Power dá bote na largada, controla Palou e vence GP de Portland da Indy

Will Power deu o bote em Santino Ferrucci na largada e partiu para a vitória com tranquilidade. Resultado colocou o australiano no segundo lugar no campeonato

O australiano Will Power repetiu o feito de 2019 e venceu o GP de Portland da Indy. O veterano da Penske largou em segundo neste domingo (25) e deu um bote no pole Santino Ferrucci logo na primeira curva, assumindo a liderança e perdendo apenas nos períodos de pit-stop. Foi a 44ª vitória de Power na categoria, que o recolocou no segundo posto do campeonato, e a terceira no ano.

O espanhol líder do campeonato Álex Palou deu um imenso passo rumo ao terceiro título. Depois de largar em terceiro, o piloto da Ganassi finalizou no segundo posto, inclusive pressionando Power em diversos momentos quando o australiano sofreu com retardatários. Porém, o pódio saiu de bom tamanho para o bicampeão, que abre 54 de vantagem para Power antes das três etapas finais.

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O pódio foi completado por Josef Newgarden, da Penske, que venceu a etapa anterior, em Gateway. Foi a primeira vez em 2024 que o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis subiu no pódio em corridas consecutivas. O americano Colton Herta cruzou a linha de chegada no quarto lugar com a Andretti, enquanto o neozelandês Marcus Armstrong, de Ganassi, fechou o top-5.

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Will Power (Foto: IndyCar)

O sueco Marcus Ericsson levou a Andretti ao sexto lugar, seguido pelo neozelandês Scott McLaughlin, que se recuperou bem após largar em 20º. Pole, Ferrucci ficou no oitavo lugar com a Foyt, enquanto Graham Rahal foi nono com a RLL e Kyle Kirkwood fechou o top-10 com a Andretti

Hexacampeão, Scott Dixon sofreu um duro golpe nas pretensões de título em Portland. O piloto da Ganassi largou em nono, mas foi empurrado para fora ainda na primeira volta, perdendo terreno e eventualmente sendo tocado pelo brasileiro Pietro Fittipaldi e batendo no guard-rail, abandonando a corrida.

Fittipaldi, inclusive, recebeu duas punições na prova. A primeira pelo contato com o Dixon e a segunda por tocar Conor Daly, da Juncos. Pietro recebeu a bandeira quadriculada apenas na 25ª posição, duas voltas atrás do vencedor e à frente apenas de Christian Rasmussen e Romain Grosjean.

A Indy retorna já na próxima semana com uma novidade: a rodada dupla no oval de Milwaukee Mile, localizado em West Alis, no Wisconsin. A corrida 1 acontece no sábado (31), enquanto a corrida 2 está programada para o domingo (1).

Saiba como foi o GP de Portland da Indy:

A largada do GP de Portland da Indy aconteceu às 16h28 (de Brasília, GMT-3). Ferrucci não resistiu a um ataque de Will Power por dentro na primeira curva e acabou cedendo a primeira posição. Romain Grosjean também teve um bom salto, saindo de sexto para quarto. Dixon passou na brita em uma disputa com Kirkwood. Tentando recuperar terreno, levou um toque de Pietro Fittipaldi e bateu com força no guard-rail, abandonando a corrida e causando uma bandeira amarela. O brasileiro foi punido com um drive-through.

Scott Dixon abandonou GP de Portland após levar toque de Pietro Fittipaldi (Vídeo: IndyCar)

A corrida foi reiniciada na sexta volta. Power segurou a liderança com tranquilidade. No giro seguinte, Colton Herta colocou por dentro de Christian Lundgaard na curva 1 e assumiu o quinto lugar. Ferrucci não tinha ritmo suficiente para se defender de Palou, que tomou o segundo posto com uma manobra por dentro na primeira curva. Em oitavo e perdendo ritmo, Lundgaard passou reto na curva 1 e acabou saindo do top-10.

A prova chegou a 20 voltas com Power na liderança, com 1s3 de vantagem sobre Palou. Ferrucci vinha em terceiro, seguido por Ferrucci, Grosjean, Herta, Kirkwood, Newgarden, Armstrong, Ericsson e Rahal. Pilotos como Kyle Kirkwood e Rinus VeeKay já tinham apostado em um primeiro pit-stop antecipado. No pelotão do fundo, Fittipaldi travou as rodas na curva 1 e acabou tocando a Juncos de Conor Daly, que rodou. Pietro foi, mais uma vez, punido.

Pietro Fittipaldi acertou Conor Daly no GP de Portland (Vídeo: IndyCar)

Na volta 26, Palou se aproximou perigosamente de Power e começou a pressionar o australiano pela liderança. O piloto da Penske resistiu. Na volta 32, Ferrucci abriu o ciclo de pit-stops entre os primeiros colocados. Power veio no giro seguinte junto de Grosjean e Herta, enquanto Palou parou na 34.

Power manteve a liderança, seguido por Palou. Em estratégia alternativa após parar cedo, Kyle Kirkwood surgiu no terceiro lugar, à rente de Josef Newgarden, que foi um dos últimos a parar e surgiu em quarto. Grosjean pulou para quinto, enquanto Ferrucci apareceu no sexto lugar após ultrapassar Herta, que perdeu terreno em uma disputa com Romain. Armstrong, Rahal e Rossi fechavam o top-10.

A prova chegou na metade com Power sustentando uma liderança de 2s1 sobre Palou. Newgarden era terceiro, seguido por Grosjean, Ferrucci, Herta, Armstrong, Rahal, Ericsson e McLaughlin. Kirkwood, ora em posição de pódio, antecipou o segundo pit-stop e voltou fora do top-10, e eventualmente foi punido por bloquear Toby Sowery em uma disputa.

Na volta 57, Palou decidiu pela segunda parada e Newgarden o acompanhou, assim como Grosjean. Álex colocou um jogo novo de pneus duros, enquanto Josef calçou macios. Power veio no giro seguinte, colocando novos macios. Ferrucci veio no embalo do australiano.

Quando estava no sétimo lugar, Grosjean acertou uma zebra na curva 1 e acabou rodando. Na tentativa de voltar para o traçado, acabou atingido por Christian Rasmussen. Com danos no pneu, viu a chance de um bom resultado ser obliterado. Power reassumiu a liderança após pit-stop dos rivais, seguido por Palou, Newgarden, Herta (um dos últimos a parar), Ferrucci, Armstrong, Kirkwood, Rahal, Ericsson e McLaughlin.

Palou aproveitou a aproximação dos retardatários para decepar a diferença de Power na liderança. Porém, conforme Will conseguiu dar voltas nos carros à frente, conseguiu abrir distância mais uma vez. Kirkwood perdeu ritmo e caiu de sétimo para décimo.

O último ciclo de paradas para os líderes teve início na volta 81. Ferrucci foi o primeiro. Armstrong veio na seguinte. Herta, em quarto, veio na volta 85 para colocar novos pneus macios, mas sofreu com o carro morrendo e perdeu tempo valioso. Power e Newgarden vieram na 87, enquanto Palou e Ericsson optaram pelo serviço no 88º giro.

Com a reorganização dos carros após o terceiro pit-stop, Power era líder com 3s2 de vantagem sobre Palou. Newgarden seguia em terceiro, com Herta em quarto, Armstrong em quinto, Ericsson em sexto, McLaughlin em sétimo, Ferrucci em oitavo, Graham Rahal em nono e Kyle Kirkwood em décimo. E assim eles ficaram até a bandeira quadriculada.

INDY 2024, GP DE PORTLAND, CORRIDA:

1Will POWERPenske Chevrolet1h55min34s194110 voltas
2Álex PALOUGanassi Honda+9.826 
3Josef NEWGARDENPenske Chevrolet+23.204 
4Colton HERTAAndretti Honda+37.103 
5Marcus ARMSTRONGGanassi Honda+38.033 
6Marcus ERICSSONAndretti Honda+40.768 
7Scott McLAUGHLINPenske Chevrolet+42.349 
8Santino FERRUCCIFoyt Chevrolet+44.855 
9Graham RAHALRLL Honda+49.581 
10Kyle KIRKWOODAndretti Honda+50.998 
11Rinus VEEKAYCarpenter Chevrolet+52.176 
12Alexander ROSSIMcLaren Chevrolet+52.497 
13Christian LUNDGAARDRLL Honda+55.496 
14Felix ROSENQVISTMeyer Shank Honda+56.760 
15Pato O’WARDMcLaren Chevrolet+58.393 
16Kyffin SIMPSONGanassi Honda+59.485 
17Toby SOWERYDale Coyne Honda+1 volta 
18Sting RAY ROBBFoyt Chevrolet+1 volta 
19Jüri VIPSRLL Honda+1 volta 
20David MALUKASMeyer Shank Honda+1 volta 
21Nolan SIEGELMcLaren Chevrolet+1 volta 
22Conor DALYJuncos Chevrolet+1 volta 
23Linus LUNDQVISTGanassi Honda+1 volta 
24Jack HARVEYDale Coyne Honda+1 volta 
25Pietro FITTIPALDIRLL Honda+1 volta 
26Christian RASMUSSENCarpenter Chevrolet+2 voltas 
27Romain GROSJEANJuncos Chevrolet+3 voltas 
28Scott DIXONGanassi Honda+109 voltasNC
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