Sem sustos, Alonso faz estreia e completa primeiras voltas no oval de Indianápolis com carro da McLaren-Andretti

Fernando Alonso finalmente fez sua estreia no oval de Indianápolis. O bicampeão mundial de F1 deixou o pit-lane pouco depois do previsto porque seu carro, durante o shakedown feito por Marco Andretti, estava saindo de frente. Mas tudo se resolveu para o espanhol completar as primeiras voltas

 

#GALERIA(7010)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A espera chegou ao fim. Desde que surpreendeu o mundo do esporte ao anunciar a participação nas 500 Milhas de Indianápolis, em 12 de abril, Fernando Alonso tornou-se ainda mais o centro das atenções, ainda que nem de longe tenha conquistado grandes resultados nos últimos anos na F1. Foram pouco mais de três semanas até que, nesta quarta-feira (3), o espanhol tivesse a chance de guiar pela primeira vez no icônico oval do Indianapolis Motor Speedway. No entanto, Alonso levou mais tempo que o previsto pela Andretti para finalmente acelerar em Indianápolis, ganhando a pista exatamente às 10h55 (horário local), 11h55 pela hora de Brasília.

Sem sustos ou maiores problemas, Alonso conseguiu completar as primeiras 40 voltas (100 milhas, ou 160,9 km) no oval de Indianápolis e passou com folga pelo chamado ROP, o programa de orientação a novatos. A título de comparação, Fernando completou apenas 190 voltas com o carro da McLaren nos testes de pré-temporada da F1 em Barcelona, enfrentando problemas em vários dias, totalizando. Na Rússia, aliás, Alonso seuer conseguiu largar por conta de problemas no motor Honda. No momento, o bicampeão mundial não teve a menor dificuldade para cumprir com o cronograma estabelecido pela Andretti-McLaren-Honda.

Momentos antes do seu primeiro teste com o Dallara-Honda da Andretti, que o colocou na pista em parceria com a McLaren e também com a montadora japonesa, Alonso estava no pit-lane, ao lado de Gil de Ferran, Michael Andretti e do chefe da McLaren, Zak Brown, e se preparava, com natural ansiedade, para entrar no carro #29 todo laranja para completar as suas primeiras voltas no circuito oval. Antes, Marco Andretti realizou o primeiro shakedown para verificar as condições do carro e da pista com a temperatura ambiente na casa dos 10ºC.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fernando Alonso na pista em Indianápolis (Foto: Reprodução/YouTube)

O complexo do circuito contava com a presença de muitos fãs, alguns deles com a bandeira da Espanha, saudando a chegada do bicampeão mundial de F1. Definitivamente, trata-se de um dos maiores acontecimentos do esporte a motor em 2017, ao menos até o momento. Pela internet, o número de espectadores acompanhando o evento aumentava a cada minuto.

O chamado ROP (Programa de Orientação ao Novato, em tradução livre) ao qual Alonso começou a ser submetido nesta quarta-feira foi dividido em três fases: na primeira, o espanhol teria de completar dez voltas entre 205 e 210 mph (329,8 e 337,8 km/h); 15 voltas entre 210 e 215 mph (337,8 e 345,9 km/h) e outras 15 voltas acima desta velocidade. Fernando tem cinco jogos de pneus para usar ao longo do dia.

Antes de Alonso, Marco Andretti fez um shakedown com o #29 da McLaren-Andretti (Foto: Reprodução)

Antes de Alonso assumir pra valer a condução do #29, a transmissão promovida pela Indy realizava um 'esquenta' com a presença de dois ícones das 500 Milhas de Indianápolis: Mario Andretti e Johnny Rutherford, responsável por levar a McLaren à vitória na lendária prova em 1974 e 1976. 

Marco Andretti retornava ao pit-lane e reportava que havia alguma coisa errada no carro, que estava saindo de frente. De modo que a Andretti precisou trabalhar para encontrar o equilíbrio ideal antes de Marco voltar à pista para completar mais algumas voltas antes de finalmente entregar o carro a Alonso. Em seguida, o neto de Mario Andretti realizou outro shakedown, um pouco mais breve que o primeiro, e retornou aos pits para passar as impressões do comportamento do carro para a equipe antes de Alonso assumir de vez o volante.

Até que, às 10h49 locais (11h49 pelo horário de Brasília), Alonso vestiu balaclava e capacete e finalmente entrou no carro para completar suas primeiras voltas em um circuito oval. Com os cintos de segurança devidamente apertados, Fernando estava pronto para a estreia. Com o motor Honda do carro ligado, o espanhol acelerou às 10h55, horário local.

Fernando Alonso em Indianápolis (Foto: McLaren)

Definitivamente, começava naquele momento a trajetória de Fernando Alonso rumo ao sonho de buscar a vitória em Indianápolis. E o espanhol foi evoluindo de forma progressiva, cumprindo com o cronograma estabelecido pela Andretti. Na sexta volta, o bicampeão da F1 alcançava já uma velocidade média de 337,7 km/h, evoluindo sem grandes problemas antes de retornar ao pit.

Alonso fez uma breve pausa antes de retornar à pista para seguir com o cronograma estabelecido pela Andretti.  Foi um stint de dez voltas, cumprindo a primeira parte do ROP. Sem problemas, o asturiano passou dos 210 mph e avançou à segunda fase da programação. A partir de então, o piloto de 35 anos aumentou um pouco mais o ritmo, avançando também para 211 mph (339 km/h) de média no circuito de Indianápolis. Nos bastidores, Zak Brown comentava: "Nunca vi Alonso tão feliz".

Fernando Alonso estava feliz da vida com a chance de poder guiar em Indianápolis (Foto: McLaren)

Fernando completou com tranquilidade também a segunda fase do Programa de Orientação a Novatos, andando sempre entre 211 e 213 mph, com sua melhor volta sendo em 213,852 mph (344,08 km/h). Faltava, portanto, apenas a fase derradeira do ROP para Alonso ser definitivamente aprovado pela Indy para fazer parte do rol dos pilotos em busca de uma das 33 vagas do grid das 500 Milhas de Indianápolis.

Na primeira volta da terceira fase do ROP, Alonso já conseguiu marcar 219.495 mph (353,16 km/h) de média, melhorando para 219.503 mph (353,2 km/h) na segunda. Na sequência, o espanhol conseguiu se manter constante, sempre na casa de 219 mph (352 km/h) e sustentou uma média mais que suficiente para completar com êxito, após 40 voltas, a primeira parte do seu teste, passando com folga pelo 'Rookie Test' no Indianapolis Motor Speedway.

GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO a estreia de Alonso em Indianápolis. Clique aqui para assistir.

EDGARD MELLO FILHO DÁ SHOW NO PADDOCK GP #76. ASSISTA AGORA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.