Power vence GP de Iowa 2 marcado por acidente assustador na volta final
Will Power foi beneficiado por bandeira amarela causada por Agustín Canapino e surgiu à frente no segundo pit-stop, vencendo em Iowa após largar do 22º lugar
O australiano Will Power venceu o GP de Iowa 2 da Indy, disputado neste domingo (14) no oval de Newton. O piloto da Penske largou apenas do 22º lugar após uma classificação ruim, mas foi beneficiado pelas estratégias da equipe para surgir à frente e sair com o 43º triunfo da carreira e o segundo na temporada 2024.
Um dos pontos chaves da corrida foi a rodada do argentino Agustín Canapino, que gerou a entrada do pace-car justamente quando Power era líder por alongar a janela do primeiro pit-stop. Após a parada, o australiano retornou em segundo. Na hora do segundo pit, o piloto da Penske ficou mais tempo na pista do que os adversários, e saiu na liderança.
Relacionadas
Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou deu a volta por cima após a batida do último sábado e cruzou a linha de chegada no segundo lugar com a Ganassi. O piloto liderou todo o intervalo entre o primeiro e o segundo pit-stop.
Já o neozelandês Scott McLaughlin, vencedor no sábado e pole-position no domingo, se contentou com o terceiro lugar, fechando o pódio com a Penske. Ele ficou à frente do compatriota hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi, que cruzou a linha de chegada em quarto.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O americano Colton Herta foi o quinto colocado com a Andretti, à frente do mexicano Pato O’Ward, de McLaren. Largando fora do top-10, Josef Newgarden foi sétimo, enquanto Graham Rahal, Rinus VeeKay e Romain Grosjean completaram o top-10.
A corrida também ficou marcada por forte acidente já na última volta. Sting Ray Robb, de Foyt, não conseguiu desviar da lenta McLaren de Alexander Rossi e atingiu a traseira do carro, decolando e capotando. Ed Carpenter e Kyle Kirkwood também foram envolvidos.
A Indy retorna já no próximo fim de semana com o GP de Toronto, no Canadá, marcado para o próximo domingo (21) no Exhibition Place. Será a última etapa de rua do calendário e a única prova internacional da categoria.
Saiba como foi o GP de Iowa 2 da Indy:
A bandeira verde foi dada às 13h29 (de Brasília, GMT-3). McLaughlin partiu bem e manteve a primeira posição. Dixon tentou fazer pressão em Palou, mas não conseguiu. Rahal e Newgarden pularam bem e entraram no top-10. A prova tinha uma dinâmica mais agressiva em comparação com o sábado, mas ainda com poucas ultrapassagens. A pressão de Rosenqvist em Herta, valendo o quarto lugar, tinha destaque.
A prova chegou a 50 voltas com McLaughlin confortável na liderança, com 0s8 de vantagem para Palou. Dixon vinha em terceiro, seguido por Herta, Rosenqvist, Rossi, O’Ward, Rahal, Kirkwood e Newgarden, que fechavam o top-10.
A janela de pit-stops para os líderes começou na volta 95, com o líder McLaughlin, além de Herta e Rosenqvist. Dixon veio no giro seguinte. O’Ward e Rossi partiram na 97, enquanto Palou aumentou o stint e só veio no 100º giro de corrida.
Na volta 102, surgiu a primeira bandeira amarela da corrida, causada pelo argentino Agustín Canapino, da Juncos. O piloto errou sozinho na saída dos boxes e acabou rodando, precisando do auxílio da equipe de resgate da Indy. Power era o único que não tinha parado, e ocupava a liderança da corrida com 1 volta de vantagem. Assim que os pits foram abertos, o australiano entrou e retornou atrás apenas de Palou, que assumiu a liderança.
A nova ordem da corrida tinha o atual campeão na liderança, seguido por Power e McLaughlin. Dixon era quarto, seguido por Herta, O’Ward, Rahal, Rossi, Rosenqvist e Newgarden. A relargada aconteceu na volta 113. Palou e Power foram beneficiados pela presença de retardatários no meio do pelotão, abrindo uma pequena distância para McLaughlin. Santino Ferrucci foi um dos grandes destaques, subindo em ritmo e chegando ao top-10.
A prova chegou a 150 voltas com Palou na liderança, mas seguido de perto por Power, que tinha vantagem grande sobre McLaughlin. Dixon, Herta, O’Ward, Rossi, Kirkwood, Rahal e Ferrucci completavam o top-10.
A segunda janela de pit-stops dos líderes foi iniciada de forma tardia. Quem puxou as paradas foi Scott McLaughlin, na volta 197. Os rivais optaram por alongar o stint. Herta, Dixon e O’Ward vieram na 202, Palou na 205 e Power na 206.
Depois do pit-stop do líder Linus Lundqvist, a ordem dos carros foi reestabelecida, agora com Will Power na liderança, trazendo Palou e McLaughlin atrás. Dixon era quarto, seguido por Herta, O’Ward, Rossi, Newgarden, Rahal e Kirkwood.
Power andava em um ritmo muito forte nas voltas finais e apenas Palou o acompanhava. Ambos deixaram McLaughlin para trás. O neozelandês, inclusive, precisou se preocupar mais com o compatriota Dixon na batalha pelo terceiro lugar. Palou tentou utilizar os retardatários para passar o australiano nas voltas finais, mas não funcionou.
Power cruzou a linha de chegada em primeiro, que ficou marcada por um forte acidente envolvendo Alexander Rossi, Kyle Kirkwood, Ed Carpenter e Sting Ray Robb.
INDY 2024, GP DE IOWA 2, CORRIDA:
1 | WILL POWER | Penske Chevrolet | 1h26min38s747 | 250 voltas |
2 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +0.391 | |
3 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +2.365 | |
4 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +2.532 | |
5 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +4.436 | |
6 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +4.678 | |
7 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +4.859 | |
8 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +18.055 | |
9 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +18.764 | |
10 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +20.480 | |
11 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +20.831 | |
12 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +25.023 | |
13 | DAVID MALUKAS | Meyer Shank Honda | +26.477 | |
14 | NOLAN SIEGEL | McLaren Chevrolet | +28.129 | |
15 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +1 volta | NC |
16 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +1 volta | NC |
17 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +1 volta | |
18 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +1 volta | |
19 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +1 volta | |
20 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +1 volta | |
21 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +2 voltas | NC |
22 | ED CARPENTER | Carpenter Chevrolet | +2 voltas | NC |
23 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +2 voltas | |
24 | KATHERINE LEGGE | Dale Coyne Honda | +2 voltas | |
25 | AGUSTÍN CANAPINO | Juncos Chevrolet | +28 voltas | NC |
26 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +65 voltas | NC |
27 | CONOR DALY | Dale Coyne Honda | +109 voltas | NC |