Visando acerto para última etapa, pilotos da Indy relatam dificuldades em teste na Califórnia

Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Takuma Sato fizeram o primeiro teste em um oval com o novo chassi após o sucesso da etapa no Texas. Segundo o francês, o dia foi um pouco complicado, mas o piloto japonês saiu satisfeito com o trabalho feito

Pensando no acerto final para a etapa de Fontana, a última da Indy, que acontece em setembro, Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Takuma Sato foram até a pista de Fontana na última quinta-feira (21) para fazer um novo teste aerodinâmico no DW12, novo chassi fornecido pela Dallara para esta temporada da categoria.

Não foi a primeira vez a fornecedora pediu aos pilotos para executarem algumas voltas em pistas ovais durante o ano. Projetado para ser mais seguro em ovais, o novo chassi é uma evolução da fabricante se comparado ao do ano anterior. A intenção é evitar que os carros decolem nos circuitos ovais de 1,5 milha, como o que aconteceu no acidente fatal de Dan Wheldon em Las Vegas, na última prova de 2011.

O teste feito na Califórnia foi o primeiro em um oval após o sucesso da etapa do Texas, em junho. A prova agradou tanto que vai seguir no calendário da Indy para o próximo ano.

Simon Pagenaud afirmou que sentiu dificuldades, assim como no Texas, no teste de ontem (Foto IndyCar/LAT Photo USA)

A atividade foi realizada com o mesmo acerto usado na pista de Indianápolis e, de acordo com vice-presidente de tecnologia Will Phillips, após uma manhã difícil, os pilotos encontraram o acerto perfeito na parte da tarde e tudo correu dentro da normalidade.

"Nenhum dos motoristas havia conseguido muita aderência no circuito na parte da manhã. Foi um dia quente e com muito vento durante a tarde, por isso as condições foram desafiadoras”, afirmou. "Segundo os pilotos, o Texas foi mais difícil na corrida, então as condições estavam muito difíceis. Eles acabaram colocando um pouco mais downforce”, explicou.

"Durante a parte da tarde, eu perguntei se eles queriam adicionar alguma coisa no carro. Aqueles que acrescentaram alguma coisa deixaram o carro semelhante ao que foi usado no Texas”, continuou.

Piloto da Sam Schimidt, Pagenaud ficou bem animado com a possibilidade de uma prova sem problemas em Fontana.

"Eu me sinto muito bem este ano com relação ao carro para as pistas ovais. [O teste] foi um pouco difícil, eu tenho que confessar. Se tivesse um pouco mais downforce, eu tenho certeza que poderia ir melhor”, disse.

Sato salientou as dificuldades da pista, mas comemorou o bom trabalho feito. "É bastante irregular”, disse o piloto. “São quatro curvas muito diferentes, o que torna muito difícil. Nós aprendemos muito e fizemos um bom progresso. Foi um bom começo e um dia produtivo”, finalizou.

Outro teste está marcado entre os dias 6 e 12 de setembro, pouco antes da última corrida da temporada, em Fontana, no dia 15 do próximo mês.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.