Sato aproveita pole e vence com autoridade GP do Alabama. Newgarden vai de 16º para quarto
Takuma Sato escapou de todas as brigas em um movimentado GP do Alabama. Apesar de um erro no final, o japonês manteve o tempo todo boa vantagem para os demais e chegou ao quarto triunfo na categoria, segundo com a RLL. Josef Newgarden teve mais uma exibição brilhante em Barber e foi de 16º para quarto
Rei da regularidade, Scott Dixon conseguiu fazer uma corrida bem ao seu estilo. Dono de um retrospecto de pódios muito respeitável em Barber, o neozelandês segurou o ímpeto de Sébastien Bourdais no final e garantiu um segundo lugar crucial para o início de campeonato.
Em uma prova em que a Honda foi claramente superior, voltou a brilhar a estrela de Josef Newgarden. Com a grande atuação do ano até aqui, o americano carregou a Penske e a Chevrolet nas costas. Fazendo ótimas ultrapassagens, a última delas com arrojo em cima de ninguém menos que Alexander Rossi, o americano foi de 16º no grid para quarto no final, comprovando a força que tem no Alabama.
Relacionadas
Rossi completou em quinto em uma corrida mais apagada que o seu normal, seguido pela dupla da Schmidt Peterson, que sai, certamente, com sensações opostas. Andando sempre na frente, James Hinchcliffe foi sexto, enquanto Marcus Ericsson teve uma corrida como a de Newgarden para ser sétimo.
Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud e Felix Rosenqvist perderam os duelos diretos com os companheiros mais fortes, mas conseguiram fechar o grupo dos dez primeiros. Will Power, em jornada estabanada, foi 11º, enquanto a Foyt voltou a sofrer e teve Tony Kanaan e Matheus Leist, respectivamente, em 18º e 20º.
Confira como foi o GP do Alabama
A largada para o GP do Alabama aconteceu às 17h14 (em Brasília). Takuma Sato se defendeu bem das investidas do companheiro Graham Rahal e manteve a ponta, com Scott Dixon, James Hinchcliffe e Alexander Rossi, em ótima saída, aparecendo atrás.
What ? A ? Show ?
We’re green at BarberMotorPark?ref_src=twsrc%5Etfw">@BarberMotorPark. Come race with us on @NBCSN.#INDYCAR // #HIGPA pic.twitter.com/YfuteUdt5H
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 7, 2019
Apesar de alguns pequenos enroscos e escapadas na largada, os primeiros giros foram calmos, com pequenas trocas de posição no meio do grid e Josef Newgarden pulando para 15º tentando reagir. Na volta 5, Sato, Rahal, Dixon, Hinch, Rossi, Sébastien Bourdais, Spencer Pigot, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay e Will Power formavam o top-10.
A devastating stop for @RLLracing as they dealt with a throttle issue on @GrahamRahal’s car.
After starting P2, he’s fallen to P15.#INDYCAR // #HIGPA pic.twitter.com/K6o3qm7DPx
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 7, 2019
Rahal foi aos boxes no giro seguinte e o prejuízo foi imenso. A RLL demorou muito no trabalho e Graham voltou em um modesto 16º lugar, engolido pelo pelotão e impressionantes 25s atrás de Sato, com Rahal extremamente nervoso no rádio com o erro do time. A dobradinha escorreu pelo ralo bem cedo.
Too much power, not enough grip.
Will Power spins at @BarberMotorPark. #INDYCAR #HIGPA pic.twitter.com/tNfDLT6N2V
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 7, 2019
Pigot e Bourdais finalmente iam aos boxes no giro 28, enquanto Power aprontava. Pressionado por Newgarden, o australiano rodou absolutamente sozinho, despencou no pelotão e, de quebra, ainda tocou com Pagenaud metros depois. Problemão para a Penske, que chamou o australiano para seu segundo pit-stop.
Enquanto O'Ward começava a atropelar todo mundo e parava em um belo duelo com Pagenaud, a segunda rodada de paradas começava oficialmente com Newgarden, que já perdia bastante ritmo com pneus gastos. Herta, que foi junto, resolveu recolher, com a Harding tendo muitos problemas.
Os líderes começaram a parar a partir da volta 39 e, mais uma vez, Bourdais ficava para alongar o stint, conseguindo se posicionar entre Sato – desta vez com a RLL sendo eficiente – e Dixon, que vinha 8s3 distante do ponteiro. Hinch e Rossi apareciam logo atrás e Tony Kanaan pintava em sexto, na estratégia de Bourdais. Pigot, na mesma, era só nono, sem ritmo.
Drama entering pit road!
Max Chilton has nowhere to go as Tony Kanaan goes to enter pit road right in front of him. #HIGPA #INDYCAR pic.twitter.com/oq25Y2FfFV
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 7, 2019
A volta 56 guardava uma virada completamente inesperada para a corrida. Rahal, em tarde para se esquecer, simplesmente ficou lento e parou no meio da pista. Aquilo, por si só, já causaria a bandeira amarela, mas Chilton ainda perdeu o carro tentando entrar nos boxes ao lado de Kanaan e foi para o muro. O resultado foi todo mundo nos boxes, uma confusão completa e, só depois, o acionamento das amarelas, com demora para confirmação da nova ordem de posições.
Wow, @MarcoAndretti ? Way to work it.
10 laps left to run at BarberMotorPark?ref_src=twsrc%5Etfw">@BarberMotorPark! #INDYCAR // @FollowAndretti pic.twitter.com/XsWbLYmY2S
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) April 7, 2019
Sem Leist pelo caminho, Dixon retomava a caça a Sato, mas a impressão que dava é que todo mundo estava um pouco abaixo do que poderia, poupando equipamento para evitar um pit-stop extra no finalzinho. Rossi, em cima de Bourdais, formava a briga pelo terceiro lugar e Andretti e Ferrucci brigavam bonito.
A melhor volta de Bourdais na corrida pintou no 81º giro, dando claras mostras de que havia, sim, um duelo com Dixon pela frente pelo segundo lugar. Sato, então, tratava de contar com a briga para respirar mais um pouco, enquanto Power voltava a errar e quase perdia o décimo posto para Rosenqvist.
Só que Bourdais teve de dar algumas voltas mais lentas e perdeu um pouco do contato para Dixon. Do nada, aliás, o neozelandês quase viu a vitória cair em seu colo, com Sato resolvendo fazer um longo rali na grama. No final, porém, foi apenas um susto para Takuma.
Sato soube se recompor e ainda viu Bourdais voltar para cima de Dixon, marchando tranquilo para sua quarta vitória na Indy. Lá atrás, Newgarden mergulhava de surpresa em cima de Rossi e, com direito a um contato, passava o rival com maestria, coroando sua corridaça com o quarto lugar.
Indy, GP do Alabama, Barber, Classificação final
1 | T SATO | RLL Honda | 90 voltas | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | +2.387 | |
3 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +2.793 | |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +7.972 | |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | +8.852 | |
6 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +9.436 | |
7 | M ERICSSON | SPM Honda | +13.758 | |
8 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +15.251 | |
9 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +22.785 | |
10 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +26.245 | |
11 | W POWER | Penske Chevrolet | +31.818 | |
12 | Z VEACH | Andretti Honda | +33.904 | |
13 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +34.966 | |
14 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +39.312 | |
15 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +40.009 | |
16 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | +40.673 | |
17 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +42.572 | |
18 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
19 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
20 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
21 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | +2 voltas | |
22 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +2 voltas | |
23 | G RAHAL | RLL Honda | +35 voltas | NC |
24 | C HERTA | Harding Honda | +39 voltas | NC |