Schmidt Peterson confirma Briscoe como substituto de Hinchcliffe para disputa das 500 Milhas de Indianápolis

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (21), a equipe anunciou Ryan Briscoe como novo piloto do carro #5 para a mais tradicional de todas as corridas da Indy, que será disputada pela 99ª vez no domingo. O australiano largará em 32º lugar

VIU ESSA? INDY APRESENTA VÍDEO DA INDY 500 DE 2016, A 100ª

determinarTipoPlayer(“15480376”, “2”, “0”);

Aos 33 anos, Ryan Briscoe disputará pela décima vez as 500 Milhas de Indianápolis. Sua presença foi confirmada na 99ª edição da mais tradicional corrida do automobilismo mundial nesta quinta-feira (21), pela Schmidt Peterson Motorsports, que anunciou o australiano como substituto de James Hinchcliffe, que sofreu gravíssimo acidente na última segunda-feira no Speedway. O canadense chegou a correr risco de morte e passou por cirurgia logo após o acidente. O corpo médico que o atendeu no Hospital Metodista de Indianápolis comunicou que o piloto do carro #5 não tem previsão de retorno às pistas.

Em nove participações na Indy 500, Briscoe tem como melhor resultado dois quinto lugares, obtidos em 2007, como piloto da Luczo-Dragon, e em 2012, já pela Penske. Foi neste mesmo ano que o australiano faturou a pole-position da corrida. Na temporada passada, Briscoe disputou a Indy pela Ganassi, mas não teve seu contrato renovado para 2015.

Sem previsão de retorno às pistas após grave acidente, Hinchcliffe será substituído por Ryan Briscoe em Indianápolis (Foto: AP)

De acordo com o comunicado, Sam Schmidt e Ric Peterson, proprietários da SPM, analisaram uma lista de opções e escolheram Briscoe graças aos resultados obtidos pelo oceânico em sua carreira na Indy. Segundo o regulamento das 500 Milhas de Indianápolis, o piloto largaria da 33ª e última posição. Contudo,embora a princípio se imaginava que o australiano largaria atrás de James Davison — que substituiu Tristan Vautier, responsável por classificar o carro #19 da Dale Coyne, o que foi feito depois que Hinchcliffe classificou seu #5 —, a Indy colocou Briscoe oficialmente como 32º do grid, relegando seu compatriota ao último posto no alinhamento inicial em Indianápolis. 

“Analisamos algumas opções e sentimos confiança em Briscoe. Nós ficamos felizes por ele estar disponível e disposto a correr para nós em um espaço tão curto. Obviamente que esta não era uma situação que nós esperávamos estar para a maior corrida do ano, mas estamos fazendo o melhor possível. Nossos pensamentos e orações estão com James e sua família agora, enquanto trabalhamos nos detalhes para encontrar seu substituto. Estamos empolgados por ter um veterano no #5”, declarou Sam Schmidt.

Briscoe agradeceu à SPM pela convocação e prometeu fazer o melhor trabalho possível em substituição ao piloto canadense. “Em primeiro lugar, eu me sinto extremamente triste por Hinch. Desejo-lhe o melhor e uma recuperação rápida. Diante das circunstâncias, estou muito feliz por ter me sido dada a chance de estar aqui e substituí-lo. Espero fazer um grande trabalho para a equipe e estou ansioso para estar de volta novamente aqui nas 500 Milhas de Indianápolis.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.