Kanaan reforça bom ritmo da Ganassi e lidera TL4 da Indy 500. Castroneves é 7º
Depois de Scott Dixon liderar quarta-feira, foi a vez de Tony Kanaan reforçar o bom ritmo da Ganassi. Piloto brasileiro foi o mais rápido do TL4, realizado nesta quinta-feira e marcado pela batida de Santino Ferrucci
🇪🇸 Leia esta notícia em espanhol no GRAN PREMIO
Tony Kanaan reforçou o bom ritmo da Ganassi e liderou o quarto treino livre das 500 Milhas de Indianápolis, realizado nesta quinta-feira (20). O piloto anotou o tempo de 39s939 no início da última hora de atividade e ficou no topo da tabela. O brasileiro do carro #48 completou 80 voltas no Brickyard.
Relacionadas
A segunda posição ficou nas mãos do americano Conor Daly, da Carpenter, que ficou apenas 0s017 atrás de Kanaan. O terceiro lugar foi de Santino Ferrucci, da RLL, que foi um dos nomes mais falados do dia ao protagonizar o primeiro forte acidente dos treinos livres, quando perdeu o carro na curva 2, no início da quinta hora.
Detentores de títulos mais recentes da Indy, Josef Newgarden e Scott Dixon completaram o top-5. Rinus VeeKay, vencedor do GP de Indianápolis, foi sexto. Helio Castroneves, com a Meyer Shank, ficou na oitava posição. Marcus Ericsson, Takuma Sato e Colton Herta fecharam o top-10.
Pietro Fittipaldi, com a Dale Coyne, deu 71 voltas e fechou a quinta-feira na 27ª colocação. Ele e os outros 34 pilotos retornam ao circuito na sexta-feira para a tradicional ‘Fast Friday’.
Saiba como foi o treino livre 4 da Indy 500:
A bandeira verde foi acionada às 13h (de Brasília), e um susto aconteceu logo aos três minutos de treino. Colton Herta já acelerava fortemente com a Andretti quando encontrou Scott McLaughlin na saída da curva 4. O piloto da Andretti passou o neozelandês em um espaço curto e acabou tocando no muro e no representante da Penske. McLaughlin andava lentamente por conta do trio de carros da RLL na reta, que andavam em formação para uma foto.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Como ficou o top-10 da Indy após o GP de Indianápolis?
Os primeiros 30 minutos de atividade foram dedicados para simulações de corrida em stints com tanque médio. O mais rápido foi Álex Palou, da Ganassi, com 40s236. Jack Harvey, Takuma Sato, Conor Daly e Simona de Silvestro vinham logo atrás. Com a pista mais vazia perto do fim da primeira hora, Santino Ferrucci e Josef Newgarden pularam ao top-3, virando 40s349 e 40s401 respectivamente.
A liderança de Palou foi retirada pelo companheiro de equipe Marcus Ericsson, que anotou 40s186. A primeira hora do dia terminou com os dois da Ganassi à frente, seguidos por Santino Ferrucci, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Jack Harvey, Stefan Wilson, Will Power, Ed Carpenter e Sage Karam.
Com 1h e 10 minutos de treino, a Top Gun Racing finalmente tirou o carro #75 de RC Enerson da garagem. 20 minutos depois, o piloto que sofreu de diversos problemas mecânicos finalmente deixou os boxes e foi para a pista. A atividade ficou mais monótona, com menos carros andando e dando espaço para pequenas simulações de classificação.
Na segunda hora sem maiores emoções, quem conseguiu melhorar o tempo foi Scott McLaughlin, da Penske, que pulou para o terceiro lugar ao anotar 40s270. Ericsson e Palou seguiam à frente. Ferrucci, Newgarden, Rossi, Pagenaud, Harvey, Wilson e Rahal ficavam atrás do neozelandês. Helio Castroneves era o melhor brasileiro, com o 11º lugar.
A terceira hora contou com mais pilotos na pista em diferentes simulações. Scott Dixon anotou 40s059 e virou o tempo mais rápido do dia. Tony Kanaan também melhorou, anotando o terceiro tempo, formando um top-4 com pilotos da Ganassi. Na marca de 3h30 do dia, uma bandeira amarela para inspeção da pista foi acionada.
A pista foi liberada às 16h. Com mais simulações de classificação, Rinus VeeKay e Josef Newgarden adentraram ao top-3, quebrando a quadra da Ganassi que ocupava as quatro primeiras posições. Dixon seguiu líder. Já perto do fim da quarta hora, Helio Castroneves levou a Meyer Shank ao terceiro posto com 40s124. À frente dele, apenas Scott Dixon e Rinus VeeKay. Atrás, Newgarden, Ericsson, Kanaan, Palou, McLaughlin, Ferrucci e Rossi.
No início da quinta hora, as simulações de classificação começaram a aquecer. Conor Daly foi o primeiro piloto na casa dos 39s, assumindo a liderança. Santino Ferrucci e Josef Newgarden vinham atrás, deixando Dixon em quarto. Porém, a sessão de Ferrucci acabou mais cedo. O piloto estampou o muro da curva 2 e deixou o carro da RLL mancando.
A ‘happy hour’ começou animada, com vários carros na pista e diversas simulações de corrida. Com ajuda do vácuo, Tony Kanaan assumiu o primeiro lugar ao anotar 39s939. O brasileiro fechou o dia com 80 voltas e trouxe a Ganassi #10 de volta aos boxes. Mesmo com vários carros na pista, o tempo de Kanaan não foi superado até a bandeira quadriculada.
Indy 2021, 500 Milhas de Indianápolis 2021, Treino Livre 4:
1 | T KANAAN | Ganassi Honda | 39.939 | 80 | |
2 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 39.956 | +0.017 | 90 |
3 | S FERRUCCI | RLL Honda | 40.013 | +0.074 | 50 |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.020 | +0.081 | 121 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 40.059 | +0.120 | 65 |
6 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.105 | +0.166 | 96 |
7 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 40.108 | +0.169 | 114 |
8 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.129 | +0.190 | 89 |
9 | T SATO | RLL Honda | 40.137 | +0.198 | 93 |
10 | C HERTA | Andretti Honda | 40.188 | +0.249 | 104 |
11 | A PALOU | Ganassi Honda | 40.236 | +0.297 | 125 |
12 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.259 | +0.320 | 81 |
13 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 40.270 | +0.331 | 60 |
14 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 40.298 | +0.359 | 64 |
15 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.317 | +0.378 | 82 |
16 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 40.322 | +0.383 | 85 |
17 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.337 | +0.398 | 91 |
18 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.427 | +0.488 | 123 |
19 | E JONES | Dale Coyne Honda | 40.430 | +0.491 | 63 |
20 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 40.460 | +0.521 | 96 |
21 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.465 | +0.526 | 94 |
22 | J MONTOYA | McLaren Chevrolet | 40;470 | +0.531 | 73 |
23 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.474 | +0.535 | 42 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.554 | +0.615 | 71 |
25 | S WILSON | Andretti Honda | 40.576 | +0.637 | 102 |
26 | G RAHAL | RLL Honda | 40.586 | +0.647 | 70 |
27 | P FITTIPALDI | Dale Coyne Honda | 40.613 | +0.674 | 71 |
28 | S KARAM | DRR Chevrolet | 40.648 | +0.709 | 86 |
29 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.677 | +0.738 | 57 |
30 | J HILDERBAND | Foyt Chevrolet | 40.692 | +0.753 | 62 |
31 | S DE SILVESTRO | Paretta Chevrolet | 40.740 | +0.801 | 81 |
32 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.756 | +0.817 | 97 |
33 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.818 | +0.879 | 61 |
34 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 40.932 | +0.993 | 81 |
35 | R ENERSON | Top Gun Chevrolet | 41.389 | +1.450 | 50 |