McLaughlin supera Palou e lidera treino livre 1 do GP de Portland da Indy
Scott McLaughlin surpreendeu Álex Palou e liderou o primeiro treino livre da Indy em Portland. Ganassi sai no lucro com três carros marcando presença no top-5
O neozelandês Scott McLaughlin, da Penske, liderou o treino livre 1 do GP de Portland, realizado na noite desta sexta-feira (23). Já no período em que os carros eram divididos em grupos de 10 minutos cada, o piloto, que venceu a corrida em 2022, anotou o tempo mais rápido da sessão com 58s367. Ele desbancou o espanhol Álex Palou, que ficou no segundo lugar com a Ganassi, com 58s434.
Compatriota de McLaughlin e companheiro de equipe de Palou, Marcus Armstrong ficou na terceira posição. Ele foi líder do segundo grupo com 58s610, à frente do americano Alexander Rossi, que liderou parte do treino no período em que todos os carros estavam na pista e saiu com o quarto lugar no geral, com 58s671. O hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi, fechou o top-5.
Relacionadas
O australiano Will Power levou a Penske ao sexto lugar, enquanto David Malukas surpreendeu com a Meyer Shank, em sétimo. Colton Herta foi o melhor piloto de Andretti, na oitava posição, enquanto Pato O’Ward, de McLaren, e Santino Ferrucci, de Foyt, fecharam o top-10.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Herta encara ‘missão Franchitti 2010’ para impedir tri de Palou e levar título na Indy
O brasileiro Pietro Fittipaldi foi o 12º colocado da sessão com o tempo de 58s836.
A Indy retorna a Portland neste sábado (24) com o treino livre 2, que tem início agendado para às 13h00 (de Brasília, GMT-3), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Portland:
A bandeira verde para o treino livre foi dada às 18h55 (de Brasília, GMT-3) para os primeiros 45 minutos da sessão. Os pilotos rapidamente partiram para voltas de instalação e eventualmente recolheram. Aos poucos, a pista foi se preenchendo com os primeiros tempos da tarde. Quem surgiu na liderança após 15 minutos foi o neerlandês Rinus VeeKay, da Carpenter, com 59s113.
Quem tirou VeeKay da ponta foi o americano Alexander Rossi, da McLaren, com 59s111. Santino Ferrucci, de Foyt, causou um momento de susto ao rodar sozinho, mas manteve o carro ligado e conseguiu retornar para a pista.
Entrando no terço final da sessão para todos os carros, Rossi tinha melhorado o próprio tempo para 59s006 e seguia na liderança, puxando Power em segundo, McLaughlin em terceiro, VeeKay em quarto, Dixon em quinto, Palou em sexto, Vips em sétimo, Malukas em oitavo.
A liderança, enfim, saiu das mãos de Rossi e foi parar com Will Power, que com a Penske, anotou 59s926 para assumir a ponta. Irritado com Romain Grosjean pelo francês sair dos boxes justamente no apex da curva 1, Graham Rahal causou polêmica ao se chocar propositalmente com o carro da Juncos.
Na liderança, Power escapou da pista, mas evitou a bandeira vermelha. Já perto do fim do período a todos os carros, Rossi retomou a ponta, de pneus macios, cravando 58s761. Herta assumiu o terceiro lugar. A bandeira quadriculada eventualmente veio, e após uma pequena pausa, os carros foram separados em grupos.
No grupo 1, o atual campeão Álex Palou assumiu a liderança com o tempo de 58s433, que virou também o mais rápido no geral. Pietro Fittipaldi surpreendeu ao se colocar no segundo posto dos pilotos que foram para a pista com 58s836. Eventualmente, Power e Malukas foram mais rápido que o brasileiro da RLL, que encerrou o período no quinto lugar, já que no estouro do cronômetro, McLaughlin tirou Palou do topo com 58s366.
Já pelo grupo 2, os tempos começaram a cair e ficar competitivos já nos minutos finais, com Pato O’Ward surgindo na liderança com 58s816. Quem assumiu a liderança na sequência, de forma surpreendente, foi o neozelandês Marcus Armstrong, de Ganassi, com 58s609. O piloto ficou na liderança até o fim com a melhor marca do grupo, mas o líder geral foi McLaughlin.
INDY 2024, GP DE PORTLAND, TREINO LIVRE 1:
1 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 58.367 | |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | 58.434 | +0.067 |
3 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 58.610 | +0.243 |
4 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 58.671 | +0.304 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 58.704 | +0.337 |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | 58.729 | +0.362 |
7 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 58.752 | +0.385 |
8 | C HERTA | Andretti Honda | 58.757 | +0.390 |
9 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 58.817 | +0.450 |
10 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 58.823 | +0.456 |
11 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 58.826 | +0.459 |
12 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 58.836 | +0.469 |
13 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 58.876 | +0.509 |
14 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 58.924 | +0.557 |
15 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 58.944 | +0.577 |
16 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 58.950 | +0.583 |
17 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 58.971 | +0.604 |
18 | M ERICSSON | Andretti Honda | 59.034 | +0.667 |
19 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 59.048 | +0.681 |
20 | J VIPS | RLL Honda | 59.061 | +0.694 |
21 | K KIRWOOD | Carpenter Chevrolet | 59.078 | +0.711 |
22 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 59.089 | +0.722 |
23 | C RASMUSSEN | RLL Honda | 59.107 | +0.740 |
24 | G RAHAL | Dale Coyne Honda | 59.123 | +0.756 |
25 | J HARVEY | McLaren Chevrolet | 59.285 | +0.918 |
26 | K SIMPSON | Juncos Chevrolet | 59.351 | +0.984 |
27 | T SOWERY | RLL Honda | 1:00.389 | +2.022 |
28 | C DALY | Ganassi Honda | 1:02.160 | +3.793 |