McLaughlin vê chance de título diminuir após pódio em Gateway: “Perdi chance de vencer”

Após terminar o GP de Gateway da Indy na segunda colocação, Scott McLaughlin tem desvantagem de 73 pontos para Álex Palou com quatro etapas para o final do campeonato

Scott McLaughlin terminou o GP de Gateway deste sábado (17) na segunda colocação, mas não comemorou muito o resultado. O neozelandês lamentou o fato de não ter vencido depois de ter sido superado no último pit-stop por Josef Newgarden, companheiro de Penske. Com o resultado, o piloto do #3 admitiu que as chances de conquistar o título da Indy diminuíram.

McLaughlin era o líder na reta final da corrida, com Newgarden no encalço. Ambos tinham uma volta de vantagem para Colton Herta, o terceiro colocado na ocasião. No entanto, a dupla da Penske precisava fazer uma última parada nos boxes para completar o tanque de combustível. Com 20 voltas para o fim, Will Power e David Malukas se tocaram, trazendo a bandeira amarela e a chance perfeita para o pit-stop.

Nesse momento, a equipe de Newgarden fez um trabalho melhor e colocou o norte-americano na frente. Com poucos giros para a bandeira quadriculada, McLaughlin não conseguiu desbancar o companheiro de equipe e precisou se contentar com o segundo lugar. Caso tivesse feito a ultrapassagem e vencesse a corrida, o neozelandês somaria mais dez pontos no campeonato e estaria na terceira posição. No entanto, é apenas o quinto no certame, 73 tentos atrás de Álex Palou.

“Há dois anos estaria empolgado [pelo pódio], mas hoje sinto que perdi uma chance [de vencer]. Estou orgulhoso do que fizemos, nosso carro esteve bom em todo final de semana. Lideramos muitas voltas e melhoramos conforme a temperatura baixava. Foi um pouco difícil no início, mas à medida que a corrida passava, senti que tínhamos uma chance muito boa”, declarou McLaughlin.

Scott McLaughlin (Foto: IndyCar)

“A última amarela foi boa para nós, mas, depois, teve toda a confusão no final. Acho que foi bom por trazer estes pontos importantes para casa. Vamos deixar esse bom momento acontecendo, pois é tudo o que podemos fazer, e continuar alcançando os resultados. Posso continuar fazendo isso. Tem algumas grandes corridas por vir. Vai ser difícil, mas nunca vamos deixar de acreditar”, completou.

A reta final da corrida teve uma polêmica muito grande em torno da penúltima relargada da prova. Com dez voltas para o fim, Newgarden controlava o ritmo do pelotão alternando a velocidade, acelerando e freando. Antes de dar o pé total no acelerador, a bandeira verde foi acionada. Nesse instante, Alexander Rossi acertou em cheio a traseira de Will Power, que estava limitado pelo pelotão.

Power vociferou contra Newgarden, dizendo que ele foi o principal culpado pelo acidente que fez a McLaren de Rossi decolar em plena reta principal em Gateway. Por outro lado, o piloto do #2 disse que tinha a intenção de esperar até o limite da zona de reaceleração para partir e ressaltou que não faria “nada de diferente”. McLaughlin tentou se esquivar, disse que a Indy é quem deveria revisar o lance, mas deixou a opinião pelo lance.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Newgarden roda, mas dá volta por cima e vence etapa de Gateway da Indy

Alexander Rossi decolou após acertar Will Power na relargada (Vídeo: IndyCar)

“Primeiramente, as regras mudaram muito nesse ano. Provavelmente, os comissários estão um pouco mais tolerantes com quem larga antes, entre outras coisas, com os pilotos que saltam antes da bandeira verde. Minha estratégia nessa temporada tem sido ficar o mais próximo possível do carro à frente. A maioria faz isso para evitar um efeito-sanfona. Estava na caixa de câmbio do Josef [Newgarden]”, disse McLaughlin.

“Não sou eu quem deve rever, mas a Indy. Não sou eu quem julga e, ao meu ver, nem precisam. Acho que Josef relargou muito tarde — esse foi o problema. Se ele fizesse como fez na última relargada, acredito que poderíamos ter feito 1-2-3 ou um primeiro, segundo e quarto para a equipe. Bem, mas não guio o #2. Todos nós tomamos decisões e ele achou que aquela era a correta. Péssimo para todos que estão atrás, mas Newgarden conseguiu a vitória e isso [a relargada] não importa para ele. Will bateu, assim como outros pilotos”, finalizou.

Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.