Vaga na Ganassi e Sato dúvida: como está o quebra-cabeça do grid da Indy 2023
Restam apenas poucas vagas para o grid na Indy em 2023. As principais equipes já garantiram seus pilotos e resta apenas a Ganassi definir o futuro de Jimmie Johnson
O fim do imbróglio entre Álex Palou e a Ganassi, com a surpreendente definição do espanhol de continuar na equipe, e a confirmação da permanência do sueco Felix Rosenqvist na McLaren deixam poucas vagas restantes abertas no grid da Indy para a temporada de 2023. Restam apenas três assentos vagos e seis pilotos ainda não foram confirmados por seus times.
As principais equipes já têm seus pilotos definidos. A Penske confirmou que seguirá com três pilotos para 2023 e recentemente anunciou a renovação com o neozelandês Scott McLaughlin, mantendo seu trio. A Andretti terá apenas uma novidade, com o americano Kyle Kirkwood substituido o compatriota Alexander Rossi, que vai assumir o carro #6 da McLaren e será companheiro de Rosenvqist e Pato O’Ward.
Relacionadas
Colton Herta teve seu nome veículado na Fórmula 1 e atraiu interesse principalmente da AlphaTauri, mas não conseguiu a superlicença e segue na Indy em 2023. O francês Romain Grosjean e o canadense Devlin DeFrancesco completam o quarteto da Andretti.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A Ganassi é a única das quatro principais equipes da categoria que ainda tem um assento sem definição. Apesar de Chip Ganassi ter afirmado que gostaria de manter o ‘status quo’, o futuro de Jimmie Johnson é incerto. O heptacampeão da Nascar até conseguiu dois top-10 neste ano em ovais, mas seu desempenho nos circuitos mistos e de rua deixou a desejar.
Johnson pode dividir acabar dividindo o carro #48 e correndo apenas nos ovais. O veterano já admitiu que tem planos de correr nas 24 Horas de Le Mans em 2023. Scott Dixon, Marcus Ericsson e Álex Palou, após um longo processo judicial, estão confirmados no grid com a Ganassi para a próxima temporada.
A Meyer Shank já confirmou a renovação com o brasileiro Helio Castroneves para 2023 e deve anunciar também a permanência de Simon Pagenaud. A Carpenter também manteve Rinus VeeKay e Conor Daly, resta apenas saber se Ed Carpenter continuará correndo apenas nos ovais. A equipe também tem uma parceria com a Paretta Autosports, equipe 100% composta por mulheres, e que pretende ter Simona De Silvestro em todas as provas de 2023.
A Rahal Letterman fez questão de renovar com o novato do ano, o dinamarquês Christian Lundgaard, e Graham Rahal também está garantido. Resta saber se o britânico Jack Harvey, que tem contrato para 2023, seguirá no time após uma temporada de estreia decepcionante.
As vagas de fato abertas estão nas equipes do fundo do grid. A Juncos Hollinger renovou com o britânico Callum Ilott e anunciou que terá um segundo carro no próximo ano. A equipe avalia pilotos da Indy Lights, da Fórmula 2 e veteranos da Indy.
A Dale Coyne deve manter David Malukas, que mostrou um grande desenvolvimento ao longo de 2022, mas isso ainda não foi confirmado. O veterano Takuma Sato também tem contrato para o próximo ano, mas existem rumores de que o japonês possa se aposentar. A equipe também deve ter um terceiro carro, e o grande favorito para se juntar à Dale Coyne é o sueco Linus Lundqvist, atual campeão da Indy Lights.
Por fim, a Foyt é uma grande incógnita. A equipe começou o ano com três carros, mas perdeu o #11 por conta de dificuldades financeiras. Ainda não se sabe quem será o substituto de Kyle Kirkwood e o canadense Dalton Kellett também não foi confirmado para 2023.
Indy 2023, Grid Provisório:
CARRO | PILOTO | EQUIPE | STATUS |
#2 | Josef Newgarden | Penske Chevrolet | Confirmado |
#3 | Scott McLaughlin | Penske Chevrolet | Confirmado |
#4 | Dalton Kellett | Foyt Chevrolet | Dúvida |
#5 | Pato O’Ward | McLaren Chevrolet | Confirmado |
#06 | Helio Castroneves | Meyer Shank Honda | Confirmado |
#6 | Alexander Rossi | McLaren Chevrolet | Confirmado |
#7 | Felix Rosenqvist | McLaren Chevrolet | Confirmado |
#8 | Marcus Ericsson | Ganassi Honda | Confirmado |
#9 | Scott Dixon | Ganassi Honda | Confirmado |
#10 | Álex Palou | Ganassi Honda | Confirmado |
#12 | Will Power | Penske Chevrolet | Confirmado |
#14 | Foyt Chevrolet | Disponível | |
#15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Honda | Confirmado |
#16 | Simona De Silvestro | Paretta Chevrolet | Confirmado |
#18 | David Malukas | Dale Coyne Honda | Dúvida |
#20 | Conor Daly | Carpenter Chevrolet | Confirmado |
#21 | Rinus VeeKay | Carpenter Chevrolet | Confirmado |
#26 | Colton Herta | Andretti Honda | Confirmado |
#27 | Kyle Kirkwood | Andretti Honda | Confirmado |
#28 | Romain Grosjean | Andretti Honda | Confirmado |
#29 | Devlin DeFrancesco | Andretti Honda | Confirmado |
#30 | Christian Lundgaard | Rahal Letterman Honda | Confirmado |
#33 | Ed Carpenter | Carpenter Chevrolet | Confirmado |
#45 | Jack Harvey | Rahal Letterman Honda | Dúvida |
#48 | Jimmie Johnson | Ganassi Honda | Dúvida |
#51 | Takuma Sato | Dale Coyne Honda | Dúvida |
#60 | Simon Pagenaud | Meyer Shank Honda | Dúvida |
#77 | Callum Ilott | Juncos Hollinger Chevrolet | Confirmado |
#78 | Juncos Hollinger Chevrolet | Disponível | |
? | Dale Coyne Honda | Disponível |