Tagliani lidera treino livre marcado por invasão de patos em Detroit. Melhor brasileiro, Castroneves é 8º

Canadense coloca Bryan Herta na ponta nos instantes finais da sessão, e Dixon pula para a segunda posição com o cronômetro já zerado. Domínio, no entanto, foi de Penske e Andretti, com Power liderando boa parte do treino. Família de patos invadiu pista e provocou bandeira vermelha por longos dez minutos. Kanaan teve bom treino, mas foi 18º

Alex Tagliani foi o mais rápido da primeira sessão livre em Detroit, palco da sexta etapa da temporada 2013 da Indy. O canadense roubou a cena nos instantes finais do treino e cravou 1min18s209, superando Will Power, da Penske, e encerrando no topo da tabela.

Scott Dixon também evoluiu com o cronômetro já zerado e, sem figurar entre os líderes em nenhum momento, fechou em segundo, à frente de Josef Newgarden, terceiro. A Power, restou apenas a quarta posição.

Alex Tagliani (Foto: Getty Images)

Helio Castroneves apareceu o tempo todo no top-4, mas sem ir à pista na parte final da sessão, fechou em oitavo. O mesmo vale para Tony Kanaan: o brasileiro chegou a estar em segundo, mas encerrou as atividades restando ainda dez minutos para o fim e acabou sendo relegado ao 18º posto.

Confira como foi o primeiro treino livre da Indy em Detroit:

A sessão livre de 1h15 foi pouco aproveitada pelos pilotos. Foram nada menos que cinco bandeiras vermelhas. Nos 15 minutos iniciais, os pilotos não registraram tempo.
 
Quando o cronômetro marcou 1h para o fim das atividades, enfim, os trabalhos foram abertos. O primeiro tempo marcado neste fim de semana em Belle Isle foi de Power. Dominante durante toda a sessão, o australiano marcou 1min22s152 em sua primeira volta.
 
Tagliani e Castroneves até chegaram a superar o piloto da Penske, mas por poucos segundos: logo em seguida, Will baixou sua marca para 1min20s693 e recuperou a liderança, onde ficou até os três minutos finais de treino.
 
Veio, então, a primeira bandeira vermelha: Ryan Briscoe, substituto de JR Hildebrand na Panther, acertou as placas de publicidade. A pista foi reaberta poucos instantes depois, mas a direção logo em seguida interrompeu novamente as atividades.

O motivo: uma família de patos desfilava alegremente pelo traçado de Detroit, como se não houvesse o amanhã.

 
As simpáticas aves deram trabalho: os carros só puderam retornar à pista dez minutos depois. Mas por pouco tempo: Dixon teve problemas em sua Ganassi e, assim como os patos haviam feito, ficou parado no meio do traçado.
 
Foi a terceira e mais longa bandeira vermelha. A verde só veio a 37 minutos pro fim. E o domínio de Power continuou: antes de James Hinchcliffe sair da pista e provocar a quarta paralisação no treino, o australiano melhorou sua marca para 1min20s123, seguido agora por Ryan Hunter-Reay, que pulou para segundo.
 
O traçado novamente foi liberado, e, enfim, os pilotos puderam cravar uma sequência mais longa de testes no acerto do carro. Restavam ainda 28 minutos de atividades.
 
A Penske continuou dominando, com Power entrando na casa de 1min19 e Castroneves fechando, momentaneamente, o 1-2 da equipe. Neste momento, Kanaan surgiu em terceiro e, em seguida, entrou nos boxes.
 
Inspirado, o australiano ainda chegou a 1min18s821. Com o melhor acerto do dia, Will deu por encerradas suas atividades. Só então os demais pilotos conseguiram alcançá-lo.
 
Foi asism que Tagliani chegou à liderança. Logo após o fim da interrupção causada por James Jakes, que ficou parado na pista, o canadense marcou 1min18s209 quando restavam apenas dois minutos para o encerramento.

Newgarden até chegou a aparecer em segundo, mas quando ninguém mais esperava, o apagado Dixon, responsável por uma das bandeiras vermelhas do dia, apareceu em segundo, com 1min18s316. 

 
Com isso, Power foi jogado para a quarta posição, seguido por Hunter-Reay e por Conway, que em Detroit substitui Bia Figueiredo na Dale Coyne.
 
O treino de classificação está previsto para as 16h (de Brasília). 

Indy, Detroit, Treino Livre 1, Final:

1 Alex TAGLIANI CAN Bryan Herta Honda   1:18.209   20
2 Scott DIXON NZL Ganassi Honda   1:18.316 +0.107 18
3 Josef NEWGARDEN EUA Fisher Hartman Honda   1:18.361 +0.152 21
4 Will POWER AUS Penske Chevrolet   1:18.580 +0.371 20
5 Ryan HUNTER-REAY EUA Andretti Chevrolet   1:18.581 +0.372 20
6 Mike CONWAY ING Dale Coyne Chevrolet   1:18.731 +0.522 22
7 James JAKES ING RLL Honda   1:18.774 +0.565 25
8 Helio CASTRONEVES BRA Penske Chevrolet   1:18.847 +0.638 24
9 Simon PAGENAUD FRA Schmidt Honda   1:19.125 +0.916 24
10 Takuma SATO JAP Foyt Honda   1:19.140 +0.931 24
11 Justin WILSON ING Dale Coyne Chevrolet   1:19.196 +0.987 22
12 Ernesto VISO VEN Andretti Chevrolet   1:19.279 +1.070 16
13 Marco ANDRETTI EUA Andretti Chevrolet   1:19.395 +1.186 17
14 Sebastián SAAVEDRA COL Dragon Chevrolet   1:19.405 +1.196 20
15 James HINCHCLIFFE CAN Andretti Chevrolet   1:19.581 +1.372 14
16 Simona DE SILVESTRO SUI KV Chevrolet   1:19.604 +1.395 23
17 AJ ALLMENDINGER EUA Penske Chevrolet   1:19.746 +1.537 20
18 Graham RAHAL EUA RLL Honda   1:19.799 +1.590 21
19 Sébastien BOURDAIS FRA Dragon Chevrolet   1:19.867 +1.658 17
20 Ryan BRISCOE AUS Panther Chevrolet   1:19.902 +1.693 23
21 Charlie KIMBALL EUA Ganassi Honda   1:19.979 +1.770 17
22 Tony KANAAN BRA KV Chevrolet   1:20.011 +1.802 18
23 Tristan VAUTIER FRA Schmidt Honda   1:21.296 +3.087 13
24 Ed CARPENTER EUA Carpenter Chevrolet   1:21.961 +3.752 18
25 Dario FRANCHITTI ESC Ganassi Honda   1:21.998 +3.789 4
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube