Power vence GP de Iowa 2 marcado por acidente assustador na volta final

Will Power foi beneficiado por bandeira amarela causada por Agustín Canapino e surgiu à frente no segundo pit-stop, vencendo em Iowa após largar do 22º lugar

O australiano Will Power venceu o GP de Iowa 2 da Indy, disputado neste domingo (14) no oval de Newton. O piloto da Penske largou apenas do 22º lugar após uma classificação ruim, mas foi beneficiado pelas estratégias da equipe para surgir à frente e sair com o 43º triunfo da carreira e o segundo na temporada 2024.

Um dos pontos chaves da corrida foi a rodada do argentino Agustín Canapino, que gerou a entrada do pace-car justamente quando Power era líder por alongar a janela do primeiro pit-stop. Após a parada, o australiano retornou em segundo. Na hora do segundo pit, o piloto da Penske ficou mais tempo na pista do que os adversários, e saiu na liderança.

Relacionadas

Líder do campeonato, o espanhol Álex Palou deu a volta por cima após a batida do último sábado e cruzou a linha de chegada no segundo lugar com a Ganassi. O piloto liderou todo o intervalo entre o primeiro e o segundo pit-stop.

Já o neozelandês Scott McLaughlin, vencedor no sábado e pole-position no domingo, se contentou com o terceiro lugar, fechando o pódio com a Penske. Ele ficou à frente do compatriota hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi, que cruzou a linha de chegada em quarto.

Scott McLaughlin (Foto: IndyCar)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O americano Colton Herta foi o quinto colocado com a Andretti, à frente do mexicano Pato O’Ward, de McLaren. Largando fora do top-10, Josef Newgarden foi sétimo, enquanto Graham Rahal, Rinus VeeKay e Romain Grosjean completaram o top-10.

A corrida também ficou marcada por forte acidente já na última volta. Sting Ray Robb, de Foyt, não conseguiu desviar da lenta McLaren de Alexander Rossi e atingiu a traseira do carro, decolando e capotando. Ed Carpenter e Kyle Kirkwood também foram envolvidos.

A Indy retorna já no próximo fim de semana com o GP de Toronto, no Canadá, marcado para o próximo domingo (21) no Exhibition Place. Será a última etapa de rua do calendário e a única prova internacional da categoria.

Saiba como foi o GP de Iowa 2 da Indy:

A bandeira verde foi dada às 13h29 (de Brasília, GMT-3). McLaughlin partiu bem e manteve a primeira posição. Dixon tentou fazer pressão em Palou, mas não conseguiu. Rahal e Newgarden pularam bem e entraram no top-10. A prova tinha uma dinâmica mais agressiva em comparação com o sábado, mas ainda com poucas ultrapassagens. A pressão de Rosenqvist em Herta, valendo o quarto lugar, tinha destaque.

A prova chegou a 50 voltas com McLaughlin confortável na liderança, com 0s8 de vantagem para Palou. Dixon vinha em terceiro, seguido por Herta, Rosenqvist, Rossi, O’Ward, Rahal, Kirkwood e Newgarden, que fechavam o top-10.

A janela de pit-stops para os líderes começou na volta 95, com o líder McLaughlin, além de Herta e Rosenqvist. Dixon veio no giro seguinte. O’Ward e Rossi partiram na 97, enquanto Palou aumentou o stint e só veio no 100º giro de corrida.

Na volta 102, surgiu a primeira bandeira amarela da corrida, causada pelo argentino Agustín Canapino, da Juncos. O piloto errou sozinho na saída dos boxes e acabou rodando, precisando do auxílio da equipe de resgate da Indy. Power era o único que não tinha parado, e ocupava a liderança da corrida com 1 volta de vantagem. Assim que os pits foram abertos, o australiano entrou e retornou atrás apenas de Palou, que assumiu a liderança.

A nova ordem da corrida tinha o atual campeão na liderança, seguido por Power e McLaughlin. Dixon era quarto, seguido por Herta, O’Ward, Rahal, Rossi, Rosenqvist e Newgarden. A relargada aconteceu na volta 113. Palou e Power foram beneficiados pela presença de retardatários no meio do pelotão, abrindo uma pequena distância para McLaughlin. Santino Ferrucci foi um dos grandes destaques, subindo em ritmo e chegando ao top-10.

A prova chegou a 150 voltas com Palou na liderança, mas seguido de perto por Power, que tinha vantagem grande sobre McLaughlin. Dixon, Herta, O’Ward, Rossi, Kirkwood, Rahal e Ferrucci completavam o top-10.

A segunda janela de pit-stops dos líderes foi iniciada de forma tardia. Quem puxou as paradas foi Scott McLaughlin, na volta 197. Os rivais optaram por alongar o stint. Herta, Dixon e O’Ward vieram na 202, Palou na 205 e Power na 206.

Depois do pit-stop do líder Linus Lundqvist, a ordem dos carros foi reestabelecida, agora com Will Power na liderança, trazendo Palou e McLaughlin atrás. Dixon era quarto, seguido por Herta, O’Ward, Rossi, Newgarden, Rahal e Kirkwood.

Power andava em um ritmo muito forte nas voltas finais e apenas Palou o acompanhava. Ambos deixaram McLaughlin para trás. O neozelandês, inclusive, precisou se preocupar mais com o compatriota Dixon na batalha pelo terceiro lugar. Palou tentou utilizar os retardatários para passar o australiano nas voltas finais, mas não funcionou.

Power cruzou a linha de chegada em primeiro, que ficou marcada por um forte acidente envolvendo Alexander Rossi, Kyle Kirkwood, Ed Carpenter e Sting Ray Robb.

INDY 2024, GP DE IOWA 2, CORRIDA:

1WILL POWERPenske Chevrolet1h26min38s747250 voltas
2ÁLEX PALOUGanassi Honda+0.391 
3SCOTT McLAUGHLINPenske Chevrolet+2.365 
4SCOTT DIXONGanassi Honda+2.532 
5COLTON HERTAAndretti Honda+4.436 
6PATO O’WARDMcLaren Chevrolet+4.678 
7JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet+4.859 
8GRAHAM RAHALRLL Honda+18.055 
9RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+18.764 
10ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+20.480 
11SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+20.831 
12LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+25.023 
13DAVID MALUKASMeyer Shank Honda+26.477 
14NOLAN SIEGELMcLaren Chevrolet+28.129 
15KYLE KIRKWOODAndretti Honda+1 voltaNC
16ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+1 voltaNC
17CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+1 volta 
18KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+1 volta 
19MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+1 volta 
20PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+1 volta 
21STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+2 voltasNC
22ED CARPENTERCarpenter Chevrolet+2 voltasNC
23MARCUS ERICSSONAndretti Honda+2 voltas 
24KATHERINE LEGGEDale Coyne Honda+2 voltas 
25AGUSTÍN CANAPINOJuncos Chevrolet+28 voltasNC
26FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+65 voltasNC
27CONOR DALYDale Coyne Honda+109 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.