COYNE HONDA | +85 voltas | NC |
30 | 91 | BUDDY LAZIER | EUA | LAZIER CHEVROLET | +100 voltas | NC |
31 | 20 | ED CARPENTER | EUA | CARPENTER CHEVROLET | +102 voltas | NC |
32 | 24 | SAGE KARAM | EUA | DRR KINGDOM CHEVROLET | +107 voltas | NC |
33 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | +137 voltas | NC |
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