Vaga na Ganassi e Sato dúvida: como está o quebra-cabeça do grid da Indy 2023

Restam apenas poucas vagas para o grid na Indy em 2023. As principais equipes já garantiram seus pilotos e resta apenas a Ganassi definir o futuro de Jimmie Johnson

O fim do imbróglio entre Álex Palou e a Ganassi, com a surpreendente definição do espanhol de continuar na equipe, e a confirmação da permanência do sueco Felix Rosenqvist na McLaren deixam poucas vagas restantes abertas no grid da Indy para a temporada de 2023. Restam apenas três assentos vagos e seis pilotos ainda não foram confirmados por seus times.

As principais equipes já têm seus pilotos definidos. A Penske confirmou que seguirá com três pilotos para 2023 e recentemente anunciou a renovação com o neozelandês Scott McLaughlin, mantendo seu trio. A Andretti terá apenas uma novidade, com o americano Kyle Kirkwood substituido o compatriota Alexander Rossi, que vai assumir o carro #6 da McLaren e será companheiro de Rosenvqist e Pato O’Ward.

Colton Herta teve seu nome veículado na Fórmula 1 e atraiu interesse principalmente da AlphaTauri, mas não conseguiu a superlicença e segue na Indy em 2023. O francês Romain Grosjean e o canadense Devlin DeFrancesco completam o quarteto da Andretti.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Jimmie Johnson quer participar das 24 Horas de Le Mans em 2023 (Foto: IndyCar)

A Ganassi é a única das quatro principais equipes da categoria que ainda tem um assento sem definição. Apesar de Chip Ganassi ter afirmado que gostaria de manter o ‘status quo’, o futuro de Jimmie Johnson é incerto. O heptacampeão da Nascar até conseguiu dois top-10 neste ano em ovais, mas seu desempenho nos circuitos mistos e de rua deixou a desejar.

Johnson pode dividir acabar dividindo o carro #48 e correndo apenas nos ovais. O veterano já admitiu que tem planos de correr nas 24 Horas de Le Mans em 2023. Scott Dixon, Marcus Ericsson e Álex Palou, após um longo processo judicial, estão confirmados no grid com a Ganassi para a próxima temporada.

A Meyer Shank já confirmou a renovação com o brasileiro Helio Castroneves para 2023 e deve anunciar também a permanência de Simon Pagenaud. A Carpenter também manteve Rinus VeeKay e Conor Daly, resta apenas saber se Ed Carpenter continuará correndo apenas nos ovais. A equipe também tem uma parceria com a Paretta Autosports, equipe 100% composta por mulheres, e que pretende ter Simona De Silvestro em todas as provas de 2023.

Helio Castroneves renovou com a Meyer Shank (Foto: IndyCar)

A Rahal Letterman fez questão de renovar com o novato do ano, o dinamarquês Christian Lundgaard, e Graham Rahal também está garantido. Resta saber se o britânico Jack Harvey, que tem contrato para 2023, seguirá no time após uma temporada de estreia decepcionante.

As vagas de fato abertas estão nas equipes do fundo do grid. A Juncos Hollinger renovou com o britânico Callum Ilott e anunciou que terá um segundo carro no próximo ano. A equipe avalia pilotos da Indy Lights, da Fórmula 2 e veteranos da Indy.

Christian Lundgaard está de contrato renovado (Foto: IndyCar)

A Dale Coyne deve manter David Malukas, que mostrou um grande desenvolvimento ao longo de 2022, mas isso ainda não foi confirmado. O veterano Takuma Sato também tem contrato para o próximo ano, mas existem rumores de que o japonês possa se aposentar. A equipe também deve ter um terceiro carro, e o grande favorito para se juntar à Dale Coyne é o sueco Linus Lundqvist, atual campeão da Indy Lights.

Por fim, a Foyt é uma grande incógnita. A equipe começou o ano com três carros, mas perdeu o #11 por conta de dificuldades financeiras. Ainda não se sabe quem será o substituto de Kyle Kirkwood e o canadense Dalton Kellett também não foi confirmado para 2023.

Indy 2023, Grid Provisório:

CARROPILOTOEQUIPESTATUS
#2Josef NewgardenPenske ChevroletConfirmado
#3Scott McLaughlinPenske ChevroletConfirmado
#4Dalton KellettFoyt ChevroletDúvida
#5Pato O’WardMcLaren ChevroletConfirmado
#06Helio CastronevesMeyer Shank HondaConfirmado
#6Alexander RossiMcLaren ChevroletConfirmado
#7Felix RosenqvistMcLaren ChevroletConfirmado
#8Marcus EricssonGanassi HondaConfirmado
#9Scott DixonGanassi HondaConfirmado
#10Álex PalouGanassi HondaConfirmado
#12Will PowerPenske ChevroletConfirmado
#14Foyt ChevroletDisponível
#15Graham RahalRahal Letterman HondaConfirmado
#16Simona De SilvestroParetta ChevroletConfirmado
#18David MalukasDale Coyne HondaDúvida
#20Conor DalyCarpenter ChevroletConfirmado
#21Rinus VeeKayCarpenter ChevroletConfirmado
#26Colton HertaAndretti HondaConfirmado
#27Kyle KirkwoodAndretti HondaConfirmado
#28Romain GrosjeanAndretti HondaConfirmado
#29Devlin DeFrancescoAndretti HondaConfirmado
#30Christian LundgaardRahal Letterman HondaConfirmado
#33Ed CarpenterCarpenter ChevroletConfirmado
#45Jack HarveyRahal Letterman HondaDúvida
#48Jimmie JohnsonGanassi HondaDúvida
#51Takuma SatoDale Coyne HondaDúvida
#60Simon PagenaudMeyer Shank HondaDúvida
#77Callum IlottJuncos Hollinger ChevroletConfirmado
#78Juncos Hollinger ChevroletDisponível
?Dale Coyne HondaDisponível
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.